A Apple confessou que reduz a velocidade de iPhones com algum tempo de uso. A ideia é evitar que o aparelho desligue sozinho à medida que a bateria se desgasta. No entanto, a empresa não era transparente sobre isso.

Será que outras fabricantes fazem a mesma coisa? Parece que não. Motorola e HTC dizem ao The Verge que não reduzem a velocidade dos seus smartphones à medida que as baterias envelhecem.

Um porta-voz da Motorola diz: “nós não reduzimos o desempenho da CPU com base em baterias mais antigas”. E um porta-voz da HTC declara que desacelerar o processador à medida que a bateria envelhece “não é algo que fazemos”.

A Samsung afirma que ainda está investigando essa informação, e a Sony promete responder após as festas de final de ano. Google e LG também foram convidadas a se pronunciar.

A Apple diz que começou a desacelerar o processador do iPhone 6, 6S e SE desde o ano passado, como uma forma de evitar desligamentos repentinos. Baterias antigas fornecem uma tensão menor, que nem sempre basta para a CPU; a solução foi reduzir sua velocidade máxima.

Se você troca a bateria, o desempenho volta ao normal; infelizmente, fazer isso nem sempre é conveniente ou barato. Pior: o iPhone 7, lançado há um ano, já está sendo desacelerado por causa da bateria — é muito cedo. Por isso, a Apple enfrenta diversas ações civis públicas de clientes insatisfeitos.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

richardsonvix

O que não acho fazer sentido é apenas a tal desculpa da Apple que picos de CPU fariam o aparelho desligar, isso sim é bug.

Sobre diminuir desempenho para poupar bateria isso é normal.

Richardson Dos Santos Neves
O que não acho fazer sentido é apenas a tal desculpa da Apple que picos de CPU fariam o aparelho desligar, isso sim é bug. Sobre diminuir desempenho para poupar bateria isso é normal.
Osório
O meu também tinha este problema, mas eu gosto tanto dele que troquei a bateria. Gastei 140 reais e estou muito satisfeito.
Victor Serrão
Na Motorola eu só consigo isso se eu periodicamente zerar o aparelho, e eventualmente tirar o app do Facebook...
Je Suis Harambe
Eu tenho um MacBook Retina 15.4 de 2013 Quando a bateria chega em 20% o desempenho cai muito, só religando na bateria que volta, principalmente o desempenho gráfico isso é uma prática que foi depois do High Sierra que foi colocada em prática tô prensado seriamente em voltar pro El Capitan
Rodrigo Gonçalves
A Apple desenvolve celulares. A bateria de lítio é deficiente a anos. Nenhuma empresa conseguiu, ainda, melhorar essa questão.
Rodrigo Gonçalves
Não fale besteira. Não é erro de projeto do iPhone ou de bateria pouco durável. É uma deficiência da tecnologia de bateria de lítio. Como os processadores da Apple dão um banho nos concorrentes Qualcomm e Snapdragon, para que os processadores A da Apple funcionem, precisam que as baterias enviem uma determinada carga para eles. Essa carga, por deficiência da tecnologia, só é enviada corretamente quando a bateria está em boas condições. Isso explica o motivo de não ocorrer na concorrência, processadores inferiores usam menos carga da bateria pra serem acionados.
hamster
Não entendi o que tem a ver o preço.
Baidu feat MC Brinquedo
É metade do Benchmark e mais da metade do preço né? Ou esqueceu que um iPhone custa3k, 4k... 8k?
Douglas Souza Luz
Mas o Note 8 tem o problema da bateria zerar e nao ligar mais também hahaha
hamster
Não estou defendendo a Apple, estou dizendo que esse problema jamais ocorreria com a Motorola.
Tony Lins
Yeah, SoCs Mediatek normalmente são osso pra ter suporte. Obrigado pelas informações.
Elerson Carvalho
LG - LG G6, não é o top do momento, mas é um excelente smartphone e esta com preço bom. Samsung - Galaxy S7, versão americana com SoC Qualcomm. (Ambos possuem um bom suporte a Devs) Infelizmente temos que atentar ao fato do SoC também, algo que não relatei em meu comentário, se não for Qualcomm o suporte dos devs fica complicado, dou sempre preferencia a smartphones com este SoC também. Se você tem preferencia pela Motorola, não acho que você deveria mudar de empresa ao se comprar smartphones, a minha questão é um relato pessoal e não o torna um fato global. O Moto Z e Moto Z Play os considero excelentes, e não vejo reclamações, se você não tiver um destes dois, acho que vale a pena você dar uma olhada. Atualmente estou na onda dos importados, e estou usando um smartphone da Xiaomi, até o momento estou bem satisfeito com suporte dos devs.
Tony Lins
Algum Samsung ou LG na lista? :P Eu tenho uma preferência geral por Motorola (mesmo depois da aquisição pela Lenovo) porque eles "facilitam" a instalação de custom ROMs com o desbloqueio do bootloader, o que é uma mão na roda depois de 1 ano da garantia, apesar de não ter acompanhado o mobile hardware das fabricantes se tem drivers livres nesses dois últimos anos e tal.
Land
Acho que esse papo de redução de desempenho não é só por causa da bateria e sim para empurrar o aparelho da marca. "Quer um desempenho melhor? Compre o mais atual e pronto".
Exibir mais comentários