O Python é atualmente uma das linguagens de programação mais populares, graças à sua facilidade de uso e suporte a bibliotecas externas. Por esse motivo, a Microsoft demonstrou interesse em incluí-la no Excel.

Na central de feedback da Microsoft, a sugestão com mais votos para o Excel diz: “permita-nos fazer scripts com Python… não só como uma alternativa ao VBA, mas também como uma alternativa a funções como (= SOMA(A1:A2))”.

Imagem por Esa Riutta/Pixabay

Essa sugestão é antiga: foi publicada por um usuário em novembro de 2015. Ashvini Sharma, gerente de programa do Excel, respondeu na época: “nós vamos investigar isto para uma atualização futura”.

A ideia ficou parada até que, em outubro de 2017, Sharma disse: “estamos ocupados construindo uma infraestrutura que permite a execução remota de código arbitrário a partir de funções personalizadas no Excel”. É um sinal de que o projeto está andando, ainda que lentamente.

A atualização mais recente, também de Sharma, pede que os interessados na integração entre Python e Excel respondam a este questionário.

Como explica o Bleeping Computer, os usuários poderiam usar scripts do Python para interagir com documentos, dados e funções do Excel, semelhante ao que é possível atualmente com scripts VBA.

O Visual Basic for Applications (VBA) é uma linguagem de programação que pode ser usada dentro do pacote Microsoft Office, incluindo Word, Excel e PowerPoint. O desafio será implementar o Python em todos esses programas, não apenas no Excel.

“É importante que isso seja consistente em toda a experiência do Office. Alguns de nós somos velhos o suficiente para lembrar das múltiplas versões do VB-alguma coisa para o Excel, Word, Access, que eram um golpe para a produtividade”, diz um usuário em uma discussão no Hacker News.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Hadjinlian Guerra
E nem é obrigado a autalizar a versao pagando se uma feature nova maluca for usada... Ja peguei uma cacetada de doc que so abre no excel 2013 sem necessidade alguma disso... so aporrinhação
Alexandre Hadjinlian Guerra
De repente quem usa não gosta de ter seus documentos "sob refem" de uso pela Microsoft. Meus documentos ODF abrem em qualquer lugar . Windows, Mac, Android, IOS, Linux, Torradeira...
Alexandre Hadjinlian Guerra
So vai criar brecha de seguraça por trabalho dobrado. E usar o Excel como componente esta mais demode quanto usar OCX em Visual Basic...
Alexandre Hadjinlian Guerra
Alguem me ilumine sobre o assunto..... o vba e tao permeado no Excel, que adicionar mais uma linguagem a uma estrutura totalmente fechada nao me faz sentido.
Cortana ✔

Isso é verdade, todo lugar que conheço e que usa Linux, o faz pela gratuidade, nem é por acha-lo melhor.

Cortana ?
Isso é verdade, todo lugar que conheço e que usa Linux, o faz pela gratuidade, nem é por acha-lo melhor.
Arthur Soares
O espírito HueBR não se contém com tamanha felicidade...
Thiago +

Pago pra ver isso andar.
Se mudar, aposto mais em js

Tiago H+
Pago pra ver isso andar. Se mudar, aposto mais em js
Tiago Celestino
Quem diria
Daniel Drumond
https://www.youtube.com/watch?v=6La690qlH5w&list=PLUukMN0DTKCtbzhbYe2jdF4cr8MOWClXc (gratuito) ou https://welcometothedjango.com.br Ambos são materiais muito bons e que a comunidade incentiva. Vale a pena dar uma olhada. E, de verdade, Python é simples e poderoso! Estude Python e se envolva com a comunidade na sua cidade, garanto que valerá a pena!
Victor Danner
De todos os locais que já visitei como Consultor de TI, a utilização do Linux como desktop era para não ter custos com licenças, seja de sistema operacional ou de ferramentas office. Acredito que alguns usuários domésticos poderiam comprar uma licença do Office, mas a grande maioria vai para o Libreoffice, BrOffice, WPS Office, esse último é até bem parecido com o da microsoft.
Adriano De Lima
Não só pelo Office (365) como pelo pacote da Adobe tb.
Adriano De Lima
Isso é algo que fará muita diferença na plataforma Office, pra melhor, com certeza. A automação de relatórios para pequenos escritórios vai avançar bastante com esse novo recurso.
Darkoonss
hahahahahaha boa pergunta ... Mas acredito que sim, pois um fator que ao meu ver seria decisivo seria a chegada do OneDrive na plataforma.
Exibir mais comentários