Tecnologia de recarga sem fio à distância é aprovada nos Estados Unidos

Mas vai demorar para chegar à sua casa

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Recarga a distância - WattUp

Imagine chegar em casa, largar o celular sobre a mesinha da sala e, magicamente, ele recarregar ali mesmo, sem tomadas e cabos. Vai demorar para esse tipo de tecnologia chegar até você, mas o primeiro passo foi dado: a FCC (Comissão Federal de Comunicações), órgão dos Estados Unidos equivalente à Anatel, aprovou o WattUp Mid Field, tornando-o, oficialmente, o primeiro padrão de recarga sem fio à distância.

Já falamos dessa tecnologia aqui Tecnoblog. Trata-se de um projeto conduzido pela Energous desde 2014. O que a plataforma faz, basicamente, é detectar dispositivos compatíveis próximos, sincronizar com eles e então começar a recarga à distância.

Para tanto, um transmissor converte energia elétrica em radiofrequência e a envia aos dispositivos com receptor compatível em um modo de propagação que permite que mais de um equipamento seja recarregado ao mesmo tempo.

A ideia é promissora porque, além de smartphones, um sistema do tipo pode recarregar teclados, caixas de som, telas e por aí vai. É empolgante (bem louco) imaginar um cenário futurista em que você não precisa ligar mais nenhum aparelho à tomada, não?

WattUp

Mas é mesmo algo para um futuro bem distante. Por ora, o WattUp Mid Field funciona apenas em distâncias de até um metro a partir do transmissor. Além disso, os primeiros dispositivos dependerão de bases de recarga, pois ainda não há receptores miniaturizados o suficiente para caberem dentro de smartphones e outros dispositivos compactos.

De qualquer forma, a aprovação pela FCC é comemorada pela Energous porque indica que o WattUp Mid Field atende a requisitos básicos de segurança e operação, o que deve abrir portas para o aperfeiçoamento e aceitação da tecnologia.

Mais detalhes serão revelados no próximo mês, durante a CES 2018.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados