Parece que a Apple está interessada em apps universais, assim como a Microsoft. Segundo a Bloomberg, desenvolvedores poderão criar um único aplicativo que funciona com a touchscreen do iPhone, ou com o trackpad e teclado dos Macs.

O projeto tem codinome "Marzipan" e deve ser revelado no ano que vem, durante a conferência WWDC, para aparecer no iOS 12 e macOS 10.14.

Em vez de projetar dois apps diferentes — um para o iOS, outro para o macOS — o desenvolvedor poderia mirar nas duas plataformas com um só programa.

Essa talvez seja uma forma de revitalizar a Mac App Store, que não recebe nenhuma atualização significativa desde 2014. Enquanto isso, a App Store ganhou um novo design com o iOS 11. (Ainda não está claro se as duas lojas serão combinadas.)

A Bloomberg cita como exemplo o Twitter: enquanto ele é atualizado regularmente no iPhone e iPad, a versão para Mac ficou meio esquecida. "Com um único app para todos os dispositivos, os usuários receberão novos recursos e atualizações ao mesmo tempo no Mac, iPad e iPhone."

Como um mesmo app pode funcionar em diferentes tamanhos de tela? Isso não é nenhum mistério graças ao design responsivo, que adapta a interface dependendo do seu tamanho. Por exemplo, esse é o Twitter para Windows 10:

E esse é o mesmo app ocupando o espaço de uma tela para smartphone. Repare que os botões laterais se dividem entre a parte superior e inferior, por exemplo:

A Microsoft vem apostando há anos em apps universais (UWP), que rodam em PCs, Xbox One, HoloLens e até mesmo smartphones. O Google, por sua vez, colocou a Play Store em Chromebooks.

Isso abre espaço para a Apple criar um laptop com tela sensível ao toque, ou um iMac com touchscreen. Será que isso vai mesmo acontecer?

Com informações: Bloomberg, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tales Cembraneli Dantas
Imac com touch e compatível com apps do IOS = Ipad com teclado e mouse huahauahu
Lex M
Ou um MacBook com touchscreen, mal posso esperar para a Apple inventar o laptop com touchscreen. /s
Lex M
Use o Xamarin, um dos melhores produtos da Microsoft, te permite compartilhar uma code base gigantesca, utilizar 100% das API de cada sistema (Tizen, Android, iOS, MacOS e UWP) e ainda compilar um aplicativo nativo, até componentes como a UI podem ser compartilhadas usando o Xamarin Forms.
Cristiano Merljak
Na verdade a apple esta mirando nos produtos dela, se quer ajudar o desenvolvedor crie uma plataforma que compile o meu trabalho em IOS e Android e MS simultaneamente de outra forma e so fazer algo que amarra mais ainda o desenvolvedor a plataforma, por isso as distribuições de apps são tão desconjuntadas tem coisa que so tem pra IOS ou so para Android essa crítica também serve para a Google e para a MS que fazem reserva de mercado amarrando suas coisas as suas plataformas
Gabriel Antonio
Eu vejo, assim como Windows 10 usufrui de após que seriam “portáteis”, ex: Netflix, Instagram e assim vai “ah mas já tem a versão web” não preciso nem citar a integração c o sistema né? Por esse motivo quando uso o Windows 7, considero ele primitivo, se comparado ao Windows 10
Gabriel Antonio
Microsoft alguns anos à frente da Apple, que relutou a isso. Não duvido nada daqui uns dias aparecer um híbrido..
Daniel R. Pinheiro
Será uma inovassaum!!!
Lex M
Sim, a coisa é mínima, no máximo checar uma família de devices para prover x ou y experiência.
 david

Bem loko!!!

? david
Bem loko!!!
Luandersonn Airton
Se for de fato Universal, não precisa encher o código de if's, porque as APIs são as mesmas. No UWP, ao menos, não é necessário. Quer dizer, até tem, mas mais para fazer uma API check, como para saber se o dispositivo tem GPS, por exemplo.
meu_pc💻

apple seguindo tendencias

desktop
apple seguindo tendencias
Leonardo Ferreira

opa, agora sim, invés de duas code base organizadas e separadas usando libs, agora a gente vai ter um codigo só cheio de if, e isso sim que a gente quer como desenvolvedor.... puta que me pariu viu.

leualemax
opa, agora sim, invés de duas code base organizadas e separadas usando libs, agora a gente vai ter um codigo só cheio de if, e isso sim que a gente quer como desenvolvedor.... puta que me pariu viu.
Exibir mais comentários