Início » Comportamento » Algumas pessoas estão alugando quartos no Airbnb com câmeras ocultas

Algumas pessoas estão alugando quartos no Airbnb com câmeras ocultas

Felipe Ventura Por

O Airbnb oferece quartos e apartamentos para locação com preços mais convidativos que um hotel. Mas, em alguns casos, os anfitriões decidem violar sua privacidade colocando câmeras escondidas no quarto — algo proibido pelo serviço.

O arquivista Jason Scott divulgou no Twitter fotos de uma câmera IP escondida no quarto em que um amigo se hospedou via Airbnb. Ela estava disfarçada como um detector de movimento.

Um porta-voz da empresa diz ao BuzzFeed News que esse tipo de incidente é "incrivelmente raro". O anfitrião foi banido permanentemente, e o hóspede recebeu reembolso total.

Em outubro, um casal visitando a Flórida descobriu uma câmera escondida disfarçada como um detector de fumaça no quarto alugado via Airbnb. O dispositivo tinha um pequeno ponto preto, onde estava instalada a câmera, e apontava diretamente para a cama. O dono do imóvel foi banido pelo serviço, e detido pela polícia.

E há alguns anos, a empresa suspendeu um anfitrião de Montreal por esconder uma Dropcam no quarto alugado. Ela estava em um cesto branco apontando para a cama. Havia também outras duas câmeras: uma na cozinha, e outra na sala acima da TV, oculta em uma mochila.

As regras do Airbnb proíbem dispositivos de vigilância em espaços privados (como quartos e banheiros), mesmo que o hóspede seja avisado sobre eles. O anfitrião precisa deixar claro se estiver usando câmeras em outros cômodos, como sala e cozinha — neste caso, elas estão liberadas.

É importante que o anfitrião tenha provas caso o hóspede cause danos ao imóvel. Mas, como lembra a empresa, "nossos padrões e expectativas exigem que todos os membros da comunidade do Airbnb respeitem a privacidade uns dos outros".

Câmeras escondidas não são um problema apenas para o Airbnb; há casos de hotéis usando vigilância ilegal também. Por isso, da próxima vez que você alugar um quarto, dê uma olhada ao redor para garantir que não está sendo espionado. Se você encontrar algo, pode solicitar reembolso total.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Sigh... camera virada pra cama/dentro de banheiros é obvio voyeur. Sei lá se o pessoal vai se sentir confortável sabendo que pode ter alguém olhando ele trocar de roupa e/ou fazendo coisas mais intimas... só porque o locador quer. Piora se isso não for deixado explicito ao locatario.
Marcelo Pietro
Qual o objetivo da espionagem? Se você não sabe,é melhor não criticar comentários dos outros.
Keaton
Não sei aonde tu se perdeu enquanto fazia a leitura desta matéria, mas ela não se trata sobre furtos e/ou danos ao patrimonio do locador e sim sobre a instalação de cameras ocultas para espionar o locatário. Esse comentário, apesar de ser lógico, não se encaixa no assunto tratado pela matéria.
Marcelo Pietro
Anotado.
Renan
AirBNB é uma conspiração do PornHub para vender sexo amador
Dayman Novaes
Só não use "mesmo" para retomar termos, por favor :). No caso poderia usar "exigir que ele assine..." ou "exigir que este assine..."
nunca parei pra observar... ah nao ser que fosse algo obvio. daqui a pouco sai um nude meu para a infelicidade mundia.
Besteira. Usuarios ruins e locatarios ruins estão em qualquer lugar e serviço existente. O Airbnb funciona muito bem e possui um bom sistema de avaliação.
Marcelo Pietro
Isso sim é positivo.Colocar argumentos.Sim,acredito que entre os motivos para a colocação da câmera estão evitar o furto de objetos,danos ao imóvel e coibir atividades criminosas.Pode até ser que exista algum louco que apenas queira ver os outros pelados,transando ou apenas observar o cotidiano,mas acho que não são maioria.De novo.Parabéns pelos argumentos.Peço também a todos para evitar transformar esse site naquela p#t#ria que é o t#d#celular.
Fernando Jorge Mota
Sem contar que se a pessoa que está alugando for muito cara de pau é possível que ela coloque uma câmera escondida no ambiente só pra pedir reembolso total depois né (embora nem eu saiba como proceder mediante um idiota assim...).
Leandro Rossa
O comentário do Marcelo foi referente a usar a câmera para cuidar de possíveis furtos no quarto. O que não necessariamente é dito na matéria, mas pode ser uma das razões para a instalação de câmeras. A outra, e que provavelmente todo pensou ao ler a matéria, é ficar observando a intimidade das pessoas sem seu consentimento.
Helmut
Mas... é uma câmera ESCONDIDA... Eu não estou entendendo o que você entendeu.
Marcelo Pietro
Ah tá! Desculpe,pois não havia percebido que você era um hater.De novo.Me explique com argumentos onde fui incoerente no meu comentário.
Tenente Figueiredo
Me explique onde meu comentário foi incoerente com a matéria.
Aqui... "Sugestão: Tirar fotos do local antes da entrada do hóspede e exigir que o mesmo assine documento reconhecendo os itens e estado do imóvel no momento da entrada.Evitando o furto de objetos e danos ao patrimônio sem correr o risco de ser processado por invasão de privacidade. Obs: Também existe a possibilidade de um depósito caução como garantia."
Marcelo Pietro
Sim,todinha.Me explique onde meu comentário foi incoerente com a matéria. Apresentei alternativas para que o dono alugue sem correr o risco de ser preso ou processado por invasão de privacidade.
Tenente Figueiredo
Leu a matéria?
Tenente Figueiredo
Eu nunca alugaria um imovel por esse airbnb. Isso é só problema e não é de hoje.
Marcogro®
Que coisa hein... Ninguém pensou nisso?
Marcelo Pietro
Sugestão: Tirar fotos do local antes da entrada do hóspede e exigir que o mesmo assine documento reconhecendo os itens e estado do imóvel no momento da entrada.Evitando o furto de objetos e danos ao patrimônio sem correr o risco de ser processado por invasão de privacidade. Obs: Também existe a possibilidade de um depósito caução como garantia.
Daniel Bizzi
RSRSRS eu sempre olho quando chego nos quartos e casas que alugo pelo Airbnb. Mas como nao sou nenhum investigador profissional, é impossivel saber se realmente nao tem alguem me bisbilhotando.
Carrinhomaneiro
reembolso total + indenização por perdas e danos
Juan Lourenço
Eu sempre dou uma olhada, mas é difícil garantir 100%