Diversos modelos de Chromebook podem rodar apps de Android instalados a partir da Play Store, incluindo a suíte Microsoft Office. É uma estratégia do Google para aproximar suas plataformas de software, mas que precisa receber algumas melhorias.

Por exemplo, os apps são pausados quando você clica ou toca em qualquer área fora de suas janelas. É algo que faz sentido em um smartphone Android, mas não em um laptop.

Foto por TechnologyGuide TestLab/Flickr

Felizmente, segundo o Chrome Unboxed, um novo recurso no canal beta do Chrome OS permitirá que esses apps sejam executados continuamente em segundo plano, mesmo quando você estiver usando outro programa.

Trata-se do Android Parallel Tasks. Com ele, todo app aberto será executado continuamente até você pausá-lo manualmente ou fechá-lo. Isso está disponível no Chrome OS 64 (beta).

Alguns apps já mantêm processos rodando em segundo plano — o Spotify toca música dessa forma, por exemplo — mas são exceções. Com o Android Parallel Tasks, isso valerá para todos. Dessa forma, Chrome OS e Android se tornam cada vez mais próximos, e mais equipados para concorrer com o Windows.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio Silva
Um problema são as limitações dos Apps p/ android.
Amelia
Assista Better Watch Out apenas neste site: 5moviesbegin.blogspot.com
Molinex
Né não... Só tem um pequeno detalhe, os chromebooks(pelo menos os top de linha), não chegam no brasil... Pra ter acesso aos apps de android e a esses novos recursos ainda é preciso importar. E aí sai caro... Dependendo do caso, mais do que você pagou no note dela... Um Plus da sansung, importado pela amazon, tá saindo quase 3 conto... Esses modelos top, tinham que ser lançados aqui também... E se chegar com um preço bom (pelo menos justo), vende bem...
tuneman
putz, estava pensando a mesma coisa ao ler a noticia. faz umas semanas que comprei um notebook pra minha mulher. um lenovo muito bom (core i3, DDR4). Ela usa pro básico de acesso a internet e pro curso, mas um Chromebook ia atender muito bem, ser mais leve e ter maior duração de bateria.
Molinex
É, o futuro promete pros Chromebooks...
Gabriel Cruz
Oque mais me atrai nos Chromebooks é a economia de energia, quando lançarem (e isso é inevitável) os Chromebooks com Snapdragon vai ser uma alternativa incrível para consumo de mídia e streaming, parece ser um dispositivo mais adaptado para atividades mais simples e do dia-a-dia acho bem difícil dele competir com o Windows neste momento ou tão cedo, o objetivo deles parece ser diferente.
Gabriel Cruz
Um ponto muito interessante é que ele demora 10 segundos para ligar e consome menos bateria, se aliar isso aos novos desktops com Snapdragon, vai ainda mais próximo de um smartphone, não precisará ficar ligando e desligando, com uma bateria que duraria mais 25 horas, e como ainda não vimos o potencial disso pode ser ainda 30h ou mais, fora que quase todos os Chromebooks recentes têm touchscreen, as vezes suporte a uma caneta e tem a Samsung que pode estar projetando um com tela separável do teclado, os Chromebooks estão caminhando para substituir os tablets Android
Gustavo
eu como usuário de ipad to de olho nesses novos chromebooks rodando app android. o fato de ter um teclado que são melhores do que qlq solução que a apple já inventou e um browser que roda a versão web dos sites tudo isso com portabilidade e bom preço é realmente tentador. Os únicos problemas é que o preço tem aumentado bastante e alguns apps do IOS simplesmente te prendem eternamente ao sistema, principalmente qd se trata de produzir conteúdo.
Molinex
Concordo... Por exemplo, pra minha mulher seria um laptop ideal. Pro uso que ela faz de tecnologia... Eu compraria um pra ela, mas vamos aguardar, pra ver no que dá...
Emanuel
Hoje quem busca windows é um usuário mais avançado que não tem acesso a certos recursos em um android, como por exemplo softwares de edição complexos e grandes jogos. Não vale a pena mais ter um pc básico para acessar a internet. Tendo acesso à biblioteca do android eu já acho que um laptop básico fica muito mais interessante. A experiência dos apps android mais famosos na minha opinião é superior que suas versões web. Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, funcionam todos melhor no android e ios. Acredito que isso vai reaquecer esse mercado de laptops. Espero que dê certo. Eu gostaria de ter um principalmente pelo tamanho da tela.
Molinex
Do jeito que ele tá agora, com esse upgrade nos apks, ele atende bem um usuário básico... E acho que a proposta, do projeto é essa... Não vejo por exemplo como o ChromeOS competir com windows (como diz na matéria), ou qualquer outro SO pra desktop. Principalmente pra quem trabalha no pc... Parece meio estranho, mas vejo ele atraindo justamente o publico do smartphone, que nem liga mais o pc de casa. Acho que esse é o alvo...
Emanuel
Pro meu uso também não é interessante como dispositivo principal mas eu vejo um potencial de mercado muito grande agora. Espero que dê certo.
Molinex
Acho a ideia do ChromeOS legal, e essa integração com apps do android (rodando agora em background), é algo que torna o dispositivo mais atraente com certeza... Mas pra mim, ainda falta um monte de recursos que apps de android não vão me dar...