Início » Aplicativos e Software » Versão final do Opera 50 é lançada com proteção contra mineração de criptomoeda

Versão final do Opera 50 é lançada com proteção contra mineração de criptomoeda

Emerson Alecrim Por

Depois de algumas semanas como beta, a versão final do Opera 50 foi lançada nesta quinta-feira (4). A novidade tem como principal atrativo uma ferramenta de proteção contra páginas que usam o navegador na surdina para minerar criptomoedas (cryptojacking).

Opera 50

Com o recurso, o Opera passa a ser o primeiro navegador a bloquear automaticamente scripts de mineração de maneira nativa. Trata-se de um problema mais frequente do que a gente imagina: um estudo da AdGuard aponta que páginas com cryptojacking alcançam mais de um bilhão de visitas por mês.

“Somos fãs de criptomoedas, mas simplesmente não aceitamos que sites estejam usando os computadores das pessoas para minerar moedas sem o conhecimento ou consentimento delas”, afirma Krystian Kolondra, líder da divisão do Opera para desktops.

A proteção não vem ativada por padrão. É necessário habilitá-la nas configurações de segurança do navegador. Para tanto, basta marcar a opção NoCoin, que aparece quando o bloqueador de anúncios é ativado. Depois disso, o recurso passa a funcionar como um adblocker, só que focado nos scripts de mineração, obviamente.

Opera 50

O Opera 50 pode ser baixado para Windows, macOS e Linux no site oficial.

Tecnocast 079 – Mineradores zumbis

O que você prefere: ver banners e anúncios enquanto navega em seus sites favoritos, ou doar uma parte do seu processador e não ver anúncio nenhum? Muitos sites já estão utilizando scripts que mineram criptomoeda com o seu processador. E, na maioria dos casos, nenhum aviso é exibido para o usuário.

Aproveitando essa novidade, alguns sites já arrumaram até uma forma de continuar utilizando o seu processador, mesmo quando você já fechou a aba. Então, qual seria o limite ético dos scripts de mineração? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucho

Sério que o Vivaldi está assim? Porra. Ouvia falar tão bem dele.

Lucho
Ou.. Opera lança versão de navegador antivagabundo.
Tiago Celestino
Firefox lento?
Edson Veloso Murta Júnior
No pinguim o FF roda melhor o opera até que roda mas não tão bem quanto o FF nem o Chromium que é o chrome de código aberto roda bem como FF. Eu já até me acostumei com o Midori pela simplicidade mas pra Wiin vão de Epic Browser pelo menos ele é seguro e bloqueia tudo e é indiano --> Índia ainda é um lugar legal kkkkkkkkk
Hygor Machado
Estou amando o opera nesta versão 50, já dei adeus ao Chrome
G. Croft
Mais configurações e home broker mais completo
Tenente Figueiredo
Completo pra que? Pra ver saldo? Extrato? Fazer transferência? Pagar uma conta? Deve ser bem completo mesmo pra valer a instalação daqueles "módulos de segurança".
G. Croft
Opera é vermelho, é de comunista. Opera também tem relação com cultura, então é comunista e pedófilo :O
G. Croft
Site é mais completo que app.
Tenente Figueiredo
Quem ainda entra em site de banco em 2018? Coisa mais fácil e pratica do mundo é acessar o banco pelo app de smartphone.
Molinex
Atualizado, e funcionando numa boa... Esse Opera é bom hein...
Adriano Luis
Edge, quando funciona é bom. mas trava como ninguém, tem poucos addons e muitos sites não funcionam bem nele (principalmente o Youtube) quando você entra em sites de bancos o edge ja recomenda abrir o internet explorer
Will

Hoje o Opera me parece o melhor navegador para leigos, com poucos cliques vc se protege de propaganda abusiva, minerador de criptomoedas e tem a um clique redes sociais

Weller Santibanez
Hoje o Opera me parece o melhor navegador para leigos, com poucos cliques vc se protege de propaganda abusiva, minerador de criptomoedas e tem a um clique redes sociais
PinPortal ✔️

Opa, parece que a versão 49 já tem esse recurso.

Estou com a versão 49.0.2725.64 e apareceu a opção "NoCoin" no meu também.

Exibir mais comentários