Início » Software » Google Chrome está lento? Veja como deixá-lo mais rápido

Google Chrome está lento? Veja como deixá-lo mais rápido

Livre o seu navegador de páginas que ficam travando e coloque-o em potência máxima

Por
27 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Está sentindo que o seu navegador não está mais tão rápido como antes e reinstalá-lo não ajudou? Acontece. Por rodar uma série de processos, abas e extensões ao mesmo tempo, o Chrome pode ficar mais lento e até deixar seu computador mais devagar.

Se você tem certeza que é um problema do Chrome e não do computador como um todo (ou só quer otimizar seu navegador), confira as dicas abaixo para usar o Chrome em seu potencial máximo:

1. Faça uma limpa nas extensões

Normalmente, uma das principais causas de lentidão no navegador é ter extensões demais instaladas. Como explicamos acima, o navegador roda uma série de processos no sistema, incluindo os plugins de terceiros. Portanto, a recomendação é remover completamente as extensões que você não usa.

Para gerenciar suas extensões, clique no menu do Chrome no canto superior direito (representado por três pontos verticais), Mais ferramentas > Extensões. Desinstale os plugins que você não conhece ou não precisa mais clicando na latinha de lixo ao lado do nome deles.

2. Desativar a aceleração por hardware

Às vezes, também pode ser uma opção desativar a aceleração por hardware, que pode estar trazendo alguns conflitos para o navegador. para fazer isso, entre no menu do Chrome, clique em Configurações > Avançadas (no rodapé da página) > Sistema desmarque a opção “Usar aceleração de hardware quando disponível”.

3. Use o tema padrão do Chrome

Talvez o tema que você esteja usando no Chrome seja pesado demais para o navegador ou seu hardware (é difícil, mas acontece). Para voltar ao tema padrão, entre em Configurações e clique em Restaurar padrão abaixo de Aparência.

Leia também: Por que o Google Chrome não abre?

4. Use a Ferramenta de limpeza

O Google também disponibiliza uma ferramenta de limpeza do Chrome para encontrar e remover programas e configurações indesejadas. Além de extensões, pode ter algum programa dentro do seu computador que está danificando o Chrome. Baixe-a aqui — só para Windows, porém.

5. Redefina o Chrome

Se você não tem um computador com Windows (ou nenhuma das opções acima ajudou), também funciona redefinir o Chrome às configurações de fábrica. Como em um computador ou celular, o navegador vai ser praticamente reinstalado, apagando as suas preferências, cache, cookies e outros. Suas senhas, favoritos e históricos não serão apagados.

Para redefinir o Chrome, entre nas Configurações > Avançado (no rodapé da página) e clique em Redefinir abaixo do menu Redefinir. Confirme a operação mais uma vez clicando em Redefinir.

6. Baixar o Chrome Canary

Se ainda nada deu certo, outra solução é baixar o Chrome Canary, uma solução do Google para desenvolvedores. O Canary é praticamente outro navegador, porém com as tecnologias do Chrome e as novidades que o navegador vai receber ainda (por isso, ele pode ser mais instável). Baixe-o aqui.

Mais sobre: , ,