Roteador Asus RT-AX88U, com suporte a Wi-Fi 802.11ax

O Wi-Fi vem evoluindo ao longo dos últimos anos para se aproximar das velocidades que você conseguiria usando uma conexão a cabo. A próxima geração, conhecida como 802.11ax, promete ser mais rápida e também funcionar melhor em ambientes com muitos dispositivos conectados.

Pouco a pouco, empresas vêm anunciando dispositivos com 802.11ax, mesmo que o novo padrão ainda não esteja totalmente pronto. A Intel terá chips compatíveis ainda este ano; Qualcomm e Broadcom vêm testando soluções próprias desde o ano passado; e a Asus já promete um roteador.

O 802.11ax tem capacidade teórica máxima de 14 Gb/s, enquanto o padrão mais rápido disponível atualmente (802.11ad) chega a 7 Gb/s. Como explica o ExtremeTech, a nova tecnologia opera em 5 GHz, em canais de 80 MHz e 160 MHz.

O truque aqui é dividir cada canal em dezenas — ou até mesmo centenas — de subcanais com frequências levemente diferentes. Isso permite transmitir mais dados, e também aumenta a capacidade do roteador; ou seja, ele consegue se conectar a mais dispositivos simultaneamente.

Apesar da pressa de algumas fabricantes, a Wi-Fi Alliance diz ao The Verge que só espera uma adoção em massa do 802.11ax em 2019. A certificação de produto só deve começar no ano que vem, e ela “normalmente é um ponto de inflexão para uma adoção mais ampla da indústria”.

E depois, vai demorar vários meses até que produtos certificados cheguem ao mercado. Você precisará de um roteador novo, e também de um laptop ou smartphone compatível, o que levará mais tempo.

Ainda assim, essa é uma tecnologia promissora. No ano passado, a Qualcomm anunciou um chip para roteadores e access points com suporte a 802.11ax, e velocidade máxima de 4,8 Gb/s; além de um chip para laptops, smartphones e tablets que chega a até 1,775 Gb/s. Por sua vez, o roteador compatível da Asus atinge 4,8 Gb/s em 5 GHz.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados