Você já ouviu falar por aqui sobre a SoftBank. Este conglomerado japonês é dono da ARM, dos robôs da Boston Dynamics, e acionista da 99 (antes 99Taxis). Agora, eles detêm uma boa quantidade de ações do Uber.

Segundo o Wall Street Journal, a SoftBank comprou uma participação de 20% no Uber. Essa aquisição coloca o valor da empresa em US$ 48 bilhões; até então, ela era avaliada em US$ 70 bilhões.

O que motivou essa redução? Bem, a SoftBank está comprando ações dos primeiros investidores do Uber, que poderão realizar lucros antes que a empresa precise enfrentar mais problemas no futuro — incluindo prejuízos, ações judiciais e escândalos diversos.

Como nota o The Verge, esse negócio pode limitar o poder que o ex-CEO Travis Kalanick ainda tem na empresa. Ele ainda faz parte do conselho administrativo, está cercado por aliados, e controla 16% do poder de voto.

No entanto, o conselho passará de 11 para 17 pessoas, diluindo o poder de Kalanick; duas dessas posições serão da SoftBank. Além disso, qualquer mudança futura na administração do Uber — como escolher um novo CEO — exigirá uma aprovação majoritária do conselho.

Além de seu investimento bilionário no Uber, a SoftBank é acionista de diversas concorrentes, incluindo a Didi Chuxing na China; a Ola na Índia; o Grab no Sudeste Asiático; e a 99 no Brasil.

Com informações: Wall Street Journal, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gesonel o Mestre dos Disfarces
Exatamente!
Hemerson Silva
Não há livre mercado.
Hemerson Silva
Aham.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
É o livre mercado sendo livre para se fechar em cartéis, como sempre. Se não houver um agente regulador, o usuário (a parte hipossuficiente) se f...
Gesonel o Mestre dos Disfarces
pensa assim: quanto mais homogêneo as donas dessas empresas, menor a concorrência de fato. vai ser igual sua situação, a diferença é que tu precisaria usar o celular.
Lucas Nascimento
Agora é dona da 99, a Didi comprou a 99 e a SoftBank é acionista majoritária da Didi
Danilo Pontes
... livre concorrencia e haver apenas taxi cobrando o dobro ou ate mais por uma corrida? tratando mal o povo... como se estivessem fazendo favor.
Danilo Pontes
a briga e pra nao ser proibida... e diferente. colocar varias regras q nem taxi tem e nenhum dos beneficios que taxi tem. bem justo isso nao e?
Danilo Pontes
so nao lucra quem nao trabalha.
Jander Teles
O que eu ganho em uma semana você não conseguiria ganhar em um mês corrido, porque eu não me submeti ser capacho de exploradores
Hemerson Silva
O motorista lucra sim, conheço vários que já tiraram os valores dos carros que compraram e agora estão desfrutando de um bom "salário", gente da minha família, inclusive. Só não lucra quem quer tudo na mão.
Hemerson Silva
Quem te disse que não lucra? Hahaha deve ser um preguiçoso que quer rodar 2 horas por dia e ganhar dinheiro a rodo kkkkk, consegue-se lucrar tranquilamente
Hemerson Silva
Bem, fazer o que, já que os donos vendem a empresa hahaha...
Vítor Hugo
Por isso que ela já começou a testar carros sem motorista...
Mestre Joselito
A Uber ainda não lucra. Ela irá no prejuízo, por enquanto.
Exibir mais comentários