Algumas empresas — incluindo Nokia, Qualcomm e Samsungestão bem animadas em fornecer 5G o quanto antes. As redes móveis do futuro miram em velocidades mínimas de 100 Mb/s de download e menor latência.

Agora, o 3GPP — organização que define os padrões para operadoras móveis — concluiu a primeira especificação do 5G em uma reunião em Lisboa.

Segundo o Fierce Wireless, o padrão Non-Standalone 5G NR (New Radio) cobre uma ampla faixa de espectro: baixa frequência (600 MHz, 700 MHz), média (3,5 GHz) e alta (50 GHz). Os detalhes completos serão publicados ainda esta semana.

Ter um padrão formal para as redes 5G é um avanço importante: isso dá às operadoras e às fabricantes um alvo bem definido para o que devem construir. Daqui para a frente, os membros do 3GPP tentarão definir as especificações para o Standalone 5G.

Nos EUA, operadoras como AT&T, Verizon e T-Mobile prometem implementar o 5G até 2019. Qualcomm e Intel já preparam modems de smartphone compatíveis com a nova rede.

Com informações: Fierce Wireless, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jackson Douglas
http://tim-geoportal.geoportal3d.com.br/
Vitor
O problema é nem a franquia, mas as operadoras (vide Tim) aproveitam a banda extra para colocar mais clientes, no final todo mundo fica limitado a 1mb/s ou 2mb/s no pico, e o 4G passa a ser um 3G com baixo ping por causa dessa limitação por cliente. Isso tá acontecendo com a Tim principalmente depois da ativação das antenas 700mhz, como em Brasília. A parte boa que pelo menos há uma independência da rede 3G da Tim, que está um lixo.
Alberto Prado
São setores diferentes... Falta tradição automobilística pra eles. Os carros sul coreanos já foram assim. E em outros tempos os japoneses tb. Eles são ruins pra criar produtos. Eles criam coisas genéricas (aí os celulares, salvo raras exceções) pra maximizar recursos e lucro. E o caminho não é esse, pois não vai agradar o consumidor, ainda mais o ocidental. Mas empresas que não lidam com esse aspectos, geralmente as chinesas se dão bem. Vc tem aí a própria China Telecom, o conglomerado de energia Three Gorges, CCCC.
Yago G. Oliveira
Chinês tem mão ruim pra administração. Só tem dinheiro. Olha a xiaomi e as automobilísticas...
Caleb Enyawbruce
Obrigado!
Yago G. Oliveira
Que besteira.
Yago G. Oliveira
Na verdade 5G é internet das coisas, é casa. Na época do 3G, só houve problemas com franquias quando já se precisava de uma rede nova, já no seu finalzinho. Quando ela começou Não existia conteúdo que necessitasse de tanta franquia
Yago G. Oliveira
Vai pra outra pow
Yago G. Oliveira
Não é pra tanto. A Oi é a única operadora que possuem backbone em quase todo estado. E os dois últimos que eles ativaram seguram bem.
David Diniz
Vem logo 5G!
Marcelo Pietro
É necessidade mesmo.Apesar de morar em uma cidade grande que tem cobertura de todas as operadoras,eu viajo muito pelo interior de PE e PB.Cobertura da Oi é maior por aqui,mesmo que apenas no 2G.Até posso usar outra operadora como auxiliar,mas acabo optando pela economia também.
Caleb Enyawbruce
Curiosidade: pq vc é cliente da Oi? (Pode parecer, mas não é uma retórica, eu realmente estou interessado em saber o motivo)
Alberto Prado
Se elas quiserem entra pra ganha mesmo, injetando dinheiro, a partir do momento da compra, em 18 meses eles vão esta com uma infra de ponta na ultima milha. Ela ainda tem um core bom. Agora se eles quiserem um crescimento mais orgânico, ou seja, do lucro, tirar o dinheiro pra reinvestir, ai vai demorar muito mesmo... pelo menos 7 anos pra começa a fica parecido com a Claro. Eu acho que eles vão optar pela primeira alternativa, pois tem banco chinês por trás tb.
Marcelo Pietro
A infraestrutura da Oi tá tão fud#d#,que mesmo que os chineses comprem,vai demorar muito para a Oi conseguir ter um serviço minimamente decente.
Marcelo Pietro
Todas as operadoras tem falhas.O problema da Oi se torna pior,pois ela não possui condições financeiras para melhorar nada.Os bilhões que a Oi alega investir estão sendo usados basicamente para manter a estrutura já existente funcionando,porcamente diga-se de passagem.E não há perspectiva de melhora no curto ou médio prazo não,pois ela nem possui frequência de 700MHz para o 4G.Acho ilusão pensar que a Oi irá investir agora só porque saiu da recuperação judicial.5G seria algo para daqui uns 15/20 anos na Oi.Pelo menos a Vivo,Claro e Tim possuem caixa para investir fortemente quando o 5G chegar.
Exibir mais comentários