Rolando pelo seu feed no Instagram, você consegue avaliar facilmente as fotos dos seus amigos. É esteticamente agradável? Que nota você dá? Para um computador, isso não é uma tarefa simples. Mas a inteligência artificial do Google conseguiu fazer exatamente isso: ela prevê se humanos vão gostar de uma imagem ou não.

O Google detalhou o estudo com a Neural Image Assessment (NIMA), algo como avaliação neural de imagem. Simplificando bastante, a NIMA é treinada com uma série de imagens e suas respectivas notas (dadas em concursos de fotografia, por exemplo). Depois, ela consegue avaliar técnica e esteticamente qualquer foto, atribuindo uma nota de 1 a 10, como um humano.

As avaliações da NIMA se aproximam bastante das que seriam feitas por um humano. Por exemplo, estas são as fotografias e as notas da NIMA (entre parênteses, as medianas das pontuações dadas por homo sapiens):

A inteligência artificial leva em consideração a qualidade técnica da imagem. Ela tem ruídos? Distorções de compressão? Tudo isso influencia na nota, que pode cair de razoáveis 5,93 para vergonhosos 1,39 com o mesmo enquadramento e assunto:

Mas para que serve uma inteligência artificial que dá nota para uma foto? Sabendo previamente como um humano avaliaria uma imagem, é possível desenvolver recursos de softwares de fotografia com mais precisão (como aqueles que ajustam a exposição, o contraste e as cores automaticamente), ou até melhorar o pós-processamento das câmeras de smartphones, por exemplo.

Você pode ler o estudo completo aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados