Os fabricantes passaram os últimos anos travando batalhas para lançar o HD com mais capacidade de armazenamento do mercado, mas pouca coisa foi feita em prol da performance. A Seagate quer mudar esse cenário: a companhia trabalha em uma tecnologia que permitirá que os novos HDs da marca tenham até o dobro de desempenho na comparação com os atuais.

Seagate

A Seagate chama a tecnologia de Multi Actuator, nome que descreve com exatidão a ideia. Para entendê-la, é importante lembrar que os HDs são formados por discos (ou pratos) cujos dados são lidos e gravados a partir de cabeçotes que ficam na ponta de um componente chamado braço. O braço é movimentado por um atuador que contém uma espécie de bobina induzida por imãs.

Determinadas linhas de HDs da própria Seagate têm, por exemplo, oito pratos e 16 cabeçotes. O problema é que todos são controlados pelo mesmo braço, ou seja, se movem ao mesmo tempo. A ideia da companhia é criar dois conjuntos de braços e atuadores, cada um atuando de maneira independente.

Perceba como a ideia é interessante: cada braço tem oito cabeçotes e, por serem independentes, permitem que o HD lide com dois comandos ao mesmo tempo. Um braço pode, por exemplo, conduzir operações de escrita ao mesmo tempo em que o outro faz leituras. Ou, então, ambos podem trabalhar em operações de gravação para acelerar o armazenamento de dados numa espécie de RAID 0, só que em uma única unidade.

Multi Actuator

Não é uma ideia nova. A Seagate já teve HDs com mais de um atuador, mas eles não eram economicamente viáveis. Agora será diferente? Aparentemente, sim. Ainda não há detalhes porque a tecnologia está em desenvolvimento, mas a companhia liberou uma imagem que indica que os dois atuadores serão mantidos na mesma base de suporte em vez de contarem com estruturas individuais. Essa abordagem indica uma preocupação com o uso reduzido de componentes.

Informações precisas sobre ganho de desempenho, consumo de energia (provavelmente vai aumentar) e data de lançamento das primeiras unidades com a tecnologia não foram reveladas. A Seagate fala apenas em disponibilidade em um “futuro próximo” e explica que a primeira geração será baseada em dois atuadores, sugerindo que, mais para frente, poderá haver HDs com mais.

A única certeza, por ora, é que a nova tecnologia trará mais desempenho, mas não ao ponto de bater a velocidade dos SSDs. Apesar disso, a Seagate acredita que, junto com tecnologias como o HAMR, os novos HDs serão bem aceitos em datacenters, por exemplo.

Com informações: Tom’s Hardware

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fred
No caso da Seagate, o único desempenho que realmente merece e precisa ser melhorado é o MTBF...
André Gualberto
A maior vantagem no lançamento desse produto é a redução do preço concorrente SSD.
Gaba
Né nao fi... aqui na Holanda tbm é mais caro... a diferenca de HDD pra SSD é geralmente em torno de €100 ou mais, o que para os padroes daqui é bastante grana.
Wellington Gabriel de Borba
Tem um híbrido, mas só tem 8 GB.
Molinex
Verdade... Mas SSD ainda tá relativamente no começo, então a situação tende a melhorar... E pra falar a verdade, ter 80% a menos de espaço não me incomoda. Ainda guardo meus arquivos no HD. O problema é ser 80% mais caro
Trovalds
Não acredito que essa tecnologia vá chegar pro consumidor final.
robsonc
Com 80% menos espaço e 80% mais preço. Não que eu ache ruim, não vivo sem, mas mais tecnologia é sempre bem vindo, pois ainda não vivo sem um HDD também.
João

Mas o custo por GB de SSD é bem maior que de HD em todo o mundo de qlqr forma.

Joaomanoel
Mas o custo por GB de SSD é bem maior que de HD em todo o mundo de qlqr forma.
Alexandre Roberto

Depois que disponibilizaram BMW e Mercedes a preços acessíveis não adiantava mais a GM querer modernizar o opala.......é praticamente a mesma situação

Alexandre Marchetti
Depois que disponibilizaram BMW e Mercedes a preços acessíveis não adiantava mais a GM querer modernizar o opala.......é praticamente a mesma situação
Robert Rey
Ela deveria desenvolver uma tecnologia para que os HD's dela falhassem duas vezes menos
johndoe1981

Mas SSD só é caro aqui na Banânia mesmo.

Cássio Amaral
Mas SSD só é caro aqui na Banânia mesmo.
Molinex
Já inventaram uma solução para dobrar a velocidade no armazenamento... Chama SSD
Exibir mais comentários