Anos antes de o iPhone X ser lançado, a Microsoft adotou o reconhecimento facial com câmeras infravermelho no Windows 10. Se você tiver um dispositivo compatível com Windows Hello, pode apenas mostrar seu rosto para desbloquear rapidamente o PC.

Especialistas descobriram uma falha de segurança nesse método de desbloqueio — porém ela é difícil de ser usada. Versões antigas do Windows 10 podem ser enganadas com uma foto do seu rosto; no entanto, a imagem precisa ser capturada por uma câmera infravermelho.

Pesquisadores da empresa alemã SySS imprimiram uma versão modificada de uma foto capturada por IR, e conseguiram usá-la para desbloquear PCs com sucesso.

O ataque foi testado com um Dell Latitude e uma câmera USB LilBit, e com um Surface Pro 4. Ele funcionou na atualização de aniversário do Windows 10, lançada em 2016, mesmo com o sistema anti-spoofing da Microsoft.

Enquanto isso, instalações limpas do Creators Update e Fall Creators Update — lançadas este ano — não são afetadas. Você terá problemas apenas se desativar o sistema anti-spoofing, ou se você cadastrou seu rosto na atualização de aniversário e depois instalou uma versão mais recente.

Por isso, os pesquisadores da SySS recomendam que todos atualizem o Windows 10 para a versão mais recente, e que recadastrem o rosto no Windows Hello.

Enquanto isso, o reconhecimento facial do iPhone X foi burlado por uma máscara especializada, segundo a empresa vietnamita de segurança Bkav. No entanto, esse método exige uma medição detalhada do rosto, ou um escaneamento digital, do dono do aparelho.

Com informações: ZDNet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sckillfer
Como é bom ler uma noticia sem bait
João Silverado
Tipo usar uma digital, depois um escaneamento do rostou ou íris, e até uma senha se quiser tbm? Pelo q já ouvi falar, sim.
João Victor
o Windows hello a pessoa consegue fazer segurança em cascata né?
Jose X.
conclusão do colunista MS do site Ars Technica "Taken together, all this means that a security option that every Windows Hello user should want to enable probably isn't turned on and may not even work." https://arstechnica.com/gadgets/2017/12/specially-prepared-photos-shown-bypassing-windows-hello-facial-recognition/
Marcos Elenildo Ferreira
O Windows 10 Insider não baixa ,aí é sacanagem !!!
John Smith
Não entendi seu comentário. Considerando que é necessário uma foto capturada em infravermelho e ainda que o sistema alvo esteja desatualizado, concordo ao dizer que é difícil burlar esse reconhecimento facial.
Cortana ?
Existem ressalvas em todos os títulos. Não os leve muito à sério.
Jose X.
zdnet: "Windows 10 face unlock can be tricked using printed headshot" slashdot: "Windows 10 Facial Recognition Feature Can Be Bypassed with a Photo" tecnoblog: "É difícil burlar o reconhecimento facial do Windows 10 usando uma foto" é o tecnoblog querendo competir com a mídia corporativa brasileira ? ou será que é só o felipe ventura querendo uma boquinha na folha :)
Cortana ?
"Segurança é um processo, não um produto!" Falha corrigida desde a versão 1703 do Windows 10.
Jairo ??
Muito mimimi , não existe nada 100% seguro