O Wi-Fi vem evoluindo ao longo dos últimos anos para se aproximar das velocidades que você conseguiria usando uma conexão a cabo. A próxima geração, conhecida como 802.11ax, promete ser mais rápida e também funcionar melhor em ambientes com muitos dispositivos conectados.

Pouco a pouco, empresas vêm anunciando dispositivos com 802.11ax, mesmo que o novo padrão ainda não esteja totalmente pronto. A Intel terá chips compatíveis ainda este ano; Qualcomm e Broadcom vêm testando soluções próprias desde o ano passado; e a Asus já promete um roteador.

Roteador Asus RT-AX88U, com suporte a Wi-Fi 802.11ax

O 802.11ax tem capacidade teórica máxima de 14 Gb/s, enquanto o padrão mais rápido disponível atualmente (802.11ad) chega a 7 Gb/s. Como explica o ExtremeTech, a nova tecnologia opera em 5 GHz, em canais de 80 MHz e 160 MHz.

O truque aqui é dividir cada canal em dezenas — ou até mesmo centenas — de subcanais com frequências levemente diferentes. Isso permite transmitir mais dados, e também aumenta a capacidade do roteador; ou seja, ele consegue se conectar a mais dispositivos simultaneamente.

Apesar da pressa de algumas fabricantes, a Wi-Fi Alliance diz ao The Verge que só espera uma adoção em massa do 802.11ax em 2019. A certificação de produto só deve começar no ano que vem, e ela “normalmente é um ponto de inflexão para uma adoção mais ampla da indústria”.

E depois, vai demorar vários meses até que produtos certificados cheguem ao mercado. Você precisará de um roteador novo, e também de um laptop ou smartphone compatível, o que levará mais tempo.

Ainda assim, essa é uma tecnologia promissora. No ano passado, a Qualcomm anunciou um chip para roteadores e access points com suporte a 802.11ax, e velocidade máxima de 4,8 Gb/s; além de um chip para laptops, smartphones e tablets que chega a até 1,775 Gb/s. Por sua vez, o roteador compatível da Asus atinge 4,8 Gb/s em 5 GHz.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Macgyver Freitas
Ao contrário do AC q só trouxe melhorias pra banda de 2.4GHz, o AX traz novidades para ambas as frequências, na velocidade, quantidade de dispositivos simultâneos, menor interferência, etc... Acho q o preço n deve ser muito maior do q um roteador AC, os roteadores 802.11N são mais baratos por ser single channel, enquanto q tando o AC quanto AX são pelo menos dual Channel
Macgyver Freitas
Maneiro, vou ver aq se vale esperar pelo ax ou montar um, tô de férias, mas voltando pra casa vou dar uma olhada melhor nos custom. Vlw pela dica
Alberto Prado
Dá uma olhada nesse carinha aqui: https://www.pcengines.ch/apu2.htm Ele já vem completo, até com case se vc quiser. E o OpenWRT suporta ele numa boa. Se vc quiser com mais antenas para velocidade, vc pode optar por pega sem os módulos WIFI e compra eles a parte. Tem uns da Azurewave com antenas 3x3 e 4x4.
Macgyver Freitas
Esse AX ta prometendo sair a um tempão, pensei q depois q a Asus mostrou o roteador chegaria em pouco tempo, engano meu. E oq deu com o padrão AH? Q inicialmente seria o substituto do AX melhorando alcance
Macgyver Freitas
Como é isso? N sabia que dava pra fazer custom router
Alberto Prado
Por isso eu vou partir pra um solução de custom router. Já estou pesquisando um hardware x86 forte, que consuma bem pouco, seja pequeno e vou colocar roda uma FW alternativa. Aí toda vez que o padrão muda, eu só compra as placas wifi e troco. Vai sair mais em conta do que um router fodão.
Alberto Prado
Aí você faz um projetinho básico com produtos minimamente decentes e acessíveis, monitorando frequências e penetração pra resolver uma cagada deixada por um outro "técnico" que só pendurou uns APs de R$ 50 no modem D-link 500B da Oi, a pessoa acha caro e prefere deixa os hóspedes se virarem com o que tem. Dá um desgosto tão grande da profissão.
DumbSloth87
Adoção de padrões novos de Wi-Fi por consumidores finais deve ser mais atrasada que versão do Android. Aqui em casa tem AC mas nem uso, as paredes cortam o sinal pela metade e a conexão é intermitente, no N (2.4GHz) funciona de boa, o problema é a quantidade de dispositivos nessa frequência, mas ainda assim é melhor que a de 5GHz.
Turavin
Carai, hahaahahhahahahahahhahaha eu tb.
Trovalds
Ad nem é realidade e já tão lançando roteador com o ax (draft). Mas acaba que não adianta nada se você compra um roteador "barato" pra pendurar dezenas ou centenas de pessoas na mesma conexão. Nessas viagens de fim e começo de ano o que mais vi é roteador doméstico em hotel e internet não funcionando. Curiosamente onde vi um Ubiquiti era numa cidade tão de interior que mal tinha internet direito.
Byte
Eu morri pra comprar um Asus RT-AC68U isso porque ele ja tem 3 anos de lançado e ainda custa 800
Leandro Nascimento
digo o mesmo... TP-Link Archer C7 reinando aqui...
Arley Martins
AC ainda é bem caro, o AD é mais caro ainda e ai lança o AX. 99% do pessoal não tem AC em casa e a esmagadora maioria não passa do padrão N. Isso
Júlio Vasel
pela distancia que vc precisa estar dele, vale mais usar cabo mesmo hahaha
Renan
É irritante o WiFi ter nome de colunas do Excel
Exibir mais comentários