Seagate

Os fabricantes passaram os últimos anos travando batalhas para lançar o HD com mais capacidade de armazenamento do mercado, mas pouca coisa foi feita em prol da performance. A Seagate quer mudar esse cenário: a companhia trabalha em uma tecnologia que permitirá que os novos HDs da marca tenham até o dobro de desempenho na comparação com os atuais.

A Seagate chama a tecnologia de Multi Actuator, nome que descreve com exatidão a ideia. Para entendê-la, é importante lembrar que os HDs são formados por discos (ou pratos) cujos dados são lidos e gravados a partir de cabeçotes que ficam na ponta de um componente chamado braço. O braço é movimentado por um atuador que contém uma espécie de bobina induzida por imãs.

Determinadas linhas de HDs da própria Seagate têm, por exemplo, oito pratos e 16 cabeçotes. O problema é que todos são controlados pelo mesmo braço, ou seja, se movem ao mesmo tempo. A ideia da companhia é criar dois conjuntos de braços e atuadores, cada um atuando de maneira independente.

Perceba como a ideia é interessante: cada braço tem oito cabeçotes e, por serem independentes, permitem que o HD lide com dois comandos ao mesmo tempo. Um braço pode, por exemplo, conduzir operações de escrita ao mesmo tempo em que o outro faz leituras. Ou, então, ambos podem trabalhar em operações de gravação para acelerar o armazenamento de dados numa espécie de RAID 0, só que em uma única unidade.

Multi Actuator

Não é uma ideia nova. A Seagate já teve HDs com mais de um atuador, mas eles não eram economicamente viáveis. Agora será diferente? Aparentemente, sim. Ainda não há detalhes porque a tecnologia está em desenvolvimento, mas a companhia liberou uma imagem que indica que os dois atuadores serão mantidos na mesma base de suporte em vez de contarem com estruturas individuais. Essa abordagem indica uma preocupação com o uso reduzido de componentes.

Informações precisas sobre ganho de desempenho, consumo de energia (provavelmente vai aumentar) e data de lançamento das primeiras unidades com a tecnologia não foram reveladas. A Seagate fala apenas em disponibilidade em um “futuro próximo” e explica que a primeira geração será baseada em dois atuadores, sugerindo que, mais para frente, poderá haver HDs com mais.

A única certeza, por ora, é que a nova tecnologia trará mais desempenho, mas não ao ponto de bater a velocidade dos SSDs. Apesar disso, a Seagate acredita que, junto com tecnologias como o HAMR, os novos HDs serão bem aceitos em datacenters, por exemplo.

Com informações: Tom’s Hardware

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados