Início » Mobile » Agora temos um único padrão de carregamento wireless

Agora temos um único padrão de carregamento wireless

Powermat, única grande concorrente do padrão Qi, desiste da briga

Por
44 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Assim como na briga entre Betamax e VHS ou HD-DVD e Blu-ray, existem duas tecnologias que concorrem para se tornar o novo padrão de carregamento sem fio: Qi e Powermat. Ou melhor, existiam: os responsáveis pelo Powermat admitiram a derrota nesta segunda-feira (8) e se juntaram ao Wireless Power Consortium (WPC) para ajudar no desenvolvimento do rival.

O Qi vem se fortalecendo há muito tempo: ele foi adotado pela Nokia, Samsung, Apple e outras grandes empresas. Por isso, a Powermat informa em comunicado: “O Qi se tornou o padrão dominante de carregamento sem fio no mercado, e o recente lançamento da linha de iPhones é a evidência desse sucesso”.

É claro que o fato de os novos iPhones adotarem o Qi influenciou bastante na decisão: em setembro, quando a Apple anunciou os aparelhos, a Powermat foi obrigada a atualizar seus carregadores sem fio na Starbucks para suportar o Qi. O princípio básico de funcionamento é o mesmo nas duas tecnologias, então bastou uma atualização de software para que isso fosse possível.

No WPC, a Powermat vai colaborar com o desenvolvimento do Qi. Ela promete recargas mais rápidas e acredita que a unificação do padrão vai “acelerar a adoção e tornar mais conveniente que os consumidores usem carregamento sem fio onde quer que eles estejam”.

Com informações: Engadget.