O Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), que registra os celulares que não podem funcionar nas operadoras móveis, já soma 9,1 milhões de aparelhos, de acordo com a Anatel. Nos últimos 12 meses, mais de 1,5 milhão de terminais foram impedidos de funcionar por terem sido perdidos, roubados ou furtados — um aumento de 21% em relação ao período anterior.

Desde março de 2016, é mais fácil bloquear um celular roubado. Até então, era necessário ter em mãos o IMEI, um código único que identifica o aparelho na rede (basta discar *#06# no telefone ou procurar o número na embalagem do produto). Agora, você pode ligar para a operadora ou registrar um boletim de ocorrência e informar apenas o número da linha.

Quando um celular é bloqueado, ele fica impedido de fazer ou receber ligações telefônicas e mensagens de texto, tanto nas operadoras brasileiras quanto nas estrangeiras, já que o Cemi é integrado à base internacional de celulares da GSMA. No mundo, há 39,7 milhões de aparelhos impedidos de se conectarem a uma rede de celular.

Entre os 9,1 milhões de aparelhos brasileiros, a maioria (8,9 milhões) foi bloqueada por solicitação direta dos usuários, enquanto 147,6 mil solicitações partiram das polícias estaduais. Os estados com maior número de bloqueios por órgãos de segurança foram São Paulo (90,3 mil), Rio de Janeiro (23,3 mil) e Espírito Santo (10 mil).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos_5000
Sim sim, a matéria no site da ANATEL quis dizer que os aparelhos "impedidos" vindos de outros países também serão bloqueados se tiverem no banco de dados da GSMA. E o bloqueio funciona no mundo todo se os outros países também fizerem um sistema de bloqueio que use também a base de dados da GSMA.
Trovalds
Se fosse de graça até eu processaria. Mas quem tem grana pra isso?
Gilmar Dias
é justamente dessa "preguiça" que o estado se aproveita pra continuar enrabando todo mundo dia após dia. Podia levar 1 século, eu ainda processaria.
Baidu feat MC Brinquedo
Na Apple é assim: Errou 10x a senha numérica (isso é configurável) e o S.O reseta o aparelho. Sem o Apple ID + senha? Esqueça, seu telefone irá virar um lindo peso de papel! E não há tutorial nesse mundo de YouTube que dê jeito. Lembra do iPhone de um maluco americano que matou uma porrada de gente? Tá eu sei, há muitos casos assim no USA kkk O FBI pagou "apenas" U$ 900 dólares para uma empresa israelense desbloquear o aparelho.
ial
Sim, o CEMI é brasileiro, mas: 1) pelo visto sim, cada país teria que criar seu próprio sistema, mas que trabalharia integrado ao sistema da GSMA; 2) a própria Anatel que trouxe os números "no exterior", dando a entender que seria uma iniciativa global, mas não sei de quantos países estão falando; 3) o bloqueio feito no Brasil funciona no mundo todo, é o objetivo de estar integrado à GSMA, no link da Anatel fala de "base internacional de aparelhos impedidos". Fonte: http://www.anatel.gov.br/institucional/component/content/article?id=1852
ial
Eu, como usuário do Android, desconheço os detalhes da proteção da Apple, mas de vez em quando ouço alguém falar. Mas se a Apple conseguiu, falta pros demais um pouco de esforço.
Alexandre Roberto
esse e um medo q tenho...mas se nao me for favoravel, vou a 2a instancia..estou na lista de aprovados no d.o.u...minha posicao...e a ordem de convocacao do edital nao foi seguida. q demore o quanto for
Douglas B

Enquanto o crime compensar, haverão muitos criminosos.
E infelizmente são poucos os que lutam por justiça, e os que lutam são tachados de tolos. :/

Alexandre Roberto
se bloqueia celular em presidio, comecam rebelioes e atentados contra bases da policia e agentes prisionais.
Douglas Baião
Enquanto o crime compensar, haverão muitos criminosos. E infelizmente são poucos os que lutam por justiça, e os que lutam são tachados de tolos. :/
Peter Bishop
devia mesmo, explodir na mao do bandido, perdeu a mao nao rouba mais
Cristina Nascimento
Pra causa pública, só o Ministério Público. Defensoria não trabalh com causas públicas.
Cristina Nascimento
Disse tudo. É esta a bandeira q eu levanto: Igualdade Social, salário mínimo digno. Com isso teremos UM PAÍS DE TODOS. Até lá, é o país dos mais espertos.
Jailson

Foi excluído do concurso da PC e entrei com um processo para garantir o retorno ao certame, ganhei o processo, mas o juiz considerou inviável a realocação e me deu indenização de 5.000,00, o que não é nada se for considerar o tempo, dinheiro com apostilas, passagens para o concurso e outras coisas que gastei investindo nisso.

Jailson Effting
Foi excluído do concurso da PC e entrei com um processo para garantir o retorno ao certame, ganhei o processo, mas o juiz considerou inviável a realocação e me deu indenização de 5.000,00, o que não é nada se for considerar o tempo, dinheiro com apostilas, passagens para o concurso e outras coisas que gastei investindo nisso.
Exibir mais comentários