Início » Antivírus e Segurança » Estados Unidos culpam Coreia do Norte por ataque do WannaCry

Estados Unidos culpam Coreia do Norte por ataque do WannaCry

Emerson Alecrim Por

Um dos fatos que marcaram 2017 certamente foi a disseminação do WannaCry no meio do ano. O ransomware paralisou computadores de hospitais, bancos, operadoras de telefonia e diversas outras organizações de cerca de 150 países. Meses depois, o assunto vem à tona novamente: o governo dos Estados Unidos concluiu oficialmente que a Coreia do Norte foi responsável pelo ataque.

ransomware

Suspeitas sobre o envolvimento do país liderado pelo ditador Kim Jong-un surgiram apenas alguns dias depois da disseminação do WannaCry. Especialistas em segurança de companhias como Google e Symantec analisaram o código-fonte de uma versão preliminar do ransomware e encontraram características que remetem a malwares usados nos ataques à Sony Pictures em 2014 e ao Banco Central de Bangladesh em 2016.

Esses e outros ataques de menor porte foram atribuídos aos hackers do Lazarus Group, que têm fortes ligações com a Coreia do Norte. Após meses de investigação, autoridades norte-americanas concluíram que o grupo também foi responsável pelo WannaCry.

Ao Wall Street Journal, Thomas P. Bossert, assessor de segurança do governo Trump, disse que "o ataque teve alcance internacional, custou milhões de dólares e que a Coreia do Norte é diretamente responsável". Ele afirma ainda que a Casa Branca tem evidências do envolvimento do país e que autoridades de outras nações, assim como companhias de tecnologia, chegaram à mesma conclusão, dando como exemplo o governo do Reino Unido e a Microsoft.

WannaCry se espalhou rapidamente pelo mundo

Nenhum indivíduo específico foi indiciado formalmente pelo ataque perpetrado a partir do WannaCry. A atribuição de culpa à Coreia do Norte como um todo é vista como uma forma de os Estados Unidos exercerem mais pressão sobre o governo de Kim Jong-un e de, indiretamente, motivarem governos de outros países e organizações privadas a adotarem medidas conjuntas para prevenir ações semelhantes.

A Casa Branca deve publicar um comunicado oficial a respeito do assunto ainda nesta terça-feira (19).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

???????Feripe Hatsune?
Ahhh é mesmo EUA?
Então porque a EUROPA foi a mais afetada e não os americanos? Se fosse assim, o gordinho atacaria a "nação mais rica do mundo".
Quem não garante que um Ctrl-C + Ctrl-V no código não tenha ocorrido?
Lucas Santos
VaiChorar?
Molinex
Tem pedaços de código que remetem ao grupo...
Até aí não prova muita coisa. Afinal quem não copia código?
Quem não curte, e não é adepto da famosa linguagem Ctrl+C++ (copie o maximo que você puder)?
Criar do zero é muito dificil, é mais facil ser um script kid (e ainda assim é dificil)...
O que me faz pensar, que as vezes, pode ser até um moleque americano mesmo, procurando "hacks" na deep web, e que acabou nisso aí, vai saber...
Mas já que deu problema, e ficamos vulneráveis, vamos aproveitar e culpar os inimigos. Wanna cry, é culpa do menino foguete, e o maninho que usa office pirata e foi hackeado é culpa da kaspersky e dos russos...
CtbaBr©
Pô, mas ai é muita hipocrisia, continuando assim perderão totalmente a credibilidade!
ʞǝʌǝɥs
o negócio lá é assim: ou a culpa é dos russos ou é do gordinho
Jose X.
o negócio lá é assim: ou a culpa é dos russos ou é do gordinho
Ed. Blake
Mais um episódio dessa briga de cachorros latindo atrás do portão.