A Microsoft acredita que a computação quântica vai mudar toda a indústria tecnológica e está se preparando para ela: a companhia disponibilizou o primeiro preview público da Q# (leia-se “Q Sharp”), linguagem de programação que está sendo criada especificamente para lidar com algoritmos quânticos.

Na verdade, o que a companhia liberou é a prévia de um kit de desenvolvimento que, além da linguagem, inclui um simulador de computador quântico e outros recursos para ajudar o desenvolvedor a criar os primeiros códigos. Tudo de graça: basta preencher um formulário para ter acesso ao Quantum Development Kit.

Microsoft Quantum

O elemento central da computação quântica, explicando rapidamente, é o bit quântico ou simplesmente qubit. Na computação que usamos hoje, temos como base o bit “normal”, que, no modelo simbólico criado para facilitar a nossa compreensão, assume o valor 0 ou 1. Já um qubit pode assumir 0, 1 ou uma superposição de ambos os valores. Por aí você já começa a entender o interesse crescente de organizações e instituições de ensino pelo assunto.

A linguagem Q# tem a missão de juntar conceitos tradicionais de programação com sintaxes específicas para computação quântica. Para facilitar a união desses dois mundos, digamos assim, a Microsoft integrou a linguagem ao Visual Studio. Assim, programadores com experiência nesse ambiente de desenvolvimento não deverão ter (tantas) dificuldades.

No kit também é possível encontrar documentação, bibliotecas e códigos de exemplo. O simulador que faz parte do pacote tem capacidade para lidar com algoritmos que requerem até 30 qubits. A Microsoft oferece ainda um simulador baseado na plataforma Azure (nas nuvens) com suporte a até 40 qubits.

O Quantum Development Kit deverá ser atualizado ao longo dos próximos meses com base no feedback obtido. Com a iniciativa, a Microsoft espera atrair o interesse de cada vez mais desenvolvedores para o assunto, assim como aumentar a compreensão acerca do conceito.

A computação quântica é vista como a resposta para problemas altamente complexos e desafiadores, como aplicações que medem mudanças climáticas e sistemas avançados de inteligência artificial. Isso porque computadores quânticos poderão resolver em horas ou mesmo minutos problemas que, na computação clássica, exigiriam anos.

Acesse a página do Microsoft Quantum Development Kit para download e mais detalhes.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Alencar

D-Wave hoje tem 2000 qubits

Marcio Gomes
foda-se
chopper zuado
Microsoft vai distorcer o espaço-tempo na tela azul da morte quântica,sorte que teremos o git para nos salvar.
Raffaello
Irado. Esse fim de semana vou baixar e fuçar esse kit do desenvolvedor. Quem quiser trocar uma ideia, me add no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/raffacabofrio
Raffaello
Eu ia dar dislike mas vc editou a tempo kkk Vs eh top mano.
Krosna Terrestre
Seria melhor Q++
Mo

Um novo nivel...
A tela quantica da morte...

Molinex
Um novo nivel... A tela quantica da morte...
Molinex
Li sobre isso a algum tempo, e pra falar a verdade não entendi direito. Então posso estar falando merda, mas pelo que eu entendi, enquanto a chave em bits, for maior que a quantidade de qubits do processador quantico, a criptografia continua inviolável... A computação quantica quebra criptografia, em alguns minutos, no caso de chaves especificas. Alguns padrões que usamos hoje morrerão com a computação quantica. Outros não...
leoleonardo85
Microsoft tenta, mas pessoal sempre acaba migrando para outras soluções.
Lex M
Visual Studio se tornou modular na versão 2017, o instalador evoluiu bastante e agora permite uma instalação bem mais limpa, rápida e leve.
Marsupial radical
Pense num computador quântico minerando. Veja o sistema de miners cair para zero.
Gustave Dupré
Muito interessante. O que desanima é ter que instalar o Visual Studio 2017, meu espaço em disco sempre chora quando preciso instalar o bendito. #edit Retiro o que eu disse, acabei de instalar, não demorou 3 minutos e não está ocupando mais de 600MB. Já vi projetos em node que só a pasta de módulos ocupa mais.
Trovalds
E já tem computador quântico com 50qubits.
Esperto
Bitcoins? que nada, segurança dele é infinita kakkakakaka
Exibir mais comentários