Você já ouviu falar da Alliance for Open Media? Trata-se de uma organização criada em 2015 para desenvolver um codec de vídeo otimizado para streaming (e, eventualmente, outras tecnologias). Google, Amazon, Intel, Microsoft, Nvidia, Mozilla, Facebook e Netflix estão entre as empresas participantes. A ausência da Apple era um grande entrave, porém. Felizmente, a companhia decidiu colaborar.

Graças principalmente aos dispositivos móveis, vídeos são o formato de mídia mais consumido atualmente. A tendência é que o streaming só aumente nos próximos anos. Além da quantidade crescente de usuários e transmissões, a qualidade técnica dos vídeos também vem aumentando. O efeito disso está no tráfego de dados cada vez maior.

Apple

Mas, como você deve saber bem, os planos móveis de dados ainda são muito limitados, nem sempre é possível encontrar conexões rápidas e vídeos grandes podem simplesmente lotar a capacidade de armazenamento do smartphone. Essas são algumas das razões para a busca de codecs mais otimizados.

O grupo está trabalhando no AV1, codec que virá com a missão de comprimir vídeos sem prejudicar a qualidade do conteúdo, como tem que ser. A novidade deverá fazer frente a padrões como H.265. Além de atributos técnicos avançados, o AV1 promete ser abrangente: o padrão será aberto e livre de royalties.

Isso só é possível com cooperação. As empresas participantes contribuem com tecnologias, testes e suporte. Mas faltava a Apple, que até então parecia não se importar com a iniciativa. Dada a enorme fatia de mercado que o iOS tem, a participação da turma de Cupertino sempre foi vista como essencial.

Alliance for Open Media

Antes tarde do que mais tarde, a Apple discretamente entrou para o time. Talvez a companhia esteja simplesmente disposta a colaborar com a indústria ou, como sugere o VentureBeat, tenha percebido que o novo codec pode facilitar o consumo de vídeo de outras plataformas no iOS e macOS.

Faz sentido. A Apple passou a suportar o padrão H.265 (HEVC) no ano passado, mas esse codec está envolvido em um emaranho de complicações relacionadas a licenças. Levando esse aspecto em conta, não causa estranheza que a empresa tenha decidido fazer parte do consórcio.

Especulações à parte, o AV1 deve demorar um pouco para ser finalizado, mas a expectativa é a de que a primeira versão de testes seja disponibilizada nas próximas semanas.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LessTech
Onde?
Igor Souza
como?
Igor Souza
Eu quero 4K numa banda de 5mb!!!
Vitor Mikaelson
Sim, mas isso não tem muita relação. AV1 é um projeto entre todas as grandes empresas para, digamos, criar um H.265 melhorado já que tem diversos problemas (uso de CPU alto sem aceleração, decodificação lenta) e os problemas com as licenças.
Baidu feat MC Brinquedo
Ainnn não espalha! Sou a Dandara sedução! Conhece? Coloca aí no YouTube ???
Kodos Otros
A senhora é byxa? Nossa, nem imaginava!!!! :p
Baidu feat MC Brinquedo
Hazo bi! Eu também, mesmo sendo gay, acho a Apple Gay demais! É muita frescura pra pouco serviço, fora o preço sempre elevado. Um simples carregador original custa incríveis R$ 150,00. Uma capa, bem simples, não sai por menos de R$ 100 nas lojas "otorizadas". Queima xesus!
 david

Exato!!!

? david
Exato!!!
Edson Veloso Murta Júnior
Eu uso X.264 que é o H.264 só que open source --> código aberto e utilizo o STREMIO. Para minha surpresa roda mais suave que YOUTUBE e NETFLIX. Video do YOUTUBE carrega melhor pelo STREMIO que pelo YOUTUBE ele cria varias conexões e bufferiza bem mais rápido.
Kodos Otros
Eu uso Ubuntu. :p Se a minha bandeira arco-iris fosse forte, eu estaria na Apple. Mesmo sendo gay, não levanto bandeira de nada, não tenho paciência. É que não curto o estilo da Apple. Essa coisa fechada, cobrar mais por menos, essas coisas. Tenho realmente "antipatia" por ela, saca?
Zanac_Compile
Americanos? Capitalismo? Tecnologia do diabo? Bandeira Arco íris forte? Anti Trump? Tens os chineses pra fugir disso tudo, mas usam Android, então dá no mesmo. A não ser que instale Ubuntu. :D
Kodos Otros
Eu tb acho que ela não fecharia mesmo. Mas provavelmente deixaria de assinar por uma simples questão ideológica, nada mais.
Zanac_Compile
Bruxaria o codec do Netflix. Uso só via app próprio deles e faz milagre com a largura de banda, muito melhor que Facebook, Xvideos e até YouTube.
Zanac_Compile
Até onde li, a Business Inside só usou de referência o Netflix, assim como até Tesla. Não existe nada real sobre Apple comprar Netflix. Se um negócio destes acontecesse, não mudaria nada, é uma empresa grande de mais pra Apple fechar somente para seu ecossistema, é impossível. Pensando em Lucro, Apple comprava Netflix, pensando em tecnologia e lucro a longo prazo, compraria a TESLA.
Exibir mais comentários