7 apps de gerenciador de arquivos [Android e iOS]

Um gerenciador de arquivos pode ser tudo o que você precisa para encontrar pastas, fazer ajustes e organizar seu celular

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 9 meses
adam-birkett-arquivo-unsplash

Um gerenciador de arquivos pode criar e organizar pastas e espaços alocados, mapear um disco e resolver a sua vida na hora de compactar e descompactar arquivos em um sistema operacional. Atualmente, todos têm interface gráfica, mas os primeiros eram feitos apenas linha de comando para sistemas desktops antigos. O Android ainda não conta com um gerenciador de arquivos nativo, mas a Google Play Store tem vários.

No iOS, além do “Arquivos“, você também conta com algumas opções. Boa parte deles oferecem “compras in app”. Isto é, são gratuitos até certo ponto e, para obter acesso a dados mais profundos ou mesclar com dados armazenados na nuvem, cobra adicional.

Algumas fabricantes de celulares criaram seus próprios gerenciadores de arquivos. Se tiver curiosidade é possível testar alguns deles, todos bastante funcionais.

Outros apps também podem ajudá-lo se você precisa de um Gerenciador de Arquivos.

Nota: 📝

Se você estava procurando o ES File Explorer, uma notícia triste: depois de ser detetada uma grave falha de segurança no Android, o Google tirou o aplicativo da loja. O app que pertence ao grupo DO Global foi banido junto com outros 100 por alegação de fraudes, envolvendo a rede anúncios. A DO Global não era um peixe pequeno e a multinacional chinesa Baidu é dona de parte da companhia. Dito isso, você não vai mais encontrá-lo por lá, embora muito famoso. Para iOS, segue no ar.

Files do Google [Android]

O Files do Google é um gerenciador de arquivos que também ajuda a liberar espaço com recomendações de limpeza; encontra arquivos rapidamente com pesquisa e navegação simples; compartilha arquivos offline sem consumir dados e faz backup na nuvem, economizando espaço. Totalmente gratuito, ocupa menos de 10 MB do smartphone, sem malware ou bloatware para afetar o desempenho. Também permite o envio fotos, compartilhamento de vídeos, transferência de arquivos APKs ou pesados.

EF File Explorer [Android]

O EF File Explorer é um gerenciador de arquivos e também de aplicativos. Permite recortar, copiar, colar, mover, criar, excluir, renomear, pesquisar, compartilhar, enviar, ocultar, criar atalhos e marcadores, etc. Tem suporte a FTP (File Transfer Protocol) e interface simples, com modo escuro. Há root explorer para usuários avançados.

Gerenciador de arquivos + [Android]

O Gerenciador de Arquivos +, da Flashlight + Clock, é gratuito e completo. Compatível com arquivos de mídia e os principais formatos. Permite acessar todas as pastas do smartphone, do cartão SD, os downloads: (inclusive arquivos apk e zip), imagens do tipo bmp, gif, jpg, png, etc.; áudios no formato mp3, ogg, flac, m4p, wav, wma, etc.; vídeo em asf, avi, flv, mp4, mpeg, wmv, etc.; documentos em doc, ppt, pdf, etc., armazenamento em nuvem, como Dropbox ou Google Drive, ou acesso remoto como NAS ou FTP.

Solid Explorer File Manager [Android]

O Solid Explorer File Manager é pago, permite testá-lo por 14 dias gratuitamente, mas é uma das opções mais robustas. Tem diversas opções de personalização com conjuntos de ícones, esquemas de cores e temas, suporte a clientes de FTP, SFTP, WebDAV, SMB / CIFS, capacidade de ler e extrair ZIP, 7ZIP, RAR e TAR, mesmo criptografados, capacidade de criar ZIP e 7Z protegidos por senha, gerencia arquivos de Dropbox, Box, OneDrive, Google Drive, Sugarsync, Copy, Mediafire, Owncloud, Yandex e Mega, dá acesso de Root e oferece mais recursos em plugins disponíveis na Google Play Store.

Documents da Readdle [iOS] 

Não apenas para dispositivos Android, você também pode gerenciar seus arquivos no iOS (iPhone e iPad). Um dos mais populares na App Store é o Documents da Readdle. É o Finder para iOS que você tanto esperava. Funciona como uma central para todos os arquivos e substitui um visualizador de documentos e PDF. Tem uma função “ler depois”, player de músicas e vídeos e também um gerenciador de downloads.

File Manager & Browser [iOS]

O File Manager & Browser tem leitor de PDF integrado, suporta arquivos do Microsoft Office, como Excel, Powerpoint no iOS, e os documentos Apple do iWorks, tem acesso há vários serviços de nuvem como Dropbox e OneDrive, traz um player de música integrado, copia, move e zipa vários arquivos, que você pode proteger por senha, transfere arquivos do seu PC/Mac para o iPhone ou iPad usando Wi-Fi, classifica os arquivos por “Nome”, “Data”, “Tamanho” ou “Tipo”, compartilha por e-mail, bluetooth e Facebook e o recurso “Abrir em” permite abrir arquivos em outros aplicativos.

ApowerManager [Android e iOS]

Temos aqui uma opção que funciona em ambos os sistemas, caso você tenha um smartphone ou tablet Android e o outro aparelho iOS. É o ApowerManager (Android) (iOS) que se identifica como um “gerenciador de smartphone”. Ele pode ajudá-lo a sincronizar seu celular com o computador e permite habilitar o modo de depuração USB. Quando conectado, você pode fazer de tudo usando também o seu computador. A interface pode ser um pouco diferente, mas os recursos são quase os mesmos.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados