Início » Inteligência Artificial » IA do Google consegue prever se humanos vão gostar de uma foto ou não

IA do Google consegue prever se humanos vão gostar de uma foto ou não

Por
43 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Rolando pelo seu feed no Instagram, você consegue avaliar facilmente as fotos dos seus amigos. É esteticamente agradável? Que nota você dá? Para um computador, isso não é uma tarefa simples. Mas a inteligência artificial do Google conseguiu fazer exatamente isso: ela prevê se humanos vão gostar de uma imagem ou não.

O Google detalhou o estudo com a Neural Image Assessment (NIMA), algo como avaliação neural de imagem. Simplificando bastante, a NIMA é treinada com uma série de imagens e suas respectivas notas (dadas em concursos de fotografia, por exemplo). Depois, ela consegue avaliar técnica e esteticamente qualquer foto, atribuindo uma nota de 1 a 10, como um humano.

As avaliações da NIMA se aproximam bastante das que seriam feitas por um humano. Por exemplo, estas são as fotografias e as notas da NIMA (entre parênteses, as medianas das pontuações dadas por homo sapiens):

A inteligência artificial leva em consideração a qualidade técnica da imagem. Ela tem ruídos? Distorções de compressão? Tudo isso influencia na nota, que pode cair de razoáveis 5,93 para vergonhosos 1,39 com o mesmo enquadramento e assunto:

Mas para que serve uma inteligência artificial que dá nota para uma foto? Sabendo previamente como um humano avaliaria uma imagem, é possível desenvolver recursos de softwares de fotografia com mais precisão (como aqueles que ajustam a exposição, o contraste e as cores automaticamente), ou até melhorar o pós-processamento das câmeras de smartphones, por exemplo.

Você pode ler o estudo completo aqui.