Início » Legislação » Comissão Europeia decide que Uber é serviço de transporte, não empresa de tecnologia

Comissão Europeia decide que Uber é serviço de transporte, não empresa de tecnologia

Paulo Higa Por

O Uber nunca se declarou oficialmente como uma empresa de transporte: eles se posicionam como uma empresa de tecnologia que desenvolve um aplicativo para conectar usuários e motoristas. Mas a Comissão Europeia discorda: a corte mais alta do velho continente decidiu que o Uber é, sim, um serviço de táxi.

Vendo de fora, isso não parece fazer muita diferença, mas existe a possibilidade de que o Uber seja obrigado a seguir regras mais rígidas, voltadas para serviços de transporte. Ainda assim, a empresa afirma ao Engadget que “essa decisão não vai mudar as coisas na maioria dos países da União Europeia onde já operamos seguindo as leis de transporte”.

A Comissão Europeia defende que “o serviço oferecido pelo Uber é mais do que um serviço de intermediação que consiste em conectar, por meio de um aplicativo de smartphone, um motorista não profissional dirigindo seu próprio veículo com uma pessoa que deseja fazer uma viagem urbana”. O aplicativo seria “indispensável” para ambas as partes.

A decisão é resultado de um processo movido em 2014 por um grupo chamado Elite Taxi, de Barcelona. Eles alegavam que o Uber era uma concorrência desleal, principalmente com o uberPOP (uma modalidade de baixo custo equivalente ao uberX), que permitia a participação de motoristas não profissionais.

Na Europa, o Uber é proibido em muitas regiões. Em Londres, a empresa perdeu a licença para operar devido a “falta de responsabilidade corporativa”. Na Dinamarca, o Uber decidiu encerrar suas operações após a aprovação de regras mais rígidas. Além disso, o serviço de transporte enfrenta disputas judiciais na Espanha, Itália, Grécia e França.

O Uber não pode recorrer da decisão da Corte Europeia. Agora, como se a vida da empresa não estivesse difícil o suficiente por lá, a companhia deverá enfrentar uma regulamentação mais rígida nos 28 estados-membros da União Europeia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .
sai do rj mininuuuuu
zoiuduu .
tomara que nao descubram sobre o blablacar
Maria Santa
A FCC, o consórcio internet (a que gerencia a www), a ONU... é...
Maria Santa
coisa que provavelmente não ocorreria em um Uber "Bala perdida feriu nadadora no México a bordo do Uber" - http://www.huffingtonpost.com.mx/2017/02/01/bala-perdida-hirio-a-nadadora-a-bordo-de-uber-pgj-investiga_a_21704987/ E se pesquisar, acha até que fácil casos onde motoristas e passageiros são alvos de assaltos ou bala perdida...
Maria Santa
Ahhhh, a visão de quem é apaixonadamente cego por algo. A paixão dele pode pisar em cima, pode lhe fazer mal, ele vai lá se declarar sem remorsos...
Maria Santa
Depende. Se o iFood se responsabilizar pela qualidade do alimento...
Maria Santa
Mas existiu. Na Deep Web. E se pagava com Bitcoins... E era falso :V https://motherboard.vice.com/pt_br/article/mg9q38/este-site-de-assassinos-de-aluguel-e-o-mais-elaborado-golpe-da-deep-web
Douglas Baião
Bom, eu já levei bala perdida no ônibus, coisa que provavelmente não ocorreria em um Uber.
Marcelo Pietro
Não sei qual a maior referência para a humanidade.Minha analogia,ou você dizer que o Uber veio literalmente para salva vidas.Sabe o significado da palavra literalmente? Não confunda Uber com ambulância.
Douglas Baião
Super conveniente comparar transporte com assassinato pra sustentar um argumento, parabéns pela analogia diferenciada e referência para a humanidade.
Fabio Nakagawa
União Europeia é a pior desgraça do ocidente, um bando de burocratas NÃO ELEITOS decidindo a vida de milhões e milhões de pessoas de países distintos. É o famoso governo mundial que a galera gosta de chamar de "teoria da conspiração" risos
C. Herrera
Ai, ai... era uma anedota, amigo, nada além de uma anedota.
Marcelo Pietro
É um "pouco" mais complexo colega. https://help.uber.com/pt_BR/h/7b67ce41-8e63-49a8-870d-dc2be97c3631 Já pensou se a moda pega e o banco Inter passa a se declarar como uma empresa de tecnologia e não mais uma instituição financeira.Quantas regulamentações eles deixariam de seguir,colocando os clientes em risco.
Trovalds
Agora falando sério.Uber é sim empresa de transporte.Ela cobra pelo transporte e depois paga o motorista. E os pagamentos em dinheiro que você faz direto ao motorista e depois ele (motorista) quem se encarrega de fazer o acerto dos 30% que o Uber tem direito?
Renan
Não é ruim que exista taxista nem que exista Uber. Ruim é o excesso de burocracia que existe para prestar serviço de transporte individual. Antes de serviços como Uber, só podia prestar esse serviço quem conseguisse autorização do Estado para trabalhar. Por outro lado, se existem regras para um taxista trabalhar, é concorrência desleal que motoristas de Uber não precisem seguir essas mesmas regras, tendo em vista que o serviço prestado é essencialmente o mesmo. Motorista de Uber é um taxista com aplicativo. O mercado deveria ser mais aberto para transporte coletivo também. Qual é o problema de alguém usar sua própria van e fazer o mesmo percurso dos ônibus municipais cobrando a mesma tarifa oficial? Ou até cobrar mais caro se ele oferecer serviços adicionais. Os passageiros em pontos de ônibus lotados agradeceriam.
Exibir mais comentários