Algumas empresas — incluindo Nokia, Qualcomm e Samsung — estão bem animadas em fornecer 5G o quanto antes. As redes móveis do futuro miram em velocidades mínimas de 100 Mb/s de download e menor latência.

Agora, o 3GPP — organização que define os padrões para operadoras móveis — concluiu a primeira especificação do 5G em uma reunião em Lisboa.

Segundo o Fierce Wireless, o padrão Non-Standalone 5G NR (New Radio) cobre uma ampla faixa de espectro: baixa frequência (600 MHz, 700 MHz), média (3,5 GHz) e alta (50 GHz). Os detalhes completos serão publicados ainda esta semana.

Ter um padrão formal para as redes 5G é um avanço importante: isso dá às operadoras e às fabricantes um alvo bem definido para o que devem construir. Daqui para a frente, os membros do 3GPP tentarão definir as especificações para o Standalone 5G.

Nos EUA, operadoras como AT&T, Verizon e T-Mobile prometem implementar o 5G até 2019. Qualcomm e Intel já preparam modems de smartphone compatíveis com a nova rede.

Com informações: Fierce Wireless, Engadget.

Receba mais sobre 5G na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados