O Python é atualmente uma das linguagens de programação mais populares, graças à sua facilidade de uso e suporte a bibliotecas externas. Por esse motivo, a Microsoft demonstrou interesse em incluí-la no Excel.

Na central de feedback da Microsoft, a sugestão com mais votos para o Excel diz: “permita-nos fazer scripts com Python… não só como uma alternativa ao VBA, mas também como uma alternativa a funções como (= SOMA(A1:A2))”.

Imagem por Esa Riutta/Pixabay

Essa sugestão é antiga: foi publicada por um usuário em novembro de 2015. Ashvini Sharma, gerente de programa do Excel, respondeu na época: “nós vamos investigar isto para uma atualização futura”.

A ideia ficou parada até que, em outubro de 2017, Sharma disse: “estamos ocupados construindo uma infraestrutura que permite a execução remota de código arbitrário a partir de funções personalizadas no Excel”. É um sinal de que o projeto está andando, ainda que lentamente.

A atualização mais recente, também de Sharma, pede que os interessados na integração entre Python e Excel respondam a este questionário.

Como explica o Bleeping Computer, os usuários poderiam usar scripts do Python para interagir com documentos, dados e funções do Excel, semelhante ao que é possível atualmente com scripts VBA.

O Visual Basic for Applications (VBA) é uma linguagem de programação que pode ser usada dentro do pacote Microsoft Office, incluindo Word, Excel e PowerPoint. O desafio será implementar o Python em todos esses programas, não apenas no Excel.

“É importante que isso seja consistente em toda a experiência do Office. Alguns de nós somos velhos o suficiente para lembrar das múltiplas versões do VB-alguma coisa para o Excel, Word, Access, que eram um golpe para a produtividade”, diz um usuário em uma discussão no Hacker News.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados