Em setembro, um grupo que faz hacking no Nintendo Switch percebeu que o firmware 1.0.0 do console continha uma versão oculta de Golf, título lançado para o Nintendinho (NES) em 1984. Logo descobriu-se que o game estava ali em homenagem a Satoru Iwata e que, para jogá-lo, bastava executar um truque. Bom, não mais: a última atualização do firmware não traz mais o jogo.

Golf - NES

A história, porém, não deixa de ser interessante. Inicialmente, os jogadores que fuçavam as entranhas do firmware encontraram um emulador de nome flog. Eles pensaram que podia ser um erro ou mesmo um indício de que o console iria ganhar um emulador de NES. Mas logo eles descobriram que o tal emulador diz respeito a um único título: Golf. “Flog” é a palavra “golf” ao contrário.

O que o jogo estava fazendo ali? Como acessá-lo? Obviamente que a Nintendo foi questionada sobre isso, mas a companhia se fez de desentendida. Felizmente, não tardou para o mistério ser desvendado: muito provavelmente, Golf foi colocado ali em memória ao ex-presidente da Nintendo Satoru Iwata, que faleceu em 2015 aos 55 anos de idade.

Não era todo mundo que aprovava o comando de Iwata, mas ele tinha um número considerável de fãs e bastante respeito na indústria de games. De acordo com Shigeru Miyamoto, criador de franquias como Mario e Zelda, Iwata foi uma das principais mentes por trás da criação do formato híbrido do Nintendo Switch.

Satoru Iwata com seu típico movimento de mãos

Satoru Iwata com seu típico movimento de mãos

Mas como descobriram a quem o jogo homenageava? Começa com o fato de Golf ter sido programado por Iwata. Depois veio a descoberta de uma data específica no código: 11 de julho. Foi nesse dia de 2015 que Satoru Iwata faleceu.

No código oculto também foi encontrado um conjunto de instruções referente aos sensores do Joy-Con que, quando interpretado, corresponde aos movimentos com as mãos que Iwata costumava fazer (imagem acima) em suas apresentações no Nintendo Direct.

Aí bastou montar o quebra-cabeça. Se os movimentos correspondentes forem feitos com o Joy-Con no dia 11 de julho, o Nintendo Switch abre o Golf de 1984. Para testar, um jogador executou o procedimento com uma unidade do console programada para 11 de julho e que não estava conectada à internet (para a data não ser atualizada). Deu certo:

Genial, não? É uma pena que, aparentemente, a mais recente atualização do Nintendo Switch não traz mais o jogo (ou, se traz, o esconderam em outro lugar):

Para variar, a Nintendo não deu explicações. De qualquer forma, foi uma homenagem deveras criativa.

Com informações: Polygon

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

richardsonvix

Se era para ser escondida para ninguém saber para que fazer?

Richardson Dos Santos Neves
Se era para ser escondida para ninguém saber para que fazer?
Lobo Solitário
Poxa, e daí que descobriram? Deveriam ter mantido a homenagem.
Gabriel Lecomte
Exato, era pra ser uma homenagem discreta do time que fez o Switch para o Iwata, não um easter egg.
S Y N T H W A V E + L O V E R

Era uma feature que era necessariamente para ficar escondida... Descobriram, perdeu o sentido de permanecer ali.

Peacemak3R
Era uma feature que era necessariamente para ficar escondida... Descobriram, perdeu o sentido de permanecer ali.
Krosna Terrestre
deve ser um mal amado quem mandou retirar a homenagem
Juan de Souza
Ah... Nintendo...