Início » Inteligência Artificial » IA do Google consegue prever se humanos vão gostar de uma foto ou não

IA do Google consegue prever se humanos vão gostar de uma foto ou não

Por
22/12/2017 às 15h51
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Rolando pelo seu feed no Instagram, você consegue avaliar facilmente as fotos dos seus amigos. É esteticamente agradável? Que nota você dá? Para um computador, isso não é uma tarefa simples. Mas a inteligência artificial do Google conseguiu fazer exatamente isso: ela prevê se humanos vão gostar de uma imagem ou não.

O Google detalhou o estudo com a Neural Image Assessment (NIMA), algo como avaliação neural de imagem. Simplificando bastante, a NIMA é treinada com uma série de imagens e suas respectivas notas (dadas em concursos de fotografia, por exemplo). Depois, ela consegue avaliar técnica e esteticamente qualquer foto, atribuindo uma nota de 1 a 10, como um humano.

As avaliações da NIMA se aproximam bastante das que seriam feitas por um humano. Por exemplo, estas são as fotografias e as notas da NIMA (entre parênteses, as medianas das pontuações dadas por homo sapiens):

A inteligência artificial leva em consideração a qualidade técnica da imagem. Ela tem ruídos? Distorções de compressão? Tudo isso influencia na nota, que pode cair de razoáveis 5,93 para vergonhosos 1,39 com o mesmo enquadramento e assunto:

Mas para que serve uma inteligência artificial que dá nota para uma foto? Sabendo previamente como um humano avaliaria uma imagem, é possível desenvolver recursos de softwares de fotografia com mais precisão (como aqueles que ajustam a exposição, o contraste e as cores automaticamente), ou até melhorar o pós-processamento das câmeras de smartphones, por exemplo.

Você pode ler o estudo completo aqui.

  • SR 71 Pássaro Preto

    Esses engenheiros do Google tão sem nada pra fazer mesmo.

    • farias

      Sim, certeza que é isso…

    • sātūrnō2001

      você realmente acha que um software que sabe se os humanos vão gostar de uma imagem é inútil pra iam empresa que lucra com propagandas?

      • SR 71 Pássaro Preto

        Claro, pois tem coisas mais importantes que eles deveriam dar mais atenção.