Início » Aplicativos e Software » É o fim do projeto de realidade aumentada Google Tango

É o fim do projeto de realidade aumentada Google Tango

Google vai focar no ARCore, que não precisa de hardware específico para funcionar

Paulo Higa Por

Quando foi anunciado pelo Google, em junho de 2014, o Tango era uma plataforma de realidade aumentada que prometia mapear o mundo em 3D por meio de visão computacional e um monte de sensores nos smartphones. Produtos foram criados especificamente para o Project Tango, como o Lenovo Phab 2 Pro e o Zenfone AR. Agora, sem muita surpresa, ele será descontinuado.

O Google anunciou em um simples tweet que o suporte ao Tango será encerrado em 1º de março de 2018. O objetivo é passar a focar no ARCore, concorrente direto do ARKit, da Apple, que possibilita experiências com realidade mista, mas não exige câmeras infravermelho ou sensores específicos — ele funciona na linha de smartphones Pixel e no Galaxy S8.

O Tango foi lançado somente em dois smartphones comerciais. O Phab 2 Pro tinha sensores de movimento e profundidade, câmera fisheye e captura de vídeo com Dolby Audio 5.1 para… colocar efeitos em tempo real na câmera e medir distâncias. O Zenfone AR tinha 8 GB de RAM, o melhor processador da Qualcomm e era o primeiro aparelho com Daydream e Tango ao mesmo tempo, mas ninguém sabia explicar o que ele fazia.

Agora, parte da tecnologia desenvolvida no Project Tango será incorporada ao ARCore, que precisa apenas de uma câmera e um acelerômetro para funcionar. Ele ainda tem suporte a poucos aparelhos, mas o objetivo é levá-lo para “centenas de milhões” de smartphones em algum futuro. Veremos.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

hamster
Mas aí que está, nem o próprio Google lançou um aparelho com o tango.
Frederico Cavalcanti
Apple sempre um passo à frente do Google!
Marsupial radical
A Google na verdade é uma empresa sempre em movimento. Sempre desenvolvendo coisas novas, sempre com projetos-piloto rodando pra colher feedbacks de campo das ferramentas, e quando os têm, utiliza os dados e conhecimento colhidos pra aprimorar seus demais produtos.
Marcelo Pietro
Sem o Android o Gmail também morre.Mas isso não diz nada.Apple também só sobrevive graças ao IOS.
Carlin
E no fim, o que importa mesmo é a experiencia de software!
Renan
Os investimentos em P&D precisam dar retorno financeiro para serem viáveis. Agradar o consumidor nunca pode ser prioridade maior do que manter o equilíbrio financeiro.
Andre Kittler
A confiança que tenho em um produto novo do google é a mesma que tenho em bitcoin: dizem ser incrível, inacreditável, mas não invista muito do seu tempo/dinheiro pois pode sumir a qualquer momento.
Elcobos
Ela nunca abandona completamente. Tudo é usado em projetos futuros.
Dayman Novaes
É por isso que ela é uma das melhores (tanto é que é uma das maiores), pois é assim mesmo que se faz. A taxa de sucesso com tecnologia e produtos de alto nível é baixíssima, então pra você acertar uma vez, precisa primeira errar várias vezes antes.
Ricardo Bahia
Google sem o buscador e o Android vira um Yahoo!: Com um e-mail bacaninha que um monte de gente usa e outros produtos e serviços que a gente não sabe direito pra que que servem. Microsoft poderá "yahoozar" o Google em menos de 10 anos.
 david

Já vai tarde, Airkit manda um abraço

? david
Já vai tarde, Airkit manda um abraço
Kodos Otros
"Agora, parte da tecnologia desenvolvida no Project Tango será incorporada ao ARCore, que precisa apenas de uma câmera e um acelerômetro para funcionar." Não abandonou, está incorporando a outra.
leoleonardo85
Google deve ser a pior empresa do mundo pra criar tecnologia, ela faz algo e meses depois abandona por algum motivo