O sistema de câmeras do governo chinês consegue encontrar uma pessoa em 7 minutos

São 170 milhões de câmeras de vigilância

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias
Câmeras

A China tem um dos sistemas de vigilância mais poderosos do mundo, com 170 milhões de câmeras de circuito fechado. Quão eficiente é essa tecnologia? Bem, ela precisou de apenas sete minutos para encontrar e “capturar” um jornalista.

John Sudworth, correspondente da BBC em Pequim, teve acesso ao sistema de vigilância do governo chinês. Além da enorme quantidade de câmeras (que deve mais que triplicar para 570 milhões nos próximos três anos), a rede é equipada com uma tecnologia de reconhecimento facial para identificar uma pessoa rapidamente.

Uma central de monitoramento fica na cidade de Guiyang, no sudoeste da China. Para fazer o teste, o repórter teve sua foto cadastrada no banco de dados do sistema de vigilância estatal, que já possui as imagens de todos os habitantes. Então, ele foi andar pelas ruas como um “procurado”. A polícia o abordou em sete minutos.

How long can a BBC reporter stay hidden from CCTV cameras in China? @TheJohnSudworth has been given rare access to put the world’s largest surveillance system to the test pic.twitter.com/vLGQYN7ZB9

— BBC News (World) (@BBCWorld) December 10, 2017

As câmeras chinesas têm inteligência artificial para detectar idade ou gênero, bem como ler placas de carros. E, como o sistema consegue identificar cada cidadão, é possível saber onde você esteve, por onde andou e com quem conversou durante toda a semana.

Medo.

Receba mais sobre China na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados