Foto por Paintimpact/Flickr

A GoPro continua em apuros. Ela é conhecida pelas suas câmeras de ação, mas o mercado já está saturado. A empresa tentou se diversificar com drones… e isso também não deu certo.

Segundo o TechCrunch, a GoPro deixará de fabricar e vender seu drone Karma, dando apenas assistência técnica e suporte para quem já o comprou. Além disso, ela demitiu cerca de 200 a 300 funcionários, na maior parte em sua divisão aérea, responsável pelo drone.

Uma carta aos funcionários explica que esses cortes fazem parte de uma reestruturação “para alinhar melhor nossos recursos com as exigências do negócio”.

O Karma, lançado no final de 2016, foi problemático desde o início. Ele passou por um recall após várias unidades caírem do céu enquanto voavam; a bateria se desconectava do aparelho durante o voo.

Ele voltou a ser vendido, mas não resolveu a situação financeira da GoPro, que acumula um prejuízo de US$ 127 milhões entre janeiro e setembro de 2017.

O problema é que o mercado de drones é basicamente dominado pela chinesa DJI, com participação global de 70%. Ela colaborou com a GoPro para criar o Karma, mas acabou seguindo por um caminho próprio e lançando seu próprio drone portátil — o DJI Spark.

A GoPro também sofre no mercado de câmeras de ação. Ela tem várias concorrentes que vendem produtos equivalentes a preços menores; e não é todo mundo que se interessa mais por isso — há quem prefira usar o smartphone.

Com informações: TechCrunch, (2). Atualizado em 08/01.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados