Início » Aplicativos e Software » Google Chrome está lento? Veja como deixá-lo mais rápido

Google Chrome está lento? Veja como deixá-lo mais rápido

Livre o seu navegador de páginas que ficam travando e coloque-o em potência máxima

Jean Prado Por

Está sentindo que o seu navegador não está mais tão rápido como antes e reinstalá-lo não ajudou? Acontece. Por rodar uma série de processos, abas e extensões ao mesmo tempo, o Chrome pode ficar mais lento e até deixar seu computador mais devagar.

Se você tem certeza que é um problema do Chrome e não do computador como um todo (ou só quer otimizar seu navegador), confira as dicas abaixo para usar o Chrome em seu potencial máximo:

1. Faça uma limpa nas extensões

Normalmente, uma das principais causas de lentidão no navegador é ter extensões demais instaladas. Como explicamos acima, o navegador roda uma série de processos no sistema, incluindo os plugins de terceiros. Portanto, a recomendação é remover completamente as extensões que você não usa.

Para gerenciar suas extensões, clique no menu do Chrome no canto superior direito (representado por três pontos verticais), Mais ferramentas > Extensões. Desinstale os plugins que você não conhece ou não precisa mais clicando na latinha de lixo ao lado do nome deles.

2. Desativar a aceleração por hardware

Às vezes, também pode ser uma opção desativar a aceleração por hardware, que pode estar trazendo alguns conflitos para o navegador. para fazer isso, entre no menu do Chrome, clique em Configurações > Avançadas (no rodapé da página) > Sistema desmarque a opção "Usar aceleração de hardware quando disponível".

3. Use o tema padrão do Chrome

Talvez o tema que você esteja usando no Chrome seja pesado demais para o navegador ou seu hardware (é difícil, mas acontece). Para voltar ao tema padrão, entre em Configurações e clique em Restaurar padrão abaixo de Aparência.

Leia também: Por que o Google Chrome não abre?

4. Use a Ferramenta de limpeza

O Google também disponibiliza uma ferramenta de limpeza do Chrome para encontrar e remover programas e configurações indesejadas. Além de extensões, pode ter algum programa dentro do seu computador que está danificando o Chrome. Baixe-a aqui — só para Windows, porém.

5. Redefina o Chrome

Se você não tem um computador com Windows (ou nenhuma das opções acima ajudou), também funciona redefinir o Chrome às configurações de fábrica. Como em um computador ou celular, o navegador vai ser praticamente reinstalado, apagando as suas preferências, cache, cookies e outros. Suas senhas, favoritos e históricos não serão apagados.

Para redefinir o Chrome, entre nas Configurações > Avançado (no rodapé da página) e clique em Redefinir abaixo do menu Redefinir. Confirme a operação mais uma vez clicando em Redefinir.

6. Baixar o Chrome Canary

Se ainda nada deu certo, outra solução é baixar o Chrome Canary, uma solução do Google para desenvolvedores. O Canary é praticamente outro navegador, porém com as tecnologias do Chrome e as novidades que o navegador vai receber ainda (por isso, ele pode ser mais instável). Baixe-o aqui.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Oliveira da Silva
Quais opções chrome://flags vocês recomendam?
Helvi0
Duvidas: Desativar tem o mesmo efeito que desinstalar? Desativar aceleração por hardware mesmo em equipamentos com placas melhores?
Diogo
8. Aqui só aparece notícias nacionais. Qual especificamente você se refere?
Andre Kittler
7. Use (coloque qualquer outro aqui, todos que usam tem um favorito não vou colocar o meu pois, francamente, quase tudo é melhor mesmo). Me impressiono que tanta gente ainda usa isso. e 8. Procure por Chrome em NOTICIAS, tem uma do The Verge bem boa.