Você já ouviu falar por aqui sobre a SoftBank. Este conglomerado japonês é dono da ARM, dos robôs da Boston Dynamics, e acionista da 99 (antes 99Taxis). Agora, eles detêm uma boa quantidade de ações do Uber.

Segundo o Wall Street Journal, a SoftBank comprou uma participação de 20% no Uber. Essa aquisição coloca o valor da empresa em US$ 48 bilhões; até então, ela era avaliada em US$ 70 bilhões.

O que motivou essa redução? Bem, a SoftBank está comprando ações dos primeiros investidores do Uber, que poderão realizar lucros antes que a empresa precise enfrentar mais problemas no futuro — incluindo prejuízos, ações judiciais e escândalos diversos.

Como nota o The Verge, esse negócio pode limitar o poder que o ex-CEO Travis Kalanick ainda tem na empresa. Ele ainda faz parte do conselho administrativo, está cercado por aliados, e controla 16% do poder de voto.

No entanto, o conselho passará de 11 para 17 pessoas, diluindo o poder de Kalanick; duas dessas posições serão da SoftBank. Além disso, qualquer mudança futura na administração do Uber — como escolher um novo CEO — exigirá uma aprovação majoritária do conselho.

Além de seu investimento bilionário no Uber, a SoftBank é acionista de diversas concorrentes, incluindo a Didi Chuxing na China; a Ola na Índia; o Grab no Sudeste Asiático; e a 99 no Brasil.

Com informações: Wall Street Journal, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados