Início » Legislação » Apple é processada por diminuir velocidade de iPhones antigos

Apple é processada por diminuir velocidade de iPhones antigos

Paulo Higa Por

Até que foi rápido: um dia depois de admitir que estava reduzindo propositalmente o desempenho de iPhones com baterias antigas, a Apple levou um processo nos Estados Unidos que pede reparação de danos.

A ação coletiva está sendo movida pelos usuários Stefan Bogdanovich e Dakota Speas, no estado da Califórnia. O processo argumenta que a funcionalidade da Apple que diminui a velocidade do processador de iPhones antigos nunca foi solicitada ou aceita pelos proprietários, e que ela reduz o valor de seus smartphones.

Além disso, os autores da ação tocam no assunto da obsolescência programada. Segundo eles, a Apple teria implementado o recurso apenas para forçar os donos de iPhones a trocarem seus aparelhos, já que não informa que a perda de desempenho está relacionada à degradação na bateria.

Em comunicado, a Apple explicou que “as baterias de íons de lítio tornam-se menos capazes de atender às demandas de pico de corrente […] à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos”, confirmando que o recurso está presente nos iPhones 6, 6s, SE e 7.

Agora, a empresa pode ser obrigada a parar de limitar o desempenho dos iPhones por software e compensar financeiramente os usuários. Os autores querem que a decisão seja válida para todos os proprietários de iPhones anteriores ao 8 que morem nos Estados Unidos.

Com informações: MacRumors.

Tecnocast 075 – Antiobsolescência programada

No mundo da tecnologia nós sempre ouvimos falar da obsolescência programada, aquela tese de que as empresas deixam os produtos antigos mais lentos a cada atualização de sistema operacional para te obrigar a comprar um novinho em folha.

Mas olhando o copo meio cheio, algumas categorias de produtos ainda conseguem durar, basicamente, até o dia em que efetivamente param de funcionar. E isso entregando uma performance igual ou muito similar ao dia da compra. Neste programa conversamos sobre os gadgets que não atualizamos com tanta frequência. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denis Belo
Bateria de íon de lítio não vicia. O problema é o desgaste da bateria, que causa desligamento, que foi o motivo da Apple reduzir o desempenho, porém sem avisar os usuários.
leoleonardo85
Transparência é sempre a melhor coisa, agora vai ter que lidar com um problema que nem precisava existir.
? david
Avisar tudo bem, porém dar escolha para usuário é complicado pois os mesmos ficariam reclamando que o aparelho fica desligando. acho que deveria ter um avisa de troca de bateria.
Carlos Henrique
na realidade é só trocar a bateria. O que na realidade conta como ponto negativo: Bateria do iPhone.
Marcos
Isso é questão de lógica, quanto mais processamento, mais energia é demandada.
Stark
O Android da Samsung ativava a economia automaticamente no 6.0, mas no 7.0 cortaram a função. Ainda que permita uma configuração maior do modo economia, tem que ativar manualmente.
Marco Pacheco
Não vai rodar de boas, ele vai se desligar...
Eduardo Lemes
Eles sabem o que é melhor para eles: trocar seu iphone antigo por um mais novo.
Eduardo Lemes
Então pra que fazer um processador fodastico e não disponibilizar isso para o usuário?!?! Isso não faz sentido nenhum...
MRJ
https://s2.glbimg.com/IMbY9V_gkZKBo8N8ewETuS6y36k=/0x0:2000x1000/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/9/g/zaODbESsisDFlSNocSjw/emoji-coco.jpg
Richardson Dos Santos Neves
Por não investir em bateria melhor/maior acaba nisso. Já é piada o tempo de bateria dos iCoisas e as pessoas terem que carregar um ou mais powerbanks junto para usar por 1 dia sem carregar , já pensou se a bateria durasse menos ainda para manter a experiência de uso?
betacaroteno
Justo....
Alessandro
Você não entendeu, o meu não tem problema de performance, só a bateria que foi pro saco, mas essa parada da Apple me inspirou a reduzir o desempenho dele em favor de uma duração maior da bateria e deu certo
André Silva
Exagero? Dá uma lida no Blog do iPhone os comentários. A quantidade de gente que diz que não atualiza para não virar uma carroça.
André Silva
O Moto X 2014 tinha um problema de vício de bateria, que passado +/- 1 ano o celular desligava ainda indicando carga. Mas a performance dele não estava atrelada a bateria. Coisas bemmmmmm diferentes.
Armando Figueirêdo
Bom, quem sabe agora dê pra ficar mais uns anos com o mesmo telefone rodando de boas já que a máscara caiu.
Armando Figueirêdo
Por isso eu tô pensando em comprar um iPhone com o iOS 10 e não atualizá-lo por um tempo até o 11 ficar mais estável.
Gabriel Miller
O meu é a mesma coisa, o mais curioso é que a bateria não tem nem 6 meses de uso. Me arrependo tanto de ter migrado pro iOS 11
Renan Maia Fernandes
O problema é que de tanto ela acredita nessa filosofia de "saber o que é melhor para o usuário" que acaba omitindo informações, chegando a lesar e prejudicar indiretamente o mesmo no final da história. Em tempos de privacidade de informações e transparência das empresas, a Apple anda bem atrasada nisso.
palatoqueimado
Acredito que vai haver um parecer técnico favorável à Apple. Ainda assim, vai correr uma multa ou indenização por essa informação não constar em nenhum anúncio.
Deckard
Meu iPhone 6 quando chega nos aviso dos 10% vira uma carroça quase inutil depois do update pro iOS11. .
Vinicius Dos Santos
Isso ai eu já sabia ...................
Raul Amoretti de Souza
Acredito que seja um exagero! Mas seu eu soubesse disso recomendaria a troca da bateria a meus amigos de iPhone!
Alessandro
Depois de ler a sobre a redução de desempenho dos iPhones, fiz o mesmo no meu moto X 2014 que estava desligado, bateria ruim, e cara foi a melhor que coisa que eu podia ter feito enquanto não troco a bateria, o desenho não mudou muito, mas a bateria tá durando umas duas horas a mais
Kodos Otros
Isso se resolveria de forma simples, ativar automaticamente o modo de economia de bateria, como o Android já faz.
Raul Amoretti de Souza
Acredito que eles viram isso das duas maneiras! Sem avisos para o usuário! Sem escolhas!
Caleb Enyawbruce
Essa eu quero ver. Pipoca em mãos...
Kodos Otros
Ainda mais levando em consideração que a redução de desempenho praticamente inutiliza o aparelho. O bicho fica tão lerdo que não da pra se fazer nada.
Raul Amoretti de Souza
Ele poderia vir desde o inicio com menos processamento, assim não teriam esta perda, na real por eles usarem tudo em 100%... em determinado momento cai o desempenho.
Douglas
Dar opção pro usuário é bom né? Entre "desempenho capado e duração de bateria um pouco maior" e "desempenho normal com duração de bateria inferior" eu escolheria a segunda opção. Ou então se a Apple não quiser dar essa opção, um simples aviso de "performance reduzida devido a redução de vida útil da bateria" já servia. Pelo menos deixaria o usuário ciente de que o problema está na bateria e não no aparelho inteiro. Se bem que a Apple não é boba né, ao esconder isso com certeza ganharam grana em cima de inocente que trocou de iPhone porque o antigo ficou lento.
Raul Amoretti de Souza
propaganda de como o produto deles é fraco.... Na verdade há muitas maneiras eletrônicas de resolver este problema.
André Silva
Então, essa opção já existe, chama-se modo de economia de bateria. Mas aparentemente eles são capazes de criar "o reconhecimento facial mais avançado do mundo" mas não conseguem atrelar a perda de carga da bateria com o modo de economia. Tem que ser como eles querem, sem avisar ninguém.
Kodos Otros
"Se pensar bem ela fez para durar mais o iphone" Não cara, ela fez justamente pra durar menos. Se ela avisa que a bateria poderia ser trocada, iriam trocar de bateria. não de aparelho.
Raul Amoretti de Souza
O estilo Apple é a simplicidade, sem opções para o usuário, eles sabem o que é melhor para vocês, eu diria que nunca eles dariam essa opção.
Cobalto
Uma opção "Estender vida útil da bateria" num menu de configuração ainda daria margem pra eles fazerem propaganda.
Gustavo Bresolin
Ueh, qual problema de avisar ? Poderia inclusive ter duas opções, manter o desempenho e reduzir a duração da bateria, ou então reduzir desempenho pra manter a duração da bateria.
Cobalto
Bom, deu pra ver essa vindo de longe.
Cobalto
Imagine being this arrombado.
Raul Amoretti de Souza
Se pensar bem ela fez para durar mais o iphone, ou ela poderia ter limitado o processamento desde o inicio. Como ela podia ter posto um termo falando que a velocidade poderia ser limitada por razões diversas. Mas o foco foi no usuário, imagina avisar o usuário que a sua bateria tem que ser trocada para retornar a velocidade total...
Thiago Moraes
Apple só decaindo a cada ano. Ah Steve pq tinhas q ser tão cabeça dura e não fez a simples cirurgia para ficar curado do câncer.