O Galaxy Note 8 conseguiu superar o fiasco do seu antecessor explosivo, trazendo uma tela enorme, ótimo desempenho e câmera dupla. No entanto, algumas unidades do aparelho têm um problema inverso na bateria: ela não carrega mais quando chega a 0%.
A falha é mencionada em diversos relatos no fórum oficial da Samsung e do Android Central. “Quando eu o coloco no carregador, o LED não acende nem há qualquer sinal de vida”, diz um usuário. “Ele exibe um círculo com um raio, mas o LED vermelho de carregamento não acende”, escreve outro.
No caso do carregamento wireless, ocorre algo semelhante: a luz azul acende no carregador, mas o celular permanece desligado. Segundo o SamMobile, é um indício que pode se tratar de uma falha no software.
Não há como fazer hard reset. Em todos os casos, a Samsung substitui o aparelho por outro; às vezes, por uma unidade recondicionada (refurbished). E se o usuário não fez backup, acaba perdendo os dados.
Os donos mais afetados parecem estar nos EUA, sugerindo que esta falha está presente na versão do Note 8 com processador Snapdragon 835. A Samsung vende o aparelho com chip Exynos 8895 no restante do mundo, incluindo o Brasil.
Os casos vêm se acumulando desde setembro. Em comunicado ao Tecnoblog, a Samsung diz:
Ainda não temos um relatório oficial para este assunto e não podemos comentar até obter informações mais específicas do smartphone em questão. Recomendamos que os clientes que detectarem situação semelhante entrem em contato com a Samsung em (4004-0000 – Capital e grandes centros ou 0800-124-421 demais cidades e regiões).
Com informações: SamMobile. Atualizado às 14h37.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Comprei um Samsung Galaxy Note 8 (top de linha) dia 23/5/2018. No 9 dia de uso o sensor do GPS e a tela (não virava mais) deixaram de funcionar. Levei a uma autorizada no Paraiso, Sao Paulo, orientado pelo Concierge e após o concerto (troca de placa) saiu de lá com o Slot 2 do nanochip sem funcionar. Retornei na mesma autorizada na semana seguinte e depois de alguns problemas meu smartphone foi devolvido por um motoboy (porém, sem relatório do que foi feito). Queixei-me no Concierge; afirmaram que foi ajuste de software e insistiram para eu utilizar o aparelho. Agora, meu Note 8 fica procurando pela rede por longos períodos, esquenta muito (chegou a 47C, medido num laboratório de pesquisa) e a carga dura em média 7h (de 100% até 11%). Tenho receio de deixa-lo esgotar a bateria por problemas já relatados por outros: não ligar mais. Acionei o Concierge solicitando um conselho para o reparo. Para minha surpresa o atendente tentou me convencer que a culpada disto era a operadora! E após eu indagar se eu devesse culpar a Vivo e a Claro porque utilizava dois chips, o mesmo deixou-me em espera na chamada até a ligação cair. Até quando um consumidor brasileiro terá de arcar com um prujuízo de R$ 4.990,00 e NÃO TER seu produto funcionando adequadamente?