Desde o final de 2017, a assistente pessoal Cortana ficou um pouco menos esperta. Ela perdeu o recurso para reconhecimento de música, que trazia o nome e artista após ouvir um trecho dela.

O botão para reconhecimento de música ainda está na Cortana para Windows 10. No entanto, ao clicar nele, a assistente diz que encontrou a faixa “Tudo um dia acaba”, no álbum “serviço desativado”, do artista “mas a música continua”.

O que aconteceu? Jason Deakins, engenheiro de software da Microsoft, diz no Twitter: “o que você está vendo é esperado. Devido ao desligamento do serviço Groove Music, o reconhecimento da música na Cortana também foi aposentado”.

Em 31 de dezembro de 2017, o serviço de streaming Groove Music Pass foi encerrado no mundo inteiro; os usuários foram migrados para o Spotify. Além disso, não é mais possível comprar músicas e álbuns na loja do Windows 10.

A Microsoft se retirou totalmente do ramo musical, e isso acabou impactando a Cortana. Pior: o Shazam — recentemente adquirido pela Apple — removeu seu app para Windows 10 no ano passado, e o SoundHound não está presente na plataforma.

Será que a parceria entre Microsoft e Amazon poderia resolver isso? Acho que não. Para recapitular: as duas empresas haviam anunciado que, até o final de 2017, a Cortana poderia interagir com a Alexa em dispositivos suportados. O prazo não foi cumprido — a Microsoft diz que terá “mais para compartilhar em breve” — e a Alexa não faz reconhecimento de música.

Com informações: Engadget, Neowin.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maykon Marlon

Único recurso bom da cortana foi cortado... Sistema lixo!

Marciel Monteiro
A microsoft só muda pra pior!!! Primeiro compra a nokia, depois lança o windows 10 só pra celulares com ou acima de 1 gb de ram e 8 gb de memória, com a desculpa de que "ñ ia funcionar em aparelhos sem esses requisitos", tira todos os emuladores porque "isso é contra a política da microsoft", encerra o suporte pro windows phone 8.1 e por fim acaba com o reconhecimento de música!!! Qual vai ser a próxima b**** (ñ pus o palavrão pra ñ correr o risco do meu comentário ser tirado, afinal todo mundo precisa saber disso) que a microbosta vai fazer? Acabar com a loja? Lançar um vírus pra acabar com o windows phone? Fechar o windows phone pra sempre? Se a gente tivesse a 4 anos atrás a gente poderia dizer sem medo: "eu tenho um windows phone, seus otários! O Android e o iOS juntos são piores do que o windows!!!! Com live tiles e outros apps exclusivos, esse celular vale ouro!!!" Mas agora é só lata velha, até o galaxy y, com uma tela muito pequena é melhor q esse troço. Cara, ñ vejo a hora de largar essa b**** e ir pro Android, lugar onde devia estar há muitos anos. Se vc leu até aqui, obrigado. Se quiser falar comigo eu estou aqui e vamos compartilhar nossos desabafos. Mais uma vez, obrigado se vc leu até aqui.
Allan Taborda
Essa integração com o Spotify não funciona no Brasil.
Cristiano Chagas
A Cortana é horrível. Fim.
Diego Fonseca
Só usava isso TB, mas a parceria com Spotify podia ser melhor não é?
Diego Fonseca
Tive problemas em um PC que veio de update do Windows 7, o processo da Cortana consumia quase 50% de processador, e travava o menu iniciar.. muita pesquisa para achar um comando para impedir isso.
Ricardo Bahia
Startups de reconhecimento de música: Alôo! A bola tá quicando na área de vocês. Façam a Microsoft descobrir que vocês existem...
Green Hell
Só falta matar essa porcaria
Daniel R. Pinheiro
https://mspoweruser.com/use-cortana-spotify-play-music/
Marcos Soares Santos
Desativaram o Groove Live Pass e esqueceram do resto. Já que ela ta tão amiguinha do Spotify, deveria integrar esse recurso diretamente à loja do Spotify
Baio-kun

Cara deve usar pc com 256 mb de RAM. lol

Muriel
Cara deve usar pc com 256 mb de RAM. lol
Baio-kun

É bem pratico pra colocar lembretes no calendário.

Muriel
É bem pratico pra colocar lembretes no calendário.
ばか

Um bom motivo para desativa-la de vez no meu PC.
Não serve pra nada mesmo.

Exibir mais comentários