Início » Celular » Tecnologia de recarga sem fio à distância é aprovada nos Estados Unidos

Tecnologia de recarga sem fio à distância é aprovada nos Estados Unidos

Mas vai demorar para chegar à sua casa

Emerson Alecrim Por

Imagine chegar em casa, largar o celular sobre a mesinha da sala e, magicamente, ele recarregar ali mesmo, sem tomadas e cabos. Vai demorar para esse tipo de tecnologia chegar até você, mas o primeiro passo foi dado: a FCC (Comissão Federal de Comunicações), órgão dos Estados Unidos equivalente à Anatel, aprovou o WattUp Mid Field, tornando-o, oficialmente, o primeiro padrão de recarga sem fio à distância.

Recarga a distância - WattUp

Já falamos dessa tecnologia aqui Tecnoblog. Trata-se de um projeto conduzido pela Energous desde 2014. O que a plataforma faz, basicamente, é detectar dispositivos compatíveis próximos, sincronizar com eles e então começar a recarga à distância.

Para tanto, um transmissor converte energia elétrica em radiofrequência e a envia aos dispositivos com receptor compatível em um modo de propagação que permite que mais de um equipamento seja recarregado ao mesmo tempo.

A ideia é promissora porque, além de smartphones, um sistema do tipo pode recarregar teclados, caixas de som, telas e por aí vai. É empolgante (bem louco) imaginar um cenário futurista em que você não precisa ligar mais nenhum aparelho à tomada, não?

WattUp

Mas é mesmo algo para um futuro bem distante. Por ora, o WattUp Mid Field funciona apenas em distâncias de até um metro a partir do transmissor. Além disso, os primeiros dispositivos dependerão de bases de recarga, pois ainda não há receptores miniaturizados o suficiente para caberem dentro de smartphones e outros dispositivos compactos.

De qualquer forma, a aprovação pela FCC é comemorada pela Energous porque indica que o WattUp Mid Field atende a requisitos básicos de segurança e operação, o que deve abrir portas para o aperfeiçoamento e aceitação da tecnologia.

Mais detalhes serão revelados no próximo mês, durante a CES 2018.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Doug
Somos dois.
Marcelo Kamikaze
Tão repelente que nem o dono da casa vai conseguir entrar quando vier da rua '-'.
Gustavo
Eu prefiro ficar em ambientes onde isso não esteja disponível.....Vamos esperar os primeiros morrerem depois dizemos se é seguro...
André G
A energia por indução a distância (no estilo do que o Tesla criou) faz mal a quase qualquer ser biológico e acaba com sinal wi-fi, GPS ou rede móvel, mas talvez descubram uma frequência e corrente que seja transmitida sem trazer problemas. Talvez descubram algo que não faça mal aos humanos, mas traga problemas para outras espécies. Outro problema é que se perde muita energia com a indução.
Muriel
"e a partir de um certo ponto se torna perigoso pra seres vivos se aproximar da fonte de energia" Ótimo, além de carregar os dispositivos você também tem um repelente 24/7 em casa.
Paul
Então, esse sim seria o ''verdadeiro'' carregamento sem fio...
Cobalto
Se eles fizerem um produto viável que acabe com PILHAS numa casa por mim já tá bom, já serei cliente quando a tecnologia pra carregar celulares estiver disponível.
Marcogro®
Será mesmo.... Tenho minhas dúvidas.
DumbSloth87
Se passou pela FCC é óbvio q não faz mal.
Zé Wanderer
esse é o problema principal quando voce transmite energia desse jeito, isso e a quantidade de energia necessaria se multiplicar quanto maior a distancia, e quanto mais energia mais radiação eletromagnetica, e mais perigoso pra a saude humana
G. Croft
Até agora não existem estudos que comprovem risco tão grave, apesar de ter risco pra certos grupos de pessoas, assim como qualquer campo magnético, como as ondas de rádio: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/22/sociedad/1411372758_682019.html e https://www20.opovo.com.br/app/opovo/tendencias/2013/01/05/noticiasjornaltendencias,2982948/wireless-e-campos-magneticos-sao-risco-a-saude-diz-relatorio.shtml
Tales Cembraneli Dantas
Cara, desculpe minha ignorância mas isso não é perigoso para a saúde humana?
Zé Wanderer
é dificil voce conseguir um bagulho eficiente de transmissão de energia a distancia, porque a quantidade de energia necessaria aumenta exponencialmente quanto maior a distancia, e a partir de um certo ponto se torna perigoso pra seres vivos se aproximar da fonte de energia. sou cético até se os caras realmente conseguiram transmitir um metro, isso pelo menos até pouco tempo só era viavel a poucos centimetros. mas sei lá, talvez descobriram um jeito que ninguem tinha pensado antes. é esperar pra ver