Início » Celular » Como sincronizar e baixar suas músicas em MP3 no Spotify

Como sincronizar e baixar suas músicas em MP3 no Spotify

Serviço de streaming permite sincronizar músicas do seu PC no celular

Jean Prado Por
TB Responde

Quem assina o Spotify já tem acesso a mais de 30 milhões de músicas, o que já é um número bem considerável. Porém, alguns artistas escolhem não compartilhar seus álbuns no serviço — e nem sempre tem algumas faixas mais alternativas.

Ainda assim, sem problemas: se você comprou essas músicas fora do serviço, tem como sincronizar e baixá-las no seu smartphone ou tablet sem muitos esforços. Veja como fazer:

No computador

  1. Acesse o menu no canto superior direito do Spotify e clique em Preferências;
  2. Role a tela para baixo até a seção Arquivos locais. Por padrão, o Spotify já importa as músicas em Downloads, na pasta de Músicas e do iTunes;
  3. Se quiser adicionar as músicas de outra pasta, clique em Adicionar uma fonte e procure o local desejado;

  1. Agora, acesse o menu Arquivos locais no menu esquerdo do Spotify, abaixo da seção Minha biblioteca. Você deve ver suas músicas por lá;
  2. Adicione as faixas desejadas em uma playlist para obter sincronização local no smatphone ou tablet.

Importante: o Spotify trabalha apenas com os formatos de arquivos *.mp3, *.mp4 (se não houver vídeo) e *.m4p. O serviço não suporta o formato usado pelo iTunes, *.m4a, a não ser que você tenha o QuickTime instalado no computador. (É mais seguro converter tudo para *.mp3, porém.)

Para importar a sua biblioteca do iTunes, basta checar se o aplicativo permite que o Spotify acesse o catálogo de músicas. No iTunes, entre em Preferências > Avançado e ative a opção Compartilhar XML da Biblioteca do iTunes com outros aplicativos.

No celular ou tablet

Entre em Sua Biblioteca, acesse suas playlists e encontre a playlist que foi criada no computador; agora é só baixar, mas você precisa estar na mesma rede que o seu PC. Por aqui, o Spotify tinha mostrado outra música e capa com o mesmo nome (que já existiam no serviço), mas foi só tornar a playlist offline que o álbum correto apareceu.

Infelizmente, a capa das músicas nem sempre é mostrada de maneira correta, o que deve incomodar perfeccionistas como eu. Não dá para acertar em tudo, né?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carolina Tenório

Gente.. quando faço isso ele não sincroniza de primeira pro celular. O que fazer para sincronizar tudo na mesma hora? Meu celular está conectado na mesma rede wifi do computador

danielnbl

Deezer não é melhor.. inclusive é pior na verdade. Já Google Play Músic é maravilhoso

daniel
Deezer não é melhor.. inclusive é pior na verdade. Já Google Play Músic é maravilhoso
Tenente Figueiredo
Deezer é o pior
Victor Nunes

Eu uso o AM pq atende melhor minhas necessidades, eu não gosto do jeito que o Spotify é todo baseado em playlists, a próprio biblioteca do Spotify nada mais é do que uma playlist rs. Eu gosto de poder gerenciar minha biblioteca de músicas e arrumar tudo do jeito que eu quero e o iTunes me oferece muitas ferramentas pra isso, apesar de ser uma bomba no Windows, ele ainda tem mais funcionalidades do que o Spotify.
O app do Spotify é bom mas parece que parou no tempo, como se não bastasse eles ainda vivem retirando funcionalidades uteis com justificativas rasas, vide as Lyrics que retiraram 2 anos atrás e até hoje não colocaram de volta, qualquer um que frequente o fórum oficial do Spotify sabe do que eu estou falando e de como essa empresa caga pras ideias dos usuários, é patético que um serviço de stream que dizem ser o futuro não tenha funcionalidades tão básicas quanto players comuns de música há 5 anos atrás rs.
O que me faz ainda ter uma conta ativa no Spotify é o fato dele ser muito popular por aqui, quase unanimidade, e que o algoritmo de recomendação de musicas novas dele ainda é imbatível.

Marcus Araújo
Exato, dentre os principais serviços acho que o Spotify peca nesse ponto.
Will

O que eu queria é poder passar as músicas do spotify pra outro local, pq irei comprar um smartwatch e da pra pôr músicas nele, então queria sincronizar do smartphone pra ele, nem que seja temporariamente.

Weller Santibanez
O que eu queria é poder passar as músicas do spotify pra outro local, pq irei comprar um smartwatch e da pra pôr músicas nele, então queria sincronizar do smartphone pra ele, nem que seja temporariamente.
Marcus Araújo
Acho o Spotify muito bom, mas ainda está anos-luz atrás dos concorrentes no quesito sincronização de músicas dos próprios usuários. Citando aqui o Deezer, que pela minha percepção acredito ser o segundo serviço do tipo mais utilizado no Brasil, é possível sincronizar tudo para a nuvem, podendo ter acesso ao próprio acervo em qualquer dispositivo em que o usuário faça login. E desde que as tags ID3 estejam todas corretamente preenchidas, com nome do artista, nome da música, nome do álbum e imagem da capa, o Deezer mostra tudo perfeitamente (são as únicas informações que o app utiliza das ID3, porém). O Deezer só trabalha exclusivamente com MP3, infelizmente, então músicas compradas na iTunes precisam ser convertidas. Outra limitação do Deezer é que o app não agrupa automaticamente as músicas de um álbum, e consequentemente não dispõe as músicas na ordem correta, o que dá para "burlar" criando uma playlist do álbum e colocando manualmente na ordem correta. Outro ponto negativo é que só é possível realizar o upload das faixas pelo navegador, e a opção é um tanto escondida e não tão óbvia de achar. Infelizmente o Deezer "não reconhece" o artista para mostrá-lo na página, ou seja, as músicas do usuário não são mostradas na página do serviço dedicada ao artista. De pontos positivos, as músicas do usuário podem ser mescladas em playlists com músicas do acervo do serviço sem problemas, não necessitando recorrer ao modo offline ou algo desse tipo, e tudo é mostrado perfeitamente, inclusive a capa.
Mr. Beauregard
Eu adoro o Spotify, é o melhor app desktop, mas essa limitação dele me faz ser usuário do Apple Music.
Victor Nunes
Exatamente, a sincronização de mp3's do Spotify é ridícula, vc só consegue ouvir o álbum se baixar no seu celular, ocupando espaço desnecessário e o pior as músicas ficam separas da sua biblioteca. No Apple Music eu consigo upar todas as minhas músicas pro icloud facilmente, posso fazer streams delas como se a música estivesse disponível no catalogo do serviço. Fora que acaba funcionando como um backup, se por acaso o HD pifar ou eu apagar todas as músicas locais por acidente eu não preciso me preocupar pois já tenho todas salvas no iCloud
Marks Duarte

Interessante, vou testar com os sets mixados que tenho no pc.

Marks William
Interessante, vou testar com os sets mixados que tenho no pc.
Mr. Beauregard
Apple Music e Google Play Music mandam um abraço sincronizando pela nuvem e integrando com o resto da biblioteca como no caso abaixo, esse álbum não está em nenhum serviço de streaming: https://uploads.disquscdn.com/images/968c0a8378b7ff12dddcb956aac454637721748327365b7c36c2098174f4b6f5.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/51e1793a77a0cb8b1bc09454ffc65be6e0241e8f26c58685c9e0ed6b211517eb.png
Mr. Beauregard
Isso tem de forma muito melhor no Google Play Music, no Deezer e no Apple Music. O suporte a arquivos de fora do Spotify é o pior de todos pois é o único que não manda seus arquivos pra nuvem, enquanto Apple Music e Google Play integram essa faixas com as do serviço.
Exibir mais comentários