Início » Celular » Por que seu iPhone fica mais lento com o tempo

Por que seu iPhone fica mais lento com o tempo

Números indicam que a Apple realmente diminui a velocidade do processador de acordo com o desgaste da bateria

Paulo Higa Por

Assim que um novo iPhone é tirado da caixa, o desempenho impressiona: tudo é bastante fluido, os aplicativos carregam rapidamente e qualquer jogo roda suave como manteiga. No entanto, dois anos depois, parece que ele está mais lento. Será que o iOS ficou mais pesado? Ou é apenas uma impressão errada? Na verdade, a Apple realmente diminui a velocidade dos processadores dos iPhones com o tempo.

O assunto chamou a atenção do Reddit na semana passada. O usuário TeckFire afirmava que seu iPhone 6s parecia mais lento que o iPhone 6 Plus do irmão, o que não fazia sentido considerando o hardware mais potente do primeiro. Depois de rodar alguns testes, ele descobriu que sua bateria estava com 20% de desgaste e decidiu trocar a peça.

O resultado: a pontuação no benchmark sintético Geekbench quase dobrou. Antes da substituição do componente, o processador Apple A9, do iPhone 6s, atingia 1.466 pontos em single-core e 2.512 em multi-core. Com a bateria nova, o aplicativo passou a mostrar 2.526 e 4.456 pontos, respectivamente.

Mas será que não foi um caso isolado? Não. A Primate Labs, responsável pelo Geekbench, publicou nesta segunda-feira (18) alguns gráficos para mostrar a frequência de pontuações no benchmark. Os números indicam que, a partir do iOS 10.2.1 (no iPhone 6s) e iOS 11.2.0 (no iPhone 7), há alguns picos de pontuações, sugerindo que a Apple diminui propositalmente a velocidade do processador por software.

No caso do iPhone 6s, tudo parece normal no iOS 10.2.0. Há um único pico na pontuação do núcleo do processador, indicando que quase todos os aparelhos chegam a aproximadamente 2.500 pontos:

Mas, no iOS 10.2.1, vemos outros picos, perto dos 1.000, 1.500, 1.800 e 2.100 pontos, mostrando que vários usuários estão com desempenho abaixo da média:

E isso se agrava ainda mais na versão 11.2.0:

O mesmo comportamento está presente no iPhone 7, mas não na mesma versão. Até o iOS 11.1.2, tudo parece normal, com quase todos os aparelhos chegando a 3.500 pontos ao utilizar um único núcleo do chip Apple A10 Fusion:

No entanto, no iOS 11.2.0, vemos mais unidades atingindo 1.700, 2.200 e 2.600 pontos. Ou seja, na pior das hipóteses, o desempenho do processador pode chegar a metade do que ele realmente é capaz.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A Primate Labs afirma que o problema parece ser generalizado, e que piora de acordo com a idade do aparelho. A teoria é que a Apple desenvolveu um recurso que limita o desempenho do processador conforme a bateria se desgasta, evitando que o aparelho se desligue sozinho — um problema famoso do iPhone 6s.

O motivo é que, conforme a bateria se desgasta, a tensão fornecida pelo componente fica menor. Em determinadas condições, o processador consome mais energia do que a bateria é capaz de prover, o que faz o aparelho desligar inesperadamente. Então, a solução foi limitar o consumo (e consequentemente o desempenho) do chip.

Mas é claro que isso acaba nos levando ao assunto da obsolescência programada: a redução proposital de desempenho faz os usuários perguntarem se eles deveriam comprar um iPhone novo (e não uma bateria nova) quando o aparelho estiver mais lento. Então você já sabe: se o seu smartphone estiver dando algumas travadinhas, uma troca de bateria pode resolver o problema.

¯\_(ツ)_/¯

Atualização: a Apple confirmou oficialmente que reduz o desempenho de iPhones com baterias mais velhas e lançou uma atualização que dá a opção de desativar a redução de velocidade. Veja como descobrir se o seu iPhone foi afetado.

Tecnocast 075 – Antiobsolescência programada

No mundo da tecnologia nós sempre ouvimos falar da obsolescência programada, aquela tese de que as empresas deixam os produtos antigos mais lentos a cada atualização de sistema operacional para te obrigar a comprar um novinho em folha.

Mas olhando o copo meio cheio, algumas categorias de produtos ainda conseguem durar, basicamente, até o dia em que efetivamente param de funcionar. E isso entregando uma performance igual ou muito similar ao dia da compra. Neste programa conversamos sobre os gadgets que não atualizamos com tanta frequência. Dá o play e vem com a gente!

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

BatRoger
Fez o hard reset? Tenho um retina 64 giga que está como o seu.
Jayme Ricardo
O meu não voltou não, troquei a bateria hoje continuou a mesma pontuação chula de 839 pontos single core em um 6
Jayme Ricardo
Troquei minha bateria hoje, achando que resolveria a lentidão do meu iPhone 6 baseado nessas notícias, me lasquei continua a mesma carroça, batendo 839 pontos single core no Geekbench 4... obsolencia programada sim !!!
Reiina
Agora, também vamos ver nosso canal de canal da web de forma gratuita e de qualidade, por exemplo, S.W.A.T. Under Siege HD >>>>>>> POPCORNHDFLIX.BLOGSPOT.COM
Giorgina
Agora também vamos visitar nosso site com facilidade, por exemplo, Free Fire HD >>>>>>> BOXOFFICESTUBE.BLOGSPOT.COM
Jonas S. Marques
Em primeiro lugar, a Apple não da a opção, ela simplesmente faz. Em segundo lugar, a queda de desempenho é de 40 a 50 %, é só ver os números do texto.
Sim, se fosse uma opção que eu pudesse marcar tudo bem. E se fosse também um controle que eu pudesse definir. As vezes eu não quero que o processamento diminua pela metade, mas sim uns 10 ou 15 %. E tudo bem se a bateria ainda acabar 10 % mais rápido, é só ate´eu comprar uma nova.
Renato Bessa
Qual seria um bom app para testar minha bateria? Meu aparelho é um iPhone 6s
Abraão Caldas
Então você está tirando uma conclusão com base em um "Até onde sabemos"?
Natthan Fruche Terzi
O que da mais dinheiro? iludir o consumidor, fazendo ele acreditar que o aparelho está defasado, e acabar comprando um novo. Ou avisar para ele trocar um componente e ficar com o aparelho antigo.
Natthan Fruche Terzi
Desligar seria a melhor opção, assim você pode levar a um técnico para ver, e não simplesmente reduzir o desempenho para criar uma ilusão de obsoleto, afastando a chance de ser reparado.
André Silva
Você não deve ter lido ou não entendeu a matéria né?

Os aparelhos desligavam abruptamente. A Apple lançou um update para resolver. Todo mundo ficou feliz. Pula 10 meses sem atualizar e a performance do aparelho caiu para metade porque o update que resolvia o problema de desligar, na verdade reduz o clock do processador.
André Silva
Eu fui sarcástico... não tem nada de vantajoso nisso, a não ser para a Apple.
André Silva
Esse aviso é sobre a performance da bateria, não do processador. Não tem nada haver com esse problema aqui.
André Silva
Vitor esse não é o problema aqui. Seu X2 desliga aleatoriamente mas a performance dele é a mesma. A Apple reduziu a performance (o clock) do processador conforme o desgaste da bateria. Você comprou um aparelho rápido e 1 ano depois ele está lento. Ela fez um recall pequeno de baterias e escondeu o problema criando outro que o usuário só resolve se pagar. Se você soubesse que a performance cai conforme a bateria envelhece, vc teria ido trocar a bateria de graça faltando 1 semana para acabar sua garantia. Mas ela escondeu isso de você e agora só pagando. Entendeu?
zoiuduu .
PUxa que safada essa companhia, reduz o poder do processador e nem avisa o pq.
Junior
O fato aqui não é atualizações, e sim a perda de desempenho no decorrer da vida do aparelho. Todos sabemos que uma nova versão de OS pode tornar o celular mais lento devido aos novos recursos. Isso ocorre no PC também, o problema que no iPhone você perde performance sem mudar a versão do OS, entendeu ??????????????
Rod
Troque a bateria. De nada.
Junior
Eu me preocuparia, perder até 50% de processamento sem aviso ou opção de escolha é lastimável.Uma pena que várias ovelhas já estão doutrinárias e ainda conseguem ver vantagem nisso.
Alex
Eu passei por esta experiência, tinha o 6S depois q atualizou para IOS 11 a bateria começou e descarregar mais rápido troquei a bateria e só piorou o jeito foi trocar de aparelho. Samsung Galaxy S8
Comentário Mil Grau℗
Mas isso é vdd colega, é meio que uma forma de "encorajar" os usuários a trocarem de smartphone anualmente ou no máximo a cada dois anos. Forçar um desempenho ruim com a desculpa que o aparelho já está velho (como se em um ano ele se tornasse velho). No Android é mais fácil vc escapar disso com as custom roms, mas dependendo do seu aparelho ele pode n ter suporte da comunidade, ai ou vc atualiza seu aparelho e perde desempenho ou fica com o OS antigo temendo que o aparelho seja capado.Eu lembro quando o Galaxy S2 passou por isso, todo mundo chiou quando a Samsung não queria atualizar ele dps do lançamento do S3, por pressão eles atualizaram, mas o desempenho não era o msm. No caso do iOS é mais complicado visto que é um OS fechado, logo vc depende mt da Apple para as atualizações, pois até o jailbreak vc n consegue atualizar o aparelho.Eu não estou sendo fanboy de marca, até pq uso Android há uns 5 anos quando o primeiro aparelho meu foi um Optimus L3 dual. Antes disso sempre acompanhei o Android e os dms OS e todas as polêmicas envolvendo eles, quando empresas lançavam vários aparelho e dps nem ligavam pra atualizá-lo com a desculpa de que já era velhos ou pq o Android não é compatível. Hj em dia é mais difícil uma empresa fazer isso pq o público ficou mais exigente, não atualizar o aparelho pode literalmente queimar a empresa, vide o que está acontecendo com a Motorola pós Google e pertencente a Lenovo, vários aparelhos do ano passado e retrasado não serão atualizados, se a Motorola ainda permanecesse com o Google certeza que o leque de aparelho atualizados seria maior!
Comentário Mil Grau?
Mas isso é vdd colega, é meio que uma forma de "encorajar" os usuários a trocarem de smartphone anualmente ou no máximo a cada dois anos. Forçar um desempenho ruim com a desculpa que o aparelho já está velho (como se em um ano ele se tornasse velho). No Android é mais fácil vc escapar disso com as custom roms, mas dependendo do seu aparelho ele pode n ter suporte da comunidade, ai ou vc atualiza seu aparelho e perde desempenho ou fica com o OS antigo temendo que o aparelho seja capado.


Eu lembro quando o Galaxy S2 passou por isso, todo mundo chiou quando a Samsung não queria atualizar ele dps do lançamento do S3, por pressão eles atualizaram, mas o desempenho não era o msm. No caso do iOS é mais complicado visto que é um OS fechado, logo vc depende mt da Apple para as atualizações, pois até o jailbreak vc n consegue atualizar o aparelho.


Eu não estou sendo fanboy de marca, até pq uso Android há uns 5 anos quando o primeiro aparelho meu foi um Optimus L3 dual. Antes disso sempre acompanhei o Android e os dms OS e todas as polêmicas envolvendo eles, quando empresas lançavam vários aparelho e dps nem ligavam pra atualizá-lo com a desculpa de que já era velhos ou pq o Android não é compatível. Hj em dia é mais difícil uma empresa fazer isso pq o público ficou mais exigente, não atualizar o aparelho pode literalmente queimar a empresa, vide o que está acontecendo com a Motorola pós Google e pertencente a Lenovo, vários aparelhos do ano passado e retrasado não serão atualizados, se a Motorola ainda permanecesse com o Google certeza que o leque de aparelho atualizados seria maior!
Vitor
Lembro disso também no Moto X2. É bem comum, na verdade. Dizer que o Android não perde desempenho com atualizações é pura mentira.

Atualizar custa dinheiro, e acho que as fabricantes não estão dispostas à atualizar dispositivos que não terão mais lucro pra eles, então vão lá e lançam de qualquer maneira e sem nenhuma otimização. Além de que se os dispositivos fossem atualizados pra última versão e continuassem com o mesmo desempenho de um celular zero, muita gente iria deixar de comprar o modelo mais novo.
Comentário Mil Grau℗
Tive um G2 que o desempenho caiu bastante dps que atualizei ele do Android 4.4 pro 5.0. Tipo, a diferença de performance foi abruptamente diminuída, tanto que teve mais usuários como eu no grupo do G+ que reclamaram da att.
Comentário Mil Grau?
Tive um G2 que o desempenho caiu bastante dps que atualizei ele do Android 4.4 pro 5.0. Tipo, a diferença de performance foi abruptamente diminuída, tanto que teve mais usuários como eu no grupo do G+ que reclamaram da att.
Comentário Mil Grau℗
PROVE que eu sou fanboy da Apple? Agora eu quero ver seus argumentos senhor da verdade absoluta...
Comentário Mil Grau?
PROVE que eu sou fanboy da Apple? Agora eu quero ver seus argumentos senhor da verdade absoluta...
Lucas Henrique
Todas as pessoas que eu conheço, que usam o IPHONE, trocam todo ano, ou ficam no máximo 2 anos, pois acham que ficam lento.
Lucas Henrique
Meu Xperia Z2 com 4 aninhos, continua maravilhoso. Mas, acho que pq n recebe mais att
Peter Bishop
Apple sendo Apple cretina
Éd Fons
2 anos? kkkk meus android em 6 meses ja começa cair o desempenho
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Faz um hard reset nele, fiz isso no meu iPad 2 e melhorou muito.
Tom
Faz um hard reset nele, fiz isso no meu iPad 2 e melhorou muito.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Original por fora não existem.
Tom
Original por fora não existem.
Alberto Khalil Abi Antoun
Por isso entre outros o nome já diz; lixophone !!???
E ainda tem os otários que pagam um valor que nenhum aparelho da face da terra vale !!
Fagner Ribeiro
"Me algema. Bate na minha cara vai. Adoro ser submissa a você. Ai que gostoso..."

Não senhores, esse não é um trecho de 50 Tons de Cinza. Esse trecho sintetiza o típico consumidor da Apple no Brasil.

Lesado, violentado, mas que sente um prazer enorme nisso tudo.
Vitor
Não. Não acontece. Meu Moto X desliga inesperadamente SEMPRE! Geralmente na faixa dos 50%.
Vitor
Não, não é. Meu Moto X 2ª geração tem esse problema. Ele costuma desligar com 55%, mas o valor varia muito, as vezes chegando até à 65%. O jeito é andar sempre com uma bateria, afinal quando você menos espera o celular desliga inesperadamente.
André Silva
São coisas completamente diferentes. A atualização exigir mais performance ou estar bugada (que pode ser resolvida com updates [hello iOS 11]) e capar o processamento do aparelho.
Vitor
Sofro com essa no Moto X 2ª geração. Como meu S7 foi assaltado, tive que voltar pra ele e tenho sofrido MUUUITO com essa bateria desligando já em seus 55%. Quando menos espera, a bateria se foi.
André Silva
Essa página não avisa em nada que a performance do aparelho será diminúida (e que você não pode fazer nada gratuitamente para resolver o problema). Esse página apenas fala da perda de desempenho da bateria, não de processamento.
Fagner Ribeiro
Pelamordedeus o cara ainda estufa o peito pra dizer que meu time é melhor que o seu viu!

Tem coisa mais sem noção que ser fan Boy de marca?! Tem não. Véi, a empresa tá te lesando, forçando a você trocar teu aparelho antes do tempo e você ainda defende ela. Na moral, esse fan boys tem que ser estudados. Sinceramente não sei o que eles tem dentro do crânio.
Alexandre Roberto
usei um zenfone intel por 3 anos......nada de super aquecimentos e desligamentos inesperados...mas a bateria nunca durou nada mesmo....
por outro lado, tive um mediatek octa dito economica que depois de 40 mins jogando pela 3g, dava mensagem de super aquecimento e mandava vc desligar tudo q estava rodando
Maicon Bruisma
Trocar a bateria faz o aparelho voltar ao normal. Porém não é somente a bateria que "causa" isso, já vi bateria boa e o aparelho tava lento igual.
Henry
Atualizei meu oneplus 3t para o Oreo e percebi uma queda de desempenho, estranho, para o hardware pesado que tem e ser tão perceptível o corte deve ter sido grande, ainda mais depois dos casos de trapassa em berckmark,é no minimo estranho, já a Apple inclusive acho que é a que menos faz , android é uma bagunça desde sempre e com certeza é pior
Henry Fenty
Atualizei meu oneplus 3t para o Oreo e percebi uma queda de desempenho, estranho, para o hardware pesado que tem e ser tão perceptível o corte deve ter sido grande, ainda mais depois dos casos de trapassa em berckmark,é no minimo estranho, já a Apple inclusive acho que é a que menos faz , android é uma bagunça desde sempre e com certeza é pior
Zanac_Compile
Essa lenda de fanboy Apple não rolou nos comentários aqui, apesar do povo achar que aconteceria. Normalmente isso se concretiza em outro SO.
Fagner Ribeiro
Sem essa meu querido. Os usuários de outras plataformas também tem bateria de lítio, que se desgastam do mesmo jeito, mas até onde sabemos as demais fabricantes não fazem essa sacanagem.

O nome disso é OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. Aceite isso. Seria muito mais honesto se a empresa colocasse no manual que o tempo de vida da bateria seria a metade do tempo que deveria ser.

Não tente defender o indefensável
Leonardo Caldas
Ao invés de se perguntar se o usuário prefere o aparelho um pouco mais lento ou desligando inesperadamente você deveria estar se perguntando é se o usuário não deveria ser esclarecido pela empresa desde o início sobre esses procedimentos que ela vem usando, ao invés de perceber a lentidão no aparelho, atribui-la a uma suposta (e incorreta, como fica claro na matéria) obsolescência e acabar se decidindo por comprar outro, ao invés de ter ter todas as informações claras para poder se decidir sobre o que seria melhor para ele.

Se isso ficar provado, trata-se do tipo de comportamento desonesto que deveria afastar clientes de empresas.

Mas como é Apple, né...
Rod
Cadê os dados?
Velociround
O artigo estrangeiro foi publicado antes. Ambas publicações são mais antigas do que o artigo do Technoblog, e a versão do iOS é mais antiga ainda.

Published Date: Nov 29, 2017
Rodrigo Nonato
Viu a data de publicação? HAHAHA
Felipe Insfran
Farei isso! Já estou pesquisando alguns lugares... a autorizada cobra caríssimo.
Comentário Mil Grau℗
Isso acontece tmb com celulares Android, viu! O tanto de gente que fala que o celular ficou mais lento dps da atualização não está para brincadeira.
Comentário Mil Grau?
Isso acontece tmb com celulares Android, viu! O tanto de gente que fala que o celular ficou mais lento dps da atualização não está para brincadeira.
Comentário Mil Grau℗
O problema de vc trocar de bateria aqui no Brasil é o preço que os caras cobram nela + manutenção. No AliExpress vc precisa ser mt expert para conseguir comprar uma bateria boa para o seu celular, pq existem várias genéricas de baixa qualidade por lá, msm coisa no eBay principalmente agora que os Chinas migraram pra lá.Estou buscando meu Axon 7 amanhã e em Janeiro estarei pegando um iPhone 5S apenas para trabalho e por conta do aparelho ser pequeno (é bom pra mexer em lugares perigosos pq chama menos atenção) e a primeira coisa que farei é a trocar da bateria ou falar para o Vendedor se ela foi trocada.
Comentário Mil Grau?
O problema de vc trocar de bateria aqui no Brasil é o preço que os caras cobram nela + manutenção. No AliExpress vc precisa ser mt expert para conseguir comprar uma bateria boa para o seu celular, pq existem várias genéricas de baixa qualidade por lá, msm coisa no eBay principalmente agora que os Chinas migraram pra lá.

Estou buscando meu Axon 7 amanhã e em Janeiro estarei pegando um iPhone 5S apenas para trabalho e por conta do aparelho ser pequeno (é bom pra mexer em lugares perigosos pq chama menos atenção) e a primeira coisa que farei é a trocar da bateria ou falar para o Vendedor se ela foi trocada.
Filipe Espósito
Que eu saiba, original só na Apple (por mais que outras lojas digam que tenham a original). Eles cobram R$450 para fazer a troca, independente do modelo do iPhone. Na Apple Store de SP ou RJ fazem o reparo na hora, em demais localidades você precisa enviar o aparelho para eles por meio de Correios ou de uma autorizada (e aí deve levar até 1 semana pra receber o aparelho com a bateria nova).
Comentário Mil Grau℗
Troca essa bateria cara, tenho ctza que dps que vc trocá-la o aparleho vai voltar a ser o msm quando vc comprou ele.
Comentário Mil Grau?
Troca essa bateria cara, tenho ctza que dps que vc trocá-la o aparleho vai voltar a ser o msm quando vc comprou ele.
Abraão Caldas
A resposta é simples, você quer que o celular desligue inesperadamente ou que ele fique u m poucou mais lento?
Só colocar essa opção nas configurações e pronto.
Daniel Ribeiro
Uia! Não sabia.
Velociround
Há um aviso: https://support.apple.com/pt-br/HT207453
Velociround
https://support.apple.com/pt-br/HT207453
Velociround
A Apple troca a bateria de graça durante o período da garantia se ela estiver com mais de 1000 ciclos (acho que por ano) ou menos de 80% da capacidade.

Fora do período da garantia precisa pagar pra trocar, mas eles fazem negócios excelentes para os usuários mesmo assim (eu troquei a bateria de um Mac após 3 anos de uso e foi um serviço fantástico que saiu bem mais barato pra mim do que trocar as peças por conta própria. Eu nem sabia que dava pra trocar, que já estava nas condições pra fazer isso, e nem estava pensando em fazer isso, mas saiu tão em conta que eu preferi pagar)
Maxnoob
Ás vezes defender algo que a gente gosta pode ser saudável. Mas deixa de ser saudável e se torna prejudicial ao ser, quando passa de uma verdade absoluta a uma "lenda".
Marsupial radical
Tem coisas que é igual uma lei que obriga alguém a doar dinheiro mensalmente:

Se não existir algo obrigando a fazer, ninguém faz.
Rodrigo_dm
Exato. Por isso gostaria de saber onde comprar uma bateria original ou de uma fabricante confiável, pra eu mesmo trocar.
Rodrigo Brandão Ferreira
Exato. Por isso gostaria de saber onde comprar uma bateria original ou de uma fabricante confiável, pra eu mesmo trocar.
Rodrigo_dm
Se não tô enganado é esse valor na Apple ou autorizadas. Por isso perguntei sobre outro local que venda boas baterias pra eu mesmo trocar.
Rodrigo Brandão Ferreira
Se não tô enganado é esse valor na Apple ou autorizadas. Por isso perguntei sobre outro local que venda boas baterias pra eu mesmo trocar.
Zanac_Compile
Acho que essa lenda não colou, dá uma olha nos comentários, fora alguns outros no mesmo teor do teu, só ficou o povo conversando concordando que fica lento.
Daniel Ribeiro
Eu tenho um iPad Retina (o primeiro Retina, terceira geração do iPad). Como uso muito pouco, a bateria dele ainda está como nova... Dura muito. Porém ele está extremamente lento. Eu desliguei tudo o que era possível (Atualizações em Segundo Plano, Animações da Tela, Bluetooth e Airdrop), desinstalei quase todos os Apps, e apesar de ter melhorado, ainda está bem ruim. Até para assistir videos no Youtube ele é lento, dá para ver que os vídeos tem lag e dropam frames.

Não acho que neste caso a bateria seja uma desculpa - o iPad tem uma bateria ENOOOORME e consegue alimentar ele com folga. Eu acredito sim na obsolescencia programada... Tudo bem, o negócio tem 5 anos... Mas acho que ele deveria ser tão rápido quanto era quando saiu da caixa.
Vanderlei Gomes Fotografia
450 conto numa bateria?
Rodrigo_dm
Só em casos de falha de produção sim ou falhas diversas apontadas justamente pelo software de diagnóstico deles.Mas acho estranho uma bateria com 10% de desgaste produzir uma lentidão tão grande no CPU, forçando o sistema a capar o desempenho do dispositivo.
Filipe Espósito
Na garantia eles só trocam se a degradação da bateria estiver muito alta, ou se for algum problema grave (tipo um curto, bateria inchada, etc).
Rodrigo Brandão Ferreira
Só em casos de falha de produção sim ou falhas diversas apontadas justamente pelo software de diagnóstico deles.
Mas acho estranho uma bateria com 10% de desgaste produzir uma lentidão tão grande no CPU, forçando o sistema a capar o desempenho do dispositivo.
Carlos Eduardo Fantin
Mas essa troca gratuita é devido a um problema do 6S (Em algumas produções) né? Eu me lembro de ter lido isso...

A Apple não faz trocas de baterias por desgaste exceto em casos específicos assim, ou faz?
Filipe Espósito
Sim, o teste mostra justamente isso. Ao trocar a bateria e rodar o Geekbench de novo, a pontuação volta ao normal do aparelho. O problema no caso é a Apple não avisar ao usuário que há essa redução no desempenho por conta da bateria ruim. A pessoa pensa que o celular não tem mais solução e acaba comprando outro ao invés de pagar menos na bateria.
Rodrigo_dm
Troca gratuita... isso.Se não, terei que pagar R$450,00, se não estou enganado. Daí queria saber onde comprar bateria original ou de uma boa fabricante para eu mesmo trocá-la.
Rodrigo Brandão Ferreira
Troca gratuita... isso.
Se não, terei que pagar R$450,00, se não estou enganado. Daí queria saber onde comprar bateria original ou de uma boa fabricante para eu mesmo trocá-la.
Daniel Ribeiro
Se o Smartphone consegue medir a bateria com tanta exatidão a ponto de conseguir - por software - limitar o desempenho do processador, porque a Apple não coloca esse "indicador" na tela da bateria dentro do App "Ajustes" ?

Seria bem mais simples, se lá houvesse um aviso: "A bateria do iPhone tem 70% da capacidade original e por isso o iOS está otimizando o desempenho do aparelho".

Transparência nessa hora cairia bem. Poderia até ter dados mais técnicos, como a resistência interna da bateria, temperatura e tensão atual.
Antonio Araújo
Ta faltando estudos na área, mas os usuários já sentem isso.
Na area de games é pior!

Só ver gta v e the last of us rodando num ps3 de forma deliciosa, aquilo foi um puta empenho, sem mimi de limitação de hardware.

E nos PCs ta foda! Corei7 de 4 geração levando paulada no novo Assasins origin enquanto no Unity roda perfeitamente leve.
Mickão
É verdade, ele esquenta bem dependendo da situação de uso. Esse processador é excelente pra desempenho (até hoje consigo rodar jogos atuais bem pesados com gráficos bastante decentes), porém o consumo energético é absurdo e há incompatibilidade com uma série de aplicações devido à arquitetura.
Mickey Sigrist
É verdade, ele esquenta bem dependendo da situação de uso. Esse processador é excelente pra desempenho (até hoje consigo rodar jogos atuais bem pesados com gráficos bastante decentes), porém o consumo energético é absurdo e há incompatibilidade com uma série de aplicações devido à arquitetura.
mord4z
O nome disso é obsolescência forçada, e olha, pode parecer teoria da conspiração o que vou falar, mas percebi este comportamento nos meus androids também, e não é de hoje.
UserLost
Isso mudou no iOS 10.2.1: https://support.apple.com/e...
Lostguybrazil
Isso mudou no iOS 10.2.1: https://support.apple.com/en-us/HT207453
rocarmo
A pergunta que precisa ser respondida é: o poder de processamento é reduzido devido ao estado da bateria: sim ou não?

Se sim, OK. Substituia a bateria e tenha 100% do seu smartphone de volta.
Se não, duas palavras: obsolescência programada.

De qualquer forma, caso a resposta da pergunta anterior seja sim, o sistema deveria trazer uma mensagem como "O poder de processamento do seu iPhone está reduzido devido ao estado da bateria. Avalie a substituição do componente em uma autorizada Apple."

Simples e objetivo. Sem causar polêmica ou dor de cabeça.
pedroca
4 anos usando a msm bateria vc quer oq? ja passou da hora de trocar
Carlos Eduardo Fantin
Elegível pra troca.... gratuita né?

Por que se eu chegar na Apple Store do Morumbi com uma bateria com 100% de capacidade e pagar pela troca, eles trocam.
Rodrigo_dm
E onde acho uma bateria original ou de boa fabricante pro iPhone 6S?A apple não troca porque a ferramenta de diagnóstico deles acusa que a bateria está com 90% da capacidade ainda, não sendo elegível para troca.No entanto, meu aparelho está apresentando alguns engasgos e os scores do geekbench 4 caíram bastante. Principalmente, se realizo os teste com menos de 50% de bateria.
Rodrigo Brandão Ferreira
E onde acho uma bateria original ou de boa fabricante pro iPhone 6S?
A apple não troca porque a ferramenta de diagnóstico deles acusa que a bateria está com 90% da capacidade ainda, não sendo elegível para troca.
No entanto, meu aparelho está apresentando alguns engasgos e os scores do geekbench 4 caíram bastante. Principalmente, se realizo os teste com menos de 50% de bateria.
André Silva
É uma feature do sistema! Nothing to worry about!
betacaroteno
[mode ironic on]"Mas, Paulo, o iPhone não tem bugs! Os usuários é q não sabem usar!" [mode ironic off]
Renan Maia Fernandes
Normalmente não é por quentão energética em Androids e até iPhones, mas pela temperatura que ele está, mas existe essa questão de fornecimento de energia também, mas no seu caso, Zenfone 2 tem processador Intel x86, ele era bem problemático nos 2 quesitos, então não era só impressão, existia isso sim.
Douglas Souza Luz
Acho que o problema ai é a Apple nao avisar diretamente o usuário e sugerir a troca da bateria. Mas sabemos que a real intenção é vender mais e mais iphones ao longo dos anos. Fazer o que.
Mickão
Sobre esse problema de "desligar inesperadamente" devido ao alto consumo pelo processador, tenho a impressão de já ter visto isso em alguns androids. Meu Zenfone 2 apresentava esse tipo de problema e substitui a bateria por uma nova (original). Após a substituição o aparelho voltou a ter desempenho semelhante a quando era novo e o desligamento súbito nunca mais aconteceu. Ou é só uma impressão minha ou isso faz sentido não só para os iPhones mas para vários outros gadgets.
Mickey Sigrist
Sobre esse problema de "desligar inesperadamente" devido ao alto consumo pelo processador, tenho a impressão de já ter visto isso em alguns androids. Meu Zenfone 2 apresentava esse tipo de problema e substitui a bateria por uma nova (original). Após a substituição o aparelho voltou a ter desempenho semelhante a quando era novo e o desligamento súbito nunca mais aconteceu. Ou é só uma impressão minha ou isso faz sentido não só para os iPhones mas para vários outros gadgets.
Jonas S. Marques
A única coisa que me chateia nessa história é que vai vir gente aqui defender a empresa.
Porque obviamente reduzir pela metade o processamento do aparelho parece sensato.
E a gente que odiou a Sony em 2015 com o Snapdragon 810 por reduzir em 20 % a performance.
Exibir mais comentários