Apple Pay está mais próximo de chegar ao Brasil

Cartão de crédito do Itaú começa a mostrar termos de uso para o sistema de pagamentos móveis da Apple

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

Rumores da chegada do Apple Pay ao Brasil existem há anos, mas um passo importante foi dado para o lançamento do serviço no país: na noite desta segunda-feira (11), usuários começaram a notar que um cartão de crédito do Itaú ganhou termos de uso específicos para o aplicativo Apple Wallet, onde são cadastrados os meios de pagamento.

Quem tenta cadastrar um cartão de algum banco brasileiro no Apple Pay normalmente recebe a mensagem de que a administradora ainda não oferece suporte à tecnologia, ou que não foi possível adicionar o cartão. Mas, no caso do Itaucard Visa Platinum Personnalité, como mostra o MacMagazine, é exibido um termo com as “Condições de Uso do Itaucard no aplicativo Apple Wallet”.

O termo não cita nominalmente o Apple Pay, mas não é preciso ser especialista para entender o que é a tecnologia citada em um dos itens: “Com as informações do cartão elegível já disponibilizadas na plataforma Apple Inc, o Cliente, ao realizar compras ou transações que pretende autenticar por meio do Apple Wallet, deverá colocar o seu aparelho celular próximo do leitor do terminal devidamente habilitado para a tecnologia, possibilitando assim, a transmissão dos dados e a devida autorização”.

Quando tento adicionar o meu cartão ao Apple Pay, já aparece a tela de termos do Itaucard aqui. 👀 pic.twitter.com/4eDxWV8ChU

— Willian Max (@WillianMax) December 12, 2017

Na concorrência, o lançamento ocorreu de forma semelhante. Em agosto, o Tecnoblog noticiou com exclusividade que clientes do Banco Neon estavam conseguindo adicionar seus cartões no Android Pay: o aplicativo passou a mostrar os termos de uso do banco, em vez de simplesmente negar o cadastro. Dois meses depois, o Android Pay chegou ao país.

Procurados pelo Tecnoblog, Apple e Itaú Unibanco disseram que não iriam se pronunciar.

Os testes ainda parecem ser bastante restritos no Apple Pay: embora o Itaucard Visa Platinum Personnalité chegue até a tela dos termos de uso, eu não consegui obter o mesmo resultado com um Itaucard 2.0 Visa Platinum, por exemplo. Se quiser fazer o teste, mude sua região para Estados Unidos (em Ajustes, Geral, Idioma e Região), abra o Wallet, toque no botão + e escaneie seu cartão. Conte o resultado nos comentários!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados