Início » Carro » Elon Musk promete lançar picape elétrica da Tesla

Elon Musk promete lançar picape elétrica da Tesla

Emerson Alecrim Por

Sabe-se lá se Elon Musk é do tipo que faz promessas a cada fim de ano. O fato é que ele acaba de fazer uma: via Twitter, o CEO de Tesla prometeu lançar uma picape elétrica (ou pickup, se você preferir o termo em inglês) com tamanho similar ao de uma Ford F-150, talvez até um pouco maior. O veículo deve chegar às ruas depois do lançamento do Model Y, SUV elétrica prevista para ser lançada entre 2019 e 2020.

Elon Musk

Na mesma mensagem em que agradeceu aos fãs pelo apoio à Tesla, Musk perguntou o que a empresa pode melhorar. Em resposta, um usuário pediu o lançamento de uma picape elétrica. Sem demora, Musk explicou que um veículo do tipo já está nos planos: “tenho os elementos básicos de design / engenharia na minha mente há quase cinco anos. Não vejo a hora de construí-la”.

Esse parece mesmo ser um plano relativamente antigo. Elon Musk havia comentado, em 2013, que sonhava em lançar uma picape. Faz sentido, pois essa é uma categoria de veículo bastante tradicional nos Estados Unidos, mas que, apesar disso, não vem conseguindo muita atenção da indústria para recebimento de motorização elétrica.

Planos - Tesla

Não é por falta de interesse. É necessário considerar o tamanho do desafio. Picapes são veículos grandes, pesados e mais potentes, adequados para solo acidentado. Quando comparados a carros voltados ao ambiente urbano, picapes elétricas exigem muito mais esforços de design e engenharia, portanto.

Mas, ainda que a picape demore para ser lançada, a Tesla parece já estar preparando o terreno. O anúncio do caminhão elétrico Semi no mês passado é um sinal óbvio de que a companhia já trabalha em tecnologia para veículos pesados. A SUV Model Y também deve, de alguma forma, contribuir para o projeto da picape.

Até lá, Elon Musk tem alguns problemas mais urgentes para resolver. A produção do Model 3, por exemplo, está abaixo do esperado por conta principalmente de dificuldades na montagem das baterias. A Tesla planejou fabricar 1.500 unidades no terceiro trimestre do ano, mas só conseguiu produzir 260. A produção ainda não entrou no ritmo esperado.

Com informações: WSJ.com

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno Ribeiro
Vivemos no mercado nacional, onde eles são chamados de SUV. Na verdade, até o próprio Kwid é homologado (ou seja, não é um julgamento meu ou seu) como tal por causa dos ângulos de ataque e saída. Nos EUA sim eles são chamados de Crossover, mas aqui não. Como ele perguntou sobre SUVs, provavelmente no Brasil, dei essa explicação. E outra, Duster tem versão com tração integral e é vendido com apelo offroad. Infelizmente é o mercado, mas o público já percebeu essa diferença, não é a toa que a versão 4WD do EcoSport já saiu de linha e o próprio Tracker atual não tem nada a ver com o antigo, este sim um projeto para vencer qualquer tipo de trilha.
Drax

Agora faz sentido, eu imaginava eles como SUV, por isso o comentário. Nuca soube a diferença de SUV e Cross over.

Gnull
Agora faz sentido, eu imaginava eles como SUV, por isso o comentário. Nuca soube a diferença de SUV e Cross over.
Victor Serrão
SUVs costumam usar as plataformas de picapes e vice-versa.
Porto Velho

Renegade e Compass usam a mesma base da Toro, Duster da Oroch, TrailBlazer da S10, SW4 da Hilux.. e por aí vai.

Emanuel Schott
Renegade e Compass usam a mesma base da Toro, Duster da Oroch, TrailBlazer da S10, SW4 da Hilux.. e por aí vai.
André G
Eu teria vergonha de andar naquela coisa
Don Ramón
Todo SUV tem capacidade off-road, independente do tipo de construção (chassi + carroceria ou monobloco). Se parece um SUV, mas não tem capacidade off-road (ou oferece alguma capacidade limitada, como tração 4x4), então é crossover. Ecosport, Tracker, HR-V, CR-V, Duster, Captur, 2008, 3008, Edge, Captiva, entre tantos outros carros altinhos desenvolvidos a partir de hatches ou sedãs, e sem capacidade off-road, não são SUVs.
Marcogro®
Tô sabendo... Rola um delay.
DumbSloth87
O pessoal já tá acostumado, é tipo o "Valve Time", tem o "Elon Time". Se ele disse 2 anos, pode ter certeza que é no mínimo 4.
Marcogro®
Se empolga mesmo, KKK ... Torço por ele. Precisamos de gente assim. Visionários... Mas, menos empolgado...
DumbSloth87
Não confunda atrasos com não entrega. Elon prometeu: Um roadster, um sedan (S), um crossover (X), um modelo mais barato (3), um caminhão, um novo roadster, um SUV e agora uma pickup. Entregou metade até agora, atrasou, claro, ele se empolga demais e acha q pode fazer tudo voando, mas entrega. Mesma coisa com a SpaceX, prometeu um foguete que pousava o primeiro estágio sozinho, demorou mas entregou, hj é estranho qndo um primeiro estágio do Falcon 9 NÃO pousa. Falcon Heavy tá aí, demorou 5 anos a mais pra ser finalizado, mas mês que vem sai do chão.
Breno Ribeiro
Depende. A SW4 e a Trailblazer usam estrutura do tipo chassi sobre carroceria, tomando como base Hilux e S10 (que usam essa mesma estrutura). EcoSport segue a plataforma do Fiesta, Tracker usa a do Cruze, Duster é feito na do Sandero... São infinitos os meios. SUV hoje em dia não é pra puxar carga, é pra ter um amplo ângulo por estar numa posição mais alta em relação à maioria no trânsito, tirar onda de "jipinho" e garantir conforto ao rodar. A maioria não precisa de capacidade offroad.
Nicolas Gleiser
Se você levar em conta as picapes "médias" brasileiras(toro & orochi), realmente compartilham a mesma plataforma que os SUV, já as picapes normais são maiores e no maximo compartilham plataforma com as grandes barcas (trail blazer & s10 ), mas isso não seria considerado uma picape para o obeso padrão americano, e não me lembro de algum "monstro" desse compartilhando plataforma (Silverado, Dodge ram, Toyota tacoma)
Joseph Arimateias Diniz
É? Pelo porte eu pensava que era mais relacionado com os SUV. Se for em cima dos sedãs então já tem uma boa base mas como você disse, picapes levam carga, precisam de motor que entregue força, velocidade não é prioridade para picapes. Não consigo imaginar um motor elétrico com boa autonomia dentro desse cenário.
Exibir mais comentários