Início » Telecom » TIM vai lançar solução inteligente de chamadas por Wi-Fi em 2018

TIM vai lançar solução inteligente de chamadas por Wi-Fi em 2018

Operadora quer 3 mil cidades com 4G até o final do ano e promete foco na experiência do consumidor em 2018

Por
11/12/2017 às 13h06
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Mesmo perdendo a vice-liderança para a Claro, a TIM comemorou o ano: a empresa se posicionou como líder no pré-pago, investiu bastante em rede e promete maior foco em experiência do consumidor para 2018. Além de expandir o número de cidades atendidas com VoLTE, a operadora planeja lançar uma solução inteligente de Wi-Fi Calling.

O Tecnoblog conversou com Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM Brasil. Embora o Wi-Fi Calling tenha sido uma promessa nas Olimpíadas, a operadora preferiu focar em VoLTE por conta da experiência do usuário. “Se um cliente estiver em uma chamada Wi-Fi e se desconectar da rede, a chamada cai. Ao mesmo tempo, se a rede Wi-Fi não for estável, a ligação fica ruim”.

Mesmo com os pontos negativos, a tecnologia será explorada pela TIM. “Lançaremos em 2018 uma solução inteligente de Wi-Fi Calling, onde um aplicativo rodará em segundo plano no smartphone do cliente, e decidirá qual a melhor forma da chamada ser feita. Se a rede 3G for melhor do que o Wi-Fi, por exemplo, a chamada será feita pela rede celular tradicional. No Wi-Fi Calling nativo não há essa escolha inteligente, a chamada vai sempre por Wi-Fi”.

Além de proporcionar melhor qualidade, a decisão por lançar um aplicativo em vez de habilitar o Wi-Fi Calling nativo do sistema vem do fato de que poucos dispositivos vendidos no Brasil possuem a função de fábrica. O aplicativo permitiria essa experiência em qualquer aparelho.

Capdeville ainda disse que o aplicativo funcionaria mesmo no iOS, o que parece estranho considerando as limitações de desenvolvimento da plataforma da Apple. No entanto, a opção nativa de Wi-Fi Calling do iPhone também estará disponível. Atualmente, Claro, Vivo e Porto Seguro Conecta possuem soluções de chamadas Wi-Fi.

Questionamos se o aplicativo também faria chamadas usando a rede de dados móveis, como o TU Go da Vivo, mas Capdeville não soube responder a pergunta. Seria interessante se funcionasse, permitindo que um turista que viajasse para outro país continue fazendo e recebendo chamadas usando um chip de internet de uma operadora local.

VoLTE a todo vapor

A TIM parece priorizar o aumento do número de municípios com VoLTE, que chega atualmente a 1.043 cidades atendidas pela tecnologia. O VoLTE permite utilizar a rede 4G para chamadas telefônicas e melhora a qualidade da ligação caso ambos os dispositivos estejam na mesma rede.

A operadora não se limitou a ativar a tecnologia somente nas cidades com cobertura de 700 MHz; ela defende que os 1.800 MHz já são suficientes para isso, uma vez que a penetração de sinal é similar ao que a operadora entrega em redes 2G e 3G.

Três mil cidades cobertas com 4G até o fim do ano

Em apresentação à imprensa, o presidente da empresa Stefano de Angelis afirmou que a TIM cobrirá 3 mil cidades com 4G até o final de dezembro de 2017. Em novembro, a operadora registrava 2.551 municípios atendidos pela tecnologia. A operadora precisa cobrir 449 cidades em dezembro para cumprir a palavra do executivo.

Com isso, Angelis disse que o objetivo de 2017 foi ter a maior cobertura, mas que em 2018 quer ter a melhor cobertura. A operadora focará na melhoria da cobertura em ambientes internos, algo que será possível graças à expansão da rede de 700 MHz. Atualmente, a operadora já cobre 750 cidades com a frequência.

Para São Paulo, a maior cidade do país, a operadora aposta muito na faixa de 700 MHz justamente por não possuir licença em outra frequência baixa. A operadora ativará a rede 700 MHz na capital paulista até julho de 2018 e contará com ajuda de 500 biosites, antenas fixadas em postes de luz e que não agridem a paisagem. Para isso, um acordo foi feito com a prefeitura do município e prevê o direito de uso do solo por 5 anos.

Lucas Braga viajou para São Paulo a convite da TIM.

  • Que raiva. Eu ainda não consigo fazer chamada em VOLTE aqui em Sp (capital). Estranho porque meu chip é Tim 4g, eu estou em uma área 4g e meu celular aceita VOLTE (Xperia xz1 compact), mas por algum motivo a opção esta desabilitada e não é alteravel. Alguem tem uma opinião sobre porque possa esta acontecendo isso? Ao meu ver eu tenho todos os requisitos necessários.
    Espero que ao menos o WiFi call funcione prs mim entao 🙁

    https://ibb.co/fei8sw

    • Rodrigo Fogagnolo

      Em SP ainda não está ativado VoLTE na rede da TIM

      • Pelo que eu li no tecnoblog mes passado a tecnologia VOLTE ja esta ativada em sao paulo (capital) e outra regiões. O texto fala sobre o wifi calling em 2018, nao o VOLTE.

        • 868686

          Não está ativo VoLTE em São Paulo pois a TIM por enquanto só tem frequência 4G de 2600 MHz ativa na cidade.

          Ano que vem será ativada a rede 4G de 700 MHz e aí sim será possível ativar o VoLTE.

          • Amigo, permita me discordar, mas essa reportagem diz que ja esta ativo na faixa de 1800Mhz:

            https://tecnoblog.net/224198/tim-volte-sp-rio/

            Eu inclusive estou em 1800mhz nesse momento segundo um app que tenho pra android. Mas mesmo assim nao esta ativado.
            Minha unica teoria é que a Tim realmente só ativa em aparelhos VOLTE homologados por ela mesma:

            http://www.tim.com.br/sp/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/voz-em-hd

            Se nao for isso, então nao sei.

          • Qual o app?

          • procura por VOLTE na play store, é um que na imagem mostra qual frequencia esta sendo utilizada. ja deletei ele porque só queria ver se eu estava na frequencia correta da volte.

          • Fred

            Procurei, mas nenhum dos primeiros listados diz mostrar a frequencia que o celular está usando. Todos são meros guias de aparelhos que suportam volte. Caso lembrar qual era o app (olhar no histórico de apps instalados), avisa a galera aí. Valeu

          • LTE Discovery

          • David Diniz

            Está ativo sim. Se quiser posso provar.

      • David Diniz

        Então por que meu Zenfone 4 ZE544KL mostra VoLTE ? Sou de São Paulo capital e tenho linha pós da TIM.

        • Rodrigo Fogagnolo

          Ah desculpa, esqueci que as linhas pós-pago já tem VoLTE ativado mesmo. As do pré-pago e Tim Beta que ainda não tem haha

          • Ja tem sim amigo, pré pago foi ativado volte em outubro segundo o tecnoblog.

            https://tecnoblog.net/224198/tim-volte-sp-rio/

          • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Essa informação passada pelo blog está errada e o @rodrigofogagnolo:disqus está certo.

    • Roberto Ferreira Lauretti

      Seu plano é pós? Só pós que funciona o VoLTE.

      • https://tecnoblog.net/224198/tim-volte-sp-rio/

        Segundo o próprio tecnoblog, em outubro ja tem VOLTE para pre pago

        • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          O Tecnoblog errou ao informar isso, pois o serviço ainda não foi ativado para todos.

    • Roberto

      Acho que você tem que marcar a opção Provisionado VoLTE, o meu está assim…

      • Como vc ve na imagem, essa opção não é alteravel.

        • Yago G. Oliveira

          O que acontece se desativar o “potência de rádio móvel”?

    • Macgyver Freitas

      Pelo que vi o VoLTE se ativa sozinho caso haja o suporte, lembrando q tem q ter suporte pela operadora e pelo telefone de quem faz e de quem recebe a chamada, é tbm acho uma m** mas se pra quem vc ligar n tiver os requisitos o VoLTE n funciona

      • Pelo que estudei, é a homologação do aparelho o propblema. Ridiculo, mas é isso sim. Meu xz1 compact ainda nao foi homologado.

        • Macgyver Freitas

          Esse lance de homologação deve ser resolvido com o lançamento do app. Mas ainda fica a questão de se a pessoa que vai receber a chamada tbm tem o suporte, visto q só celulares mais recentes suportam 700mhz

    • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Por dois motivos você ainda não consegue utilizar o serviço aqui em Sampa.

      1º. Seu aparelho não é elegível ao serviço Voz em HD da TIM:
      http://www.tim.com.br/Portal_Conteudo/_staticfiles/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/Voz%20em%20HD/pdf/Aparelhos%20Eleg%C3%ADveis%20Voz%20em%20HD%2017_07_V2.pdf

      2º. A TIM ainda não disponibilizou o serviço à todos os clientes da cidade de São Paulo, apenas para os clientes pós pagos.

      • Correto na homologação jefferson, sem ela nunca conseguirei, mas perguntei a tim no twitter e ela me disse que os cliente pre pago ja podem usar em sao paulo o volte sim. Meu irmao com um moto g5, esta com a opção habilitada.

        • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Então a TIM mentiu para você, porque acabei de testar aqui e não está disponívell até hoje.

          Meu plano é o TIM Beta, pacote Beta Lab mensal.

          • e vc ta na capital? seu aparelho ja ta na lista de homologados? Se sim, entao nao sei dizer… cada um fala uma coisa…

          • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Sim e sim. A TIM ainda não liberou este recurso para a cidade de São Paulo para todos os clientes daqui, exceto para pós-pagos.

          • Entendi. Obrigado amigo. Ficarei na espera.

          • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            De nada, também estou na espera.

  • Gabriel Brito

    Gostaria muito de saber algumas dessas cidades que receberão o VoLTE.

    • Rogério Pires

      É muito bom sim cara! O VOLTE no meu iPhone 6 funciona perfeitamente! A ligação fica em 4G tanto para celulares de outras operadoras ou para ligações para fixo, mas claro que, para a ligação ficar “perfeita” a pessoa chamada também precisa ter o serviço ativo na linha, ou seja, ser outro cliente “Pós” da TIM… aí sim… o som fica cristalino e em menos de 2s o celular da pessoa já chama do outro lado… Uberlândia – MG.

  • Luiz Claudio Eudes Corrêa

    Eu queria o Wi-Fi calling justamente por não ter sinal em casa

    • ecarvm

      Somos 2. Não aguento mais a TIM segurar essa função. Já passou da hora de liberar isso, pois mesmo a Porto Seguro que utiliza a rede da Tim já liberou, isso é vergonhoso

    • Luann Lúcio

      mesmo problema aqui, mas é justo no meu trabalho (onde mais preciso)

  • David Diniz

    Ao invés de ficar lançando serviço novo deveriam focar na melhoria dos serviços já existentes. Aqui em SP o serviço de dados 3G e 4G estão inutilizáveis! Eu tenho que usar uma segunda linha para dados móveis pois caso contrário eu fico dependente de Wi fi ou Off line fora de casa e detalhe: Sou cliente pós pago.

    • Ela deve focar nos dois.

      Eu n tenho problema com a tim aqui em SP capital. pega bem e esta relativamente rapido.

      • David Diniz

        Se para você 3Mbps no 4G é rápido…

        • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Aqui em SP está 20 Mbps Download e 20 Mbps Upload no 4G.

    • Jefferson Rodrigues

      Já passei por isso, mas isso já passou, pois eu botei a boca no trombone. As pessoas precisam se mexer também para que a operadora entregue um bom serviço.

    • Guilherme Alexandre

      Isso é verdade, a rede da TIM está muito congestionada aqui em SP, as vezes fica tão lento que não dá nem pra navegar…

  • Jefferson Rodrigues

    Esse número de cidades cobertas deve ser só marketing mesmo. As principais cidades estão quase cobertas totalmente e as outras só devem ter 10% de sua área coberta pela TIM com o seu 4G.

    • Yago G. Oliveira

      Só pode dizer que está coberta com 85%. Mas no caso da Vivo, ela diz que aqui tem rede 4G dela. Mas não é verdade.

      • Jefferson Rodrigues

        Sua cidade é de que porte?

        • Yago G. Oliveira

          Pequena pra média 150 mil habitantes

    • Charles Luiz

      Há muita burocracia de cidade para cidade, há leis municipais que impedem construções de antenas. Em algumas podem haver muitas antenas e em outras, poucas. Não tenho do que reclamar da cobertura 4G da TIM no estado do Rio, principalmente na minha região. As estradas e distritos das cidades são cobertos, não só as regiões centrais. Só não entendo o market share da TIM aqui no DDD 24. A cobertura é muito melhor que a da Vivo e da Claro. Da Oi nem se fala.

  • Jose X.

    Se um cliente estiver em uma chamada Wi-Fi e se desconectar da rede, a
    chamada cai. Ao mesmo tempo, se a rede Wi-Fi não for estável, a ligação
    fica ruim”

    desculpa mais vagabunda, ou esse sujeito é estúpido ou acha que todo mundo é estúpido

    • Jônathas Arruda

      Mas isso foi a justificativa para lançar o app que vai escolher automaticamente entre o Wi-Fi e rede móvel.

  • betacaroteno

    Vai ter tecnocast com Lucas Braga em SP???

  • Roberto

    Não consigo achar com facilidade as cidades em que a TIM já utiliza o 700MHz…
    aqui no ES já desligaram a TV Analógica, mas nenhuma notícia do 700MHz

    • Jefferson Rodrigues

      São 6 meses, após o desligamento da TV analógica.

  • Jander

    Se funcionar igual os planos que a TIM vende vai funcionar igualmente funciona no Afeganistão … uma bomba .

    • Nicolas Gleiser

      para balançar isso aqui é …

  • Leandro Nascimento

    Quero informações de Indaiatuba/SP… já tem VoLTE aqui?! Cadê o WiFi Calling logo?! Ajuda aí Tim!!! #TimBeta

    • David Diniz

      VoLTE só para pós pago

    • Mickey Sigrist

      Também sou de Indaiatuba. Queria que a Live Tim chegasse por aqui pra fazer concorrência com a Net e Vivo.

      • Leandro Nascimento

        pois é.. dizem que é excelente! Ia dar tchau pra porcaria do Vivo Fibra kkk

  • Juanita Telles

    Enquanto isso faz 10 malditos anos que moro do lado da capital sp perto do metro e a maldita da tim fica tirando minha franquia e nao disponibiliza o 4g, VAI TOMAR NO CU TIM LIXO!!!

  • Kursk™

    Líder em pré-pago às custas de propaganda enganosa do tipo que fez para doar convites de Tim Beta e depois mudou a regra no meio do concurso. Empresa BANANADA, qualidade ZERO, só não é pior que a Oi. LIXO, e enche o usuário de propaganda e SPAM.

    • Jefferson Rodrigues

      Discordo de você em tudo exceto a questão de ter mudado a regra sobre os convites Beta.

    • Yago G. Oliveira

      Tadinha da Oi.

  • wuhkuh

    Perderam pra CLARO, pois o 3G deles é ridículo, e o da CLARO funciona muito bem!

    • Yago G. Oliveira

      3G não é mais foco da TIM desde 2014. Muitas cidades só possuem 2G e 4G.

      • wuhkuh

        Sim, mas acredito que não é por isso que devam sucatear o mesmo, pois pense numa bosta, é o 3G da TIM!

        • Charles Luiz

          Ahhh rapaz, não sei qual é sua cidade e região mas eu discordo. Aqui no estado do Rio e em SP onde eu viajo muito, o 4G pega em todas as cidades que vou no Sul do RJ, Vale do Paraíba de SP, Grande SP e Litoral Norte. Quando cai para o 3G, a velocidade é ótima. Aqui na minha cidade o H+ sempre bate mais de 10 MB. O 4G fica a 30 MB porque é em 1800 Mhz

          • wuhkuh

            Com certeza, varia de região pra região

        • Yago G. Oliveira

          3G não tem uma boa freqüência. Cada vez mais vão desligá-lo.

    • Concordo plenamente, foi o motivo d’eu ter migrado pra claro um tempo atrás.
      Mas assim que adquiri um aparelho com 4G a verdade apareceu: a Claro peca muito em cobertura. Ou ao menos pecava em 2015.

      Voltei pra TIM e dificilmente passo raiva com o 4G deles, e ainda posso ouvir Deezer sem consumir da franquia.

      • wuhkuh

        Eu fiz a mesma coisa também, quando eu for pro 4G, voltarei

  • Jose Antonio De Araujo Junior

    Acho que precisa melhorar, de início não gostei, muitas ligações não completa nesta nova tecnologia.(Volte)

  • Paulo Diniz

    Eu sou cliente Tim a mais de 5 anos e preciso dizer que a experiência ao cliente melhorou muito nesse tempo e a rede está ótima, não tem um lugar que eu eu viajei que não funcionou (com excessão para fazendas no interior de SP)

    Hoje disponho de 3 planos pós do meu celular pessoal, da minha esposa e meu corporativo. Não saio dessa empresa.

  • Evanei Ramos

    Que bom que vão ativar a frequência de 700 Mhz Tim, troquei de celular pq meu anterior não tinha essa frequência exatamente por sua causa, no mais não tenho do que reclamar da senhora, mesmo quando em horários de picos em locais muito movimentados o 4G da uma titubeada.

  • Wellington Gabriel de Borba

    Cara, eu não sei onde está esse 4G em 3000 cidades. Para todo lugar em Goiás e em Minas que eu vou não pega nem 3G. Ou você tem um chip da Claro ou da Vivo (meu caso), ou você fica sem internet.

  • Macgyver Freitas

    A Tim ainda está atrás da Vivo em qualidade de sinal, acho q o VoLTE deve ajudar bastante a trazer confiabilidade pra rede, e chamadas por Wi-Fi será um ótimo complemento. Pena meu celular não ter suporte a rede de 700mhz. Pretendo trocar em 2019 por um q tenha suporte, até lá a rede de 700mhz já deve estar no RJ capital, e em Cabo Frio que é onde minha família mora. E tbm espero comprar um q suporte o 5g, torcendo pra q até lá já tenha tenham confirmado quais vão ser as frequências daq, e que o celular as suporte, do contrário eu espero mais um tempo. Antes q alguém já venha falando q 5g vai levar uma década, o 5g chega nos EUA em 2019, n sei quando chega aq, apesar de q acho q em até 2 anos vem para as capitais, mas independente disso, quero comprar um aparelho q tenha suporte, pra durar bastante

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Faltou ao blog perguntar para o Capdeville quando eles vão ativar o VoLTE para todos os clientes de São Paulo.

  • davidalben

    Esta semana percebi que meu Galaxy A5 2016 com plano controle da TIM está fazendo chamadas por wi-fi. Só vi que está acontecendo porque uso o ACR para gravar ligações e ele avisa, no momento da chamada, que não pode gravar ligações feitas por wi-fi.
    Para mim isso será ótimo para utilizar em shoppings e outros locais fechados (ou não) que tem wi-fi disponível mas sinal de celular fraco (ou inexistente).