Início » Gadgets » Um "supercartão" promete substituir seus cartões de crédito e débito

Um "supercartão" promete substituir seus cartões de crédito e débito

Felipe Ventura Por

Há alguns anos, falamos por aqui sobre o Plastc: uma solução tudo-em-um para substituir seus cartões de crédito, débito, fidelidade e gift cards. Ele tinha uma tela e-ink, se conectava ao seu smartphone via Bluetooth, e... era bom demais para ser verdade.

Depois de arrecadar mais de US$ 9 milhões na pré-venda, a Plastc não conseguiu lançar o produto e declarou falência. Ela foi adquirida por uma empresa chamada Edge, que promete dar continuidade ao projeto do cartão tudo-em-um.

O CEO Peter Garrett diz ao The Verge que fazer esse supercartão é como "criar o primeiro iPhone": toda a tecnologia existe, mas o desafio é colocá-la em um dispositivo pequeno — neste caso, com 1 mm de espessura.

Além do hardware, há outros problemas que a Edge precisa resolver: por exemplo, ainda falta uma parceria com empresas de cartão de crédito, incluindo Visa e Mastercard.

Mas desta vez, os clientes não terão que arriscar o próprio dinheiro: o produto chegará ao mercado graças a um investimento de private equity, e não dependerá de pré-venda. Quem comprou um Plastc receberá um desconto de US$ 50 no site da Edge.

O sonho de um supercartão

Será que agora vai? Pouco a pouco, os smartphones estão assumindo o papel de armazenar nossos cartões. Pode não ser algo tão comum no Brasil, mas nos EUA, 17% dos consumidores realizam pagamentos móveis com frequência; a proporção é ainda maior em alguns países da Europa, como Itália e Espanha.

Além disso, o sonho de um supercartão vem sendo constantemente frustrado. Em 2012, o Geode registrava seus dados financeiros na tarja magnética de um cartão especial através de um case para iPhone.

O projeto arrecadou milhões e, depois de um tempo, sumiu do mapa: o produto não era muito durável, e parava de funcionar após certo tempo de uso.

Então, em 2013, o Coin prometia substituir seus cartões com outro cartão: ele tinha Bluetooth integrado, tela e-ink, e bateria que durava dois anos.

O produto foi lançado com atraso, e funcionava muito mal: as maquininhas não conseguiam ler a tarja magnética. A empresa por trás do Coin foi adquirida pela Fitbit, e seus serviços foram encerrados.

Mas ainda há alguma esperança. O Curve Card conseguiu realizar bem essa ideia: trata-se de um cartão emitido pela Mastercard, ao qual você pode associar cartões de débito e crédito (da Visa ou Mastercard), e usá-los até mesmo em caixas eletrônicos — algo que o smartphone não permite.

O app da Curve permite alternar entre seus cartões, e acompanhar seus gastos em uma linha do tempo. Além disso, se você fizer um gasto no cartão errado, pode "voltar no tempo": o app faz um estorno e depois desconta o valor do cartão correto.

O Curve Card está disponível na Europa, apenas para pessoa jurídica no momento; uma versão para pessoa física será lançada "muito em breve".

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Pietro
Mas a vida adulta já chegou colega.Ela me mostrou que não adianta ter vários cartões e receber apenas um salário.Uso apenas um cartão de crédito e um de débito.Mais de 10 anos que utilizo cartões e nunca paguei juros.Qualquer especialista em finanças pessoais lhe diria que essa conduta de ter vários cartões é muito prejudicial.A vida adulta me mostrou que preciso trabalhar e não posso ir ao clube qualquer hora do dia.
M1M Meu 1º Milhão
Esqueci:
1 cartao de acesso ao meu condominio
M1M Meu 1º Milhão
Quando a vida adulta chegar vc vai entender que não é uma escolha sua. É melhor vc carregar um cartao a mais do que gastar 10% a mais em cada lanche que vc faz, ou ter uma taxa de juros 2% menor pq vc optou por utilizar o financiamento do banco mais barato, ou ter conta em 2 ou 3 bancos populares pra atender seus clientes, ou vc se dá ao luxo de poder ir ao clube a qualquer hora do dia sem ter que se preocupar em como fazer pra entrar la, ou seja: A vida acontece!
M1M Meu 1º Milhão
A solução por pagar de app não eh pro aproximacao. Samsung Pay sempre da problema. A solucao sao apps estilo picpay e wechat (que já domina a China) que é feito tudo pela Internet! Se vc nao tem 3G, nao tem problema, conecta no Wifi da loja ou o vendedor compartiha a Internet com vc... Qnd eh pra receber, td mundo dá um jeito!

Se o aparelho for roubado ou quebrado, paciencia. Todos esses apps so funcionam a base de senha/touch Id/Face Id. Entao seria o msm problema de roubar um cartao de credito: vc corre o risco de usarem ate vc bloquear a conta no aparelho.
M1M Meu 1º Milhão
Vc tá na loja querendo pagar com celular, eu te garanto que o vendedor vai te emprestar o powerbank/carregador/tomada o que quer que seja.
Arthur Soares
Beleza Power bank phone
Arthur Soares
Claro, no meio da rua é cheio de tomadas
Pedro Henrique Rodrigues
Eu penso que a solução esta nos smartphones. Tanto iOS como Android oferecem os apps Wallet.
Basta as empresas aderirem.
Alem de cartoes de credito e debito, cartoes de embarque, fidelidade e etc podem ser adicionado em ambos.
Esses dias fiz uma carteirinha de estudante, e tive a oportunidade de adiciona-la ao Wallet do meu telefone, tendo a mesma validade da física.
Seria interessante ter essas plataformas expandidas
Jessé Lima
Muito boa!
Cobalto
Colocou link externo? Pode ter ido pra moderação automaticamente e ninguém ainda fez questão de ir lá analisar.
Moshe Mauricio Marques
E lá vem outro Edge pra relançar algo que já morreu. kkkkkkkkkkkk
Douglas Paula
Comentei aqui sobre um cartão que já existe e é muito mais seguro e com mais vantagens que o citado na matéria e excluíram o meu comentário.

Percebe-se que o interesse aqui é fazer um informe publicitário e não levar benefícios para os leitores
Douglas Paula
O Flye card está em fase beta nos EUA e acumula pontos, tem biometria, GPS, é à prova d'água e insere 8 cartões nele. Vai entrar no Brasil ano que vem
Douglas Paula
Comentei aqui sobre um cartão que já existe e é muito mais seguro e com mais vantagens que o citado na matéria e excluíram o meu comentário.

Percebe-se que o interesse aqui é fazer um informe publicitário e não levar benefícios para os leitores.
Douglas Paula
Esse supercartão já existe, chama-se Flye, e está em fase beta nos EUA (mas pode ser adquirido por usuários no mundo todo e já tem gente testando no Brasil também). Mais detalhes sobre ele:- Produzido com tecnologia patenteada pela mesma empresa que produz os cartões dos congressistas americanos (Next Id)- Armazena até 8 cartões de débito/crédito (possível expansão dessa quantidade para a versão definitiva)- À prova d'água- GPS incluso- Ativação por biometria- Emite som e luz LED em caso de perda (ativado pelo celular)- Não possui nenhum dado escrito no cartão. A identificação é feita por uma tela do tamanho de um selo, que identifica o usuário e o cartão escolhido.- Bloqueio automático caso nenhuma operação seja realizada em 10 minutos- Experiências exclusivas em restaurantes e lojas parceiras- Acumula pontos para viajar (além dos que já são acumulados pelo seu cartão de crédito inserido no supercartão)- Só pode ser adquirido por representantes da Worldventures (empresa que comprou a Next, detentora da patente) ou por venda direta realizada por esses representantes.Ou seja, o cartão é super seguro e ainda garante vários benefícios. Não temos dúvidas que será uma febre quando chegar no Brasil.Caso se interessem, mandem um whatsapp para o meu número (21)991095173 que enviarei mais informações assim que for liberada a venda no Brasil. O site oficial da empresa é www.flye.com
antônio
é um xkcd sksmsmzm
shaolinmaru
Eu diria que a maioria das pessoas que tem um emprego estariam em situação parecida.

No mínimo teriam:
1 débito
1 riocard (vale transporte)
1 vale-refeição
1 plano de saúde

Nestes dois últimos, já existem apps das respectivas empresas (Ticket e VR você só consulta saldo e SulAmerica e Amil você tem a carteirinha neles)
Marcos Alberto
resumindo todo mundo querendo dar uma mordida no bolo não pra resolver mas para explorar também.
Flavio Toledo
Tambem nao gosto ideia sair pagando tudo com celular principalmente com quantidade assaltos nosso pais.
Interessante ideia materia e reduzir numero cartoes apesar identificacoes como RG,CPFe CNH ja devia fazer parte documento so.
Flavio Toledo
Um tipo pagamento ia supreender todos e atraves da digital em vez usar cartao com chip/tarja magnetica e com senha tambem sem precisar de cartao ou smatphone.
Ninguém Liga
Resumo: inútil.
Paulo Renato Rezende Rios Rios
No momento tenho 3 bancos 4 corretoras 5 holdings SPC e Serasa querendo me cobrar seria bom ter todas em uma só empresa me cobrando
Cobalto
Educação é sempre bem vinda, até pra reclamar.
Amauri G. Müller
Isso já é realidade, o Fuse Card já pode ser comprado. Vi relatos de que funciona bem, mas achei um pouco caro.
Marcelo Pietro
Não adianta se encher de cartões e depois reclamar porque não existe um app que integre tudo.
Marcelo Pietro
Mas o problema não é apenas bateria.O aparelho pode ser roubado,pode levar uma queda e quebrar e o estabelecimento pode estar com problemas na máquina para aceitar o pagamento por aproximação.
M1M Meu 1º Milhão
Não concordo com tudo que diz, mas muito fez sentido.
M1M Meu 1º Milhão
Pq tomada hoje em dia é luxo, né?
M1M Meu 1º Milhão
De começar? LOL.
M1M Meu 1º Milhão
No momento tenho:
1 débito/credito do banco 1
1 debito/credito do banco 2
1 debito banco 3
1 credito nubank
1 credito banco 2
1 cartao do plano de saude
1 cartao vale-transporte
1 cartao do clube
2 cartao fidelidade da lanchonete 1
1 cartao fidelidade da lanchonete 2
1 cartao fidelidade do restaurante 1
1 cartao fidelidade do restaurante 2
1 carteira de motorista
1 documento de carro
1 documento de moto
1 cartão do seguro de moto (o de carro deixo dentro do carro)

Tudo isso poderia estar em 1 aplicativo só. Mas não.
Cobalto
Depois do post patrocinado com historinha triste pra oferecer a solução do patrocinador, agora temos links patrocinados dentro dos textos.

Medo de começar a surgir texto nada a ver só pra justificar o link no meio dele.
Gustave Dupré
sadahahha isso é um terror.
As vezes eu acho legal, mas muitas vezes eu acho isso muito, mas muito triste.
Principalmente ao iniciar um novo projeto: Angular? Vue? React? Jquery? Aurelia?

Tem um artigo muito legal que explica em parte isso por um dinossáuro. É engraçadinho.
https://medium.com/the-node-js-collection/modern-javascript-explained-for-dinosaurs-f695e9747b70
Gaba
Isso é sindrome de Javeiro. Eles estao vindo pro front e fazendo essa cagada, inclusive trazendo tipagem (typescript, flow...).
Fabio
Nunca ficou abaixo dos 20%
Arthur Soares
Tomara que a bateria do seu celular não acabe
Fabio
Se já tenho meus cartões no Android pay, pra que precisaria disso?
tuneman
mas ai vem o seguinte...., quantas pessoas passam pelo mesmo problema? compensa lançar um produto para esse grupo?
tuneman
classica!
John Smith
Como citado na matéria, o "supercartão" são nossos smartphones. Todo mundo já tem um, mesmo.
Nicolas Gleiser
Equanto você digitava isso foi criado mais 3 ...
//off
Conversando com um amigo enquanto estavamos indo pra um cliente e comentamos a caralhada de frameworks pra js e como muitos deles estão matando abelha com um canhão, então chegamos no cliente, falamos dos nossos planos pro projeto e falamos " Acredito que aqui seria bom usar rails " ae o gerentão de ti fala "temos dois frameworks nodejs aqui, escolhe um e usa, são meio iguais mesmo"
Will
No momento tenho 7 cartões comigo:1 débito1 crédito1 riocard1 TR1 meia entrada1 plano de saúde1 da empresaQueria poder reduzir para no máximo 3, mas é meio impossível :/
Weller Santibanez
No momento tenho 7 cartões comigo:
1 débito
1 crédito
1 riocard
1 TR
1 meia entrada
1 plano de saúde
1 da empresa

Queria poder reduzir para no máximo 3, mas é meio impossível :/
Lucas Santos
Síndrome do Esperanto
Lucas Carvalho
Essa aí mesmo. Procurei com a palavra "pattern" e não encontrei.
Lucas Carvalho
"One card to rule them all"
Diogo
Acredito que era essa tirinha aqui:

https://imgs.xkcd.com/comics/standards.png
Marcelo Pietro
A tecnologia criando soluções para problemas(se é que há algum) que ela mesma criou.Até hoje não entendo onde está a facilidade de usar o smartphone para pagar.Qual o problema de andar com 1 ou 2 cartões? Acho até mais seguro.
Julio da Gaita ✔
segura meu like, fera!
Julio da Gaita ?
segura meu like, fera!
Baidu feat MC Brinquedo
Paradoxo de um framework de JavaScript kkkk
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Muito verdade...
PPKX XD ?????????
Muito verdade...
Lucas Carvalho
Isso me lembrou de uma tirinha que eu vi há algum tempo.



Situação: Existem 32 padrões no mercado
Alguém querendo resolver: Vou criar um padrão pra substituir todos esses padrões
Situação: Agora existem 33 padrões no mercado