Início » Celular » Celular roubado? Como rastrear e localizar seu aparelho

Celular roubado? Como rastrear e localizar seu aparelho

Android pode ser rastreado pelo Google/endereço do Gmail, e iPhone, pelo iCloud

Por
2 anos atrás

Nós já mostramos aqui que, quando você não tem mais esperanças que não vai achar seu celular roubado, você deve bloquear o IMEI do aparelho na operadora. Dessa forma, o celular não vai conseguir se conectar a nenhuma operadora e o roubo será praticamente inútil.

Porém, caso você queira recuperar o aparelho, existe outra tentativa antes do bloqueio de fato. Hoje, a maioria dos celulares Android e iPhone têm ferramentas nativas para rastreio que permitem localizar o aparelho. Veja como utilizá-las a seu favor.

Android

No Android, quem faz o trabalho sujo é o Gerenciador de Dispositivos, do Google. No site google.com/android/devicemanager, você consegue ver a localização do aparelho, caso tenha ativado o serviço no aparelho. Saiba mais sobre o Gerenciador de Dispositivos aqui.

Dica: Se você ainda estiver com o celular, tenha certeza que ele está ativado em Configurações > Google > Segurança > Encontrar Meu Dispositivo.

Quando você abre o Gerenciador de Dispositivos na web, tem acesso a três opções:

  • Reproduzir som, que faz o aparelho tocar um som bem alto por cinco minutos, mesmo se ele estiver em modo silencioso;
  • Bloquear, que deixa-o bloqueado com uma. senha até você conseguir achar o dispositivo; ou
  • Limpar, quando não há mais esperanças de encontrar o aparelho e você quer apagar o conteúdo. Depois de utilizar esta opção, não será mais possível localizá-lo pelo Gerenciador de Dispositivos.

Vale lembrar que, para localizar o seu celular, é necessário que ele esteja conectado à internet para receber comandos do Gerenciador de Dispositivos. Caso você não tenha 3G ou 4G ativos, é bom torcer para que ele se conecte automaticamente à uma rede Wi-Fi.

iPhone ou iPad

Nos dispositivos com iOS, a opção é o conhecido Buscar meu iPhone, que tem funcionamento semelhante ao Gerenciador de Dispositivos. Normalmente, ele vem ativado se você fez login com uma conta do iCloud no iOS; saiba mais sobre o Buscar iPhone aqui.

Dica: Se você ainda estiver com o celular, tenha certeza que ele está ativado em Ajustes > [Seu nome] > [Seu iPhone] > Buscar iPhone.

Para abrir o Buscar meu iPhone, entre em icloud.com/#find e faça login com os seus dados do ID Apple (login e senha). A localização do dispositivo deve aparecer automaticamente. Basta clicar no ícone de (i) para ter acesso a três opções:

  • Tocar som: faz o celular tocar para, caso ele tenha sido perdido, você conseguir encontrá-lo;
  • Modo perdido: entra em um modo que sinaliza que o celular foi roubado. Neste modo, o acesso ao iPhone é bloqueado e ele envia a localização automaticamente, além de mostrar um histórico de onde o celular está. Você também pode exibir alguma mensagem na tela de bloqueio;
  • Apagar iPhone: quando não há mais esperanças de encontrar o iPhone, é possível usar esta opção para apagar o seu conteúdo e deixar o celular bloqueado. Depois de apagado, não é possível mais encontrá-lo no Buscar meu iPhone.

Quando o iPhone entra em modo perdido ou é apagado, ele entra em um modo que a Apple chama de Bloqueio de Ativação. Quando apagado, por razões de segurança, o celular é bloqueado remotamente e só pode ser acessado com o login e senha do iCloud que estavam definidos anteriormente. Saiba mais sobre o Bloqueio de Ativação aqui.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.