A Mozilla se separou dos esforços para desenvolver o Thunderbird, que se tornou mais independente no último ano. O projeto está com uma equipe maior, e vem preparando um visual melhorado para o cliente de e-mail.

O novo design será lançado na versão 57, se aproximando do que vimos no Firefox Quantum. Ele inclui um melhor aproveitamento da barra de título, ícones atualizados e menos gradientes. Você pode baixar a versão beta aqui.

Para comparar, este é o design atual:

A Mozilla desativou os add-ons legados (que não são baseadas totalmente no WebExtensions) nas versões mais recentes do Firefox. No entanto, eles continuam sendo suportados no Thunderbird 57 a 59, desde que sejam feitas algumas modificações explicadas aqui.

A equipe do Thunderbird tem atualmente quatro pessoas: Jörg Knobloch (integração contínua), Andrei Hajdukewycz (infraestrutura), Tom Prince (builds e lançamentos) e Ryan Sipes (gerente de comunidade). Eles vão “contratar desenvolvedores para abordar algumas dívidas técnicas, resolver alguns pontos problemáticos no software, e mudar a base de código — de uma combinação de C++, JavaScript, XUL e XPCOM para tecnologias da web”.

A Mozilla Foundation serve como abrigo jurídico e fiscal para o projeto Thunderbird, mas ele está deixando de usar a infraestrutura da Mozilla Corporation. Por exemplo, o recurso de configuração automática de contas funciona com servidores próprios.

Com informações: Thunderbird Blog, OMG Ubuntu.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados