Até que foi rápido: um dia depois de admitir que estava reduzindo propositalmente o desempenho de iPhones com baterias antigas, a Apple levou um processo nos Estados Unidos que pede reparação de danos.

A ação coletiva está sendo movida pelos usuários Stefan Bogdanovich e Dakota Speas, no estado da Califórnia. O processo argumenta que a funcionalidade da Apple que diminui a velocidade do processador de iPhones antigos nunca foi solicitada ou aceita pelos proprietários, e que ela reduz o valor de seus smartphones.

Além disso, os autores da ação tocam no assunto da obsolescência programada. Segundo eles, a Apple teria implementado o recurso apenas para forçar os donos de iPhones a trocarem seus aparelhos, já que não informa que a perda de desempenho está relacionada à degradação na bateria.

Em comunicado, a Apple explicou que “as baterias de íons de lítio tornam-se menos capazes de atender às demandas de pico de corrente […] à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos”, confirmando que o recurso está presente nos iPhones 6, 6s, SE e 7.

Agora, a empresa pode ser obrigada a parar de limitar o desempenho dos iPhones por software e compensar financeiramente os usuários. Os autores querem que a decisão seja válida para todos os proprietários de iPhones anteriores ao 8 que morem nos Estados Unidos.

Com informações: MacRumors.

Tecnocast 075 – Antiobsolescência programada

No mundo da tecnologia nós sempre ouvimos falar da obsolescência programada, aquela tese de que as empresas deixam os produtos antigos mais lentos a cada atualização de sistema operacional para te obrigar a comprar um novinho em folha.

Mas olhando o copo meio cheio, algumas categorias de produtos ainda conseguem durar, basicamente, até o dia em que efetivamente param de funcionar. E isso entregando uma performance igual ou muito similar ao dia da compra. Neste programa conversamos sobre os gadgets que não atualizamos com tanta frequência. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denis Belo
Bateria de íon de lítio não vicia. O problema é o desgaste da bateria, que causa desligamento, que foi o motivo da Apple reduzir o desempenho, porém sem avisar os usuários.
leoleonardo85
Transparência é sempre a melhor coisa, agora vai ter que lidar com um problema que nem precisava existir.
 david

Avisar tudo bem, porém dar escolha para usuário é complicado pois os mesmos ficariam reclamando que o aparelho fica desligando. acho que deveria ter um avisa de troca de bateria.

? david
Avisar tudo bem, porém dar escolha para usuário é complicado pois os mesmos ficariam reclamando que o aparelho fica desligando. acho que deveria ter um avisa de troca de bateria.
Carlos Henrique
na realidade é só trocar a bateria. O que na realidade conta como ponto negativo: Bateria do iPhone.
Marcos
Isso é questão de lógica, quanto mais processamento, mais energia é demandada.
Stark
O Android da Samsung ativava a economia automaticamente no 6.0, mas no 7.0 cortaram a função. Ainda que permita uma configuração maior do modo economia, tem que ativar manualmente.
Marco Pacheco
Não vai rodar de boas, ele vai se desligar...
Eduardo Lemes
Eles sabem o que é melhor para eles: trocar seu iphone antigo por um mais novo.
Eduardo Lemes
Então pra que fazer um processador fodastico e não disponibilizar isso para o usuário?!?! Isso não faz sentido nenhum...
MRJ The 1 and only
MRJ
https://s2.glbimg.com/IMbY9V_gkZKBo8N8ewETuS6y36k=/0x0:2000x1000/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/9/g/zaODbESsisDFlSNocSjw/emoji-coco.jpg
richardsonvix

Por não investir em bateria melhor/maior acaba nisso.

Já é piada o tempo de bateria dos iCoisas e as pessoas terem que carregar um ou mais powerbanks junto para usar por 1 dia sem carregar , já pensou se a bateria durasse menos ainda para manter a experiência de uso?

Richardson Dos Santos Neves
Por não investir em bateria melhor/maior acaba nisso. Já é piada o tempo de bateria dos iCoisas e as pessoas terem que carregar um ou mais powerbanks junto para usar por 1 dia sem carregar , já pensou se a bateria durasse menos ainda para manter a experiência de uso?
betacaroteno
Justo....
Exibir mais comentários