Opera 50

Depois de algumas semanas como beta, a versão final do Opera 50 foi lançada nesta quinta-feira (4). A novidade tem como principal atrativo uma ferramenta de proteção contra páginas que usam o navegador na surdina para minerar criptomoedas (cryptojacking).

Com o recurso, o Opera passa a ser o primeiro navegador a bloquear automaticamente scripts de mineração de maneira nativa. Trata-se de um problema mais frequente do que a gente imagina: um estudo da AdGuard aponta que páginas com cryptojacking alcançam mais de um bilhão de visitas por mês.

“Somos fãs de criptomoedas, mas simplesmente não aceitamos que sites estejam usando os computadores das pessoas para minerar moedas sem o conhecimento ou consentimento delas”, afirma Krystian Kolondra, líder da divisão do Opera para desktops.

A proteção não vem ativada por padrão. É necessário habilitá-la nas configurações de segurança do navegador. Para tanto, basta marcar a opção NoCoin, que aparece quando o bloqueador de anúncios é ativado. Depois disso, o recurso passa a funcionar como um adblocker, só que focado nos scripts de mineração, obviamente.

Opera 50

O Opera 50 pode ser baixado para Windows, macOS e Linux no site oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados