Parece que a Apple está interessada em apps universais, assim como a Microsoft. Segundo a Bloomberg, desenvolvedores poderão criar um único aplicativo que funciona com a touchscreen do iPhone, ou com o trackpad e teclado dos Macs.

O projeto tem codinome “Marzipan” e deve ser revelado no ano que vem, durante a conferência WWDC, para aparecer no iOS 12 e macOS 10.14.

Em vez de projetar dois apps diferentes — um para o iOS, outro para o macOS — o desenvolvedor poderia mirar nas duas plataformas com um só programa.

Essa talvez seja uma forma de revitalizar a Mac App Store, que não recebe nenhuma atualização significativa desde 2014. Enquanto isso, a App Store ganhou um novo design com o iOS 11. (Ainda não está claro se as duas lojas serão combinadas.)

A Bloomberg cita como exemplo o Twitter: enquanto ele é atualizado regularmente no iPhone e iPad, a versão para Mac ficou meio esquecida. “Com um único app para todos os dispositivos, os usuários receberão novos recursos e atualizações ao mesmo tempo no Mac, iPad e iPhone.”

Como um mesmo app pode funcionar em diferentes tamanhos de tela? Isso não é nenhum mistério graças ao design responsivo, que adapta a interface dependendo do seu tamanho. Por exemplo, esse é o Twitter para Windows 10:

E esse é o mesmo app ocupando o espaço de uma tela para smartphone. Repare que os botões laterais se dividem entre a parte superior e inferior, por exemplo:

A Microsoft vem apostando há anos em apps universais (UWP), que rodam em PCs, Xbox One, HoloLens e até mesmo smartphones. O Google, por sua vez, colocou a Play Store em Chromebooks.

Isso abre espaço para a Apple criar um laptop com tela sensível ao toque, ou um iMac com touchscreen. Será que isso vai mesmo acontecer?

Com informações: Bloomberg, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados