Minerar bitcoin é uma atividade que exige grande poder de processamento e bastante energia. Devido a seus baixos custos, a China corresponde a dois terços da extração dessa criptomoeda. No entanto, o país está interessado em sair desse ramo.

Um memorando de 2 de janeiro diz que mineradores de bitcoin devem fazer uma “saída ordenada” da China, porque “consumiram grandes quantidades de recursos e promoveram a especulação de moedas virtuais”.

O documento exige que as autoridades locais ajustem os preços de eletricidade, uso de terreno, impostos e proteções ambientais para fazer os mineradores desistirem do negócio. Elas terão que prestar contas mensalmente para o governo central.

Este memorando vem do órgão regulador de finanças online na China, chamado Grupo Líder para Remediação de Riscos Financeiros na Internet. Ele não controla o uso nacional de energia, mas tem forte influência — é comandado por Pan Gongsheng, vice-presidente do Banco Popular da China.

A mineração consiste em liberar novas unidades do bitcoin (ou de qualquer criptomoeda) resolvendo cálculos complexos. Isso requer bastante energia e um grande poder computacional, geralmente envolvendo diversas placas de vídeo trabalhando em conjunto. Essa atividade, claro, é remunerada.

Prevendo essa reação da China, grandes empresas de mineração abriram filiais nos EUA, Canadá, Singapura e Islândia.

A China vem se distanciando aos poucos das criptomoedas. Em setembro, casas de câmbio para bitcoin foram proibidas de atuarem no país. Na mesma época, os ICOs foram proibidos.

A “oferta inicial de moedas” é uma forma de empresas obterem financiamento através da venda de tokens, em vez de ações na bolsa de valores. O Banco Popular da China diz que essa atividade “perturbou seriamente a ordem econômica e financeira”, acusando alguns ICOs de serem golpes financeiros e esquemas de pirâmide.

Com informações: Quartz, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maria Santa
Tou vendo gente comprar um país virtual (aquela base no meio do mar) para meter uma renca de servidor de bitcoin por lá, junto com sistemas de captação de energia tipo eólico ou de maré :V
Maria Santa
Uma coisinha: Paraguai depende de Itaipu. E a energia deles "é quase de graça" pois o Brasil até hoje paga uma dívida referente a questão das terras de Itaipu, que alagou parte do país. Se o Paraguai comer energia a rodo, o Brasil perde com isso.
Junior Souza
Mas as criptomoedas num são descentralizadas? que vão tomar o lugar das moedas fiduciárias? que os governos e bancos estão morrendo de medo? Daí é só um único país apenas ameaçar o sistema infalível, perfeito e descentralizado que as criptomoedas já desvalorizam tanto assim? Que inocência daqueles que acreditam que essas moedas virtuais não são controladas por apenas meia dúzia de pessoas...
Programador Front-End
pra galera do investimento é a tal da oportunidade de compra
Robert Rey
No Paraguai é (bem) mais barato
Comentário Mil Grau℗

Fazer o que quando se tem um governo comunista atuando no país? Metam o pé dai logo e taquem o [email protected]#$ pra China!

Comentário Mil Grau?
Fazer o que quando se tem um governo comunista atuando no país? Metam o pé dai logo e taquem o [email protected]#$ pra China!
Sr. High Tech
Paraguai é um lugar "ideal", com energia a bom preço e lugar disponível, já tem vários mineradores lá, como é tranquilo para importação de equipamentos, mais fácil ainda para os mineradores chineses trazerem suas plantas.
TunAV
Tá drogado?
Trovalds
Já vinha cantando essa bola faz tempo. Pelo menos a China não expropriou os bitcoins que os mineradores detém. Agora vamos ver pra onde esse povo vai migrar. Aqui pro BR duvido porque com o valor da nossa energia somada aos impostos é perigoso você ter que pagar pra minerar.
LekyChan
ta custando 47.754,49
Valentina ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Hoje tá em queda, mas não quer dizer que esteja a um preço baixo.

Valentina - do hardware.com.br
Hoje tá em queda, mas não quer dizer que esteja a um preço baixo.
LekyChan
para que vir para cá? se os mineradores brasileiros mineram no paraguai?
Anayran Pinheiro
Aí a galera sai da China e vem para o Brasil minerar, pois ainda temos uma energia elétrica ridiculamente barata em comparação a muitos países por aí
Exibir mais comentários