O ano está acabando e as empresas de tecnologia arranjaram um tempo extra para suas rivalidades. Depois da briga Amazon vs. Google — que está sendo resolvida aos poucos — temos uma pequena disputa entre Microsoft e Google.

Nesta terça-feira (19), o Google publicou um aplicativo do Chrome na loja do Windows 10. Ele basicamente abria o endereço google.com/chrome dentro de uma janela, oferecendo um link para baixar o navegador.

O app era só isso.

Horas depois, a Microsoft removeu o app, dizendo que ele “viola nossas políticas” porque não “fornece um valor único e distinto”. Em comunicado, a empresa arremata: “convidamos o Google a criar um navegador que seja compatível com nossas políticas para a Microsoft Store”.

Se os usuários podem abrir o Edge para baixar o navegador do Google, por que oferecer um app separado? A ideia, segundo o The Verge, era combater apps enganosos com logotipo e nome muito semelhantes ao Chrome — só que isso não procede.

Estes são os resultados da Microsoft Store americana quando você busca por “chrome” em um PC:

Sim, fazendo a busca em um Windows Phone, você encontrará resultados como o “GoGo Chome”. Mas o app do Google só podia ser instalado em PCs — e portanto não resolvia o problema que aparentemente estava combatendo.

Por que o Google não faz um navegador para a Microsoft Store? Como explicamos por aqui, uma regra da loja exige que navegadores usem motores para HTML e JavaScript do próprio Windows 10. Enquanto isso, o Chrome tem sua própria engine, chamada Blink.

É improvável que o Google mantenha duas versões do seu navegador, uma tradicional com Blink, e outra com EdgeHTML. Isso significa que usuários do Windows 10 S — restritos a instalar apps da loja — não terão acesso ao Chrome tão cedo.

O Google tem um histórico de não apoiar iniciativas da Microsoft: eles não levaram seus serviços para o Windows Phone, e barraram um app não-oficial do YouTube para a plataforma.

Com informações: The Verge, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ludo Final

O Windows 10S não é capado? Era? Como diz Regina Duarte: eu tenho medo. Se for capado pra ficar leve, é igual o medo dela: perfeitamente justificado.

Ludo Final

Deveria ser o melhor pra rodar vídeos, pois afinal, é da mesma dona do YouTube.

Ludo Final

Não só no Edge. Aparece em outros navegadores. Não é algo comum hoje em dia, mas algumas vezes aparece. Ao menos no Waterfox tá bem raro aparecer isso. No meu caso, aparecia na págia inicial do Google. Não chega a ser algo de outro mundo, mas acontece, isso me incomoda. Já usei tudo que é navegador e a maioria bem de boas. Em resumo, eu só não gosto de IE(PC) e Chrome e... não tem como eu gostar.

Ludo Final

No final das contas é sim, foi a Microsoft que matou os OS dos Lumias, mas isso não exime a parcela de culpa da Google. A Microsoft, repito, é maior culpada, por nos abondanar e ***** e andar pros usuários.

Carlos Custódio
o Google chrome é rápido mas porque que péca em vidios de alta definição no youtube 1080p 1400p não roda mesmo com os vidios carregados fica travando e ainda entra toda hora nos outros navegadores si oferecendo para baixar tem qui fica clicando toda hora para tirar esti anuncio chato
Rubens Dos Santos Filho
Um app que serve apenas de link, bloqueia mesmo!
Luandersonn Airton
Verdade. Mas o Google até bloqueia (ou bloqueou) acesso a páginas que não seja o Google Chrome. Até o hoje o Gmail off-line só funciona no Google Chrome, e foi prometido funcionar nos outros navegadores.
Fernando Val
Ah! Ia esquecendo: eu nunca havia entrado no YouTube com o Edge. E mesmo assim não apareceu.
Fernando Val
Pois é. A MS também recomenda que você use o Edge para navegar em algumas de suas páginas. https://uploads.disquscdn.com/images/129db9f65d2560d7e2bbc1d97def983f0adab55f32f1a548a6995b5ca2a90b58.png
antônio
Ops LKKKKK acho que eu me expressei de maneira confusa. Meu ponto era que o fato de o Spotify ser um webapp não faz ele quebrar as políticas, porque - diferentemente desse troço do Google - ele não é só um wrapper de uma página qualquer. Mas sim, concordo completamente contigo.
Fernando Val
Com toda certeza você não entendeu nada do que eu disse. Vou tentar explicar pra ver se você entende que há bugs que o DESENVOLVEDOR tem de enfrentar e que o USUÁRIO FINAL nunca vai ficar sabendo porque só acontece no ambiente de desenvolvimento (motivo pelo qual eu disse "só quem desenvolve sites e aplicativos web conhece"). Durante o processo de confecção de uma aplicação para internet (na qual sites podem ser categorizados), o DESENVOLVEDOR precisa acessar/testar aquilo que ele está fazendo. Muitos desenvolvedores utilizam sistemas de virtualização para simular o servidor web em seu próprio computador, como Vagrant, Docker, VirtualBox, VMWare, Hyper-V, etc. Ocorre que o Edge simplesmente não acessa as aplicações hospedadas nesses sistemas de virtualização.
Luandersonn Airton
Aparece quando abre pela primeira vez. https://uploads.disquscdn.com/images/4f8baa0e37e96930ce656b405baec8e8e2319d088a7d1bba7622c353eba110ad.png
Luís Felipe
As vezes o problema está no site é não no navegador! Agora como um usuário leigo vai saber ? Pois é! vai por a culpa no navegador...
Hélio Márcio Matos dos Santos
Atitude correta da Microsoft. App inútil.
Victor Serrão
Eu tinha um Lumia 1320 que caiu e espatifou a tela. Abandonei a plataforma no final das contas porque não havia substituto no mercado.
Exibir mais comentários