Início » Comportamento » Algumas pessoas estão alugando quartos no Airbnb com câmeras ocultas

Algumas pessoas estão alugando quartos no Airbnb com câmeras ocultas

Por
1 ano e meio atrás

O Airbnb oferece quartos e apartamentos para locação com preços mais convidativos que um hotel. Mas, em alguns casos, os anfitriões decidem violar sua privacidade colocando câmeras escondidas no quarto — algo proibido pelo serviço.

O arquivista Jason Scott divulgou no Twitter fotos de uma câmera IP escondida no quarto em que um amigo se hospedou via Airbnb. Ela estava disfarçada como um detector de movimento.

Um porta-voz da empresa diz ao BuzzFeed News que esse tipo de incidente é “incrivelmente raro”. O anfitrião foi banido permanentemente, e o hóspede recebeu reembolso total.

Em outubro, um casal visitando a Flórida descobriu uma câmera escondida disfarçada como um detector de fumaça no quarto alugado via Airbnb. O dispositivo tinha um pequeno ponto preto, onde estava instalada a câmera, e apontava diretamente para a cama. O dono do imóvel foi banido pelo serviço, e detido pela polícia.

E há alguns anos, a empresa suspendeu um anfitrião de Montreal por esconder uma Dropcam no quarto alugado. Ela estava em um cesto branco apontando para a cama. Havia também outras duas câmeras: uma na cozinha, e outra na sala acima da TV, oculta em uma mochila.

As regras do Airbnb proíbem dispositivos de vigilância em espaços privados (como quartos e banheiros), mesmo que o hóspede seja avisado sobre eles. O anfitrião precisa deixar claro se estiver usando câmeras em outros cômodos, como sala e cozinha — neste caso, elas estão liberadas.

É importante que o anfitrião tenha provas caso o hóspede cause danos ao imóvel. Mas, como lembra a empresa, “nossos padrões e expectativas exigem que todos os membros da comunidade do Airbnb respeitem a privacidade uns dos outros”.

Câmeras escondidas não são um problema apenas para o Airbnb; há casos de hotéis usando vigilância ilegal também. Por isso, da próxima vez que você alugar um quarto, dê uma olhada ao redor para garantir que não está sendo espionado. Se você encontrar algo, pode solicitar reembolso total.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.