Na semana passada, a Microsoft liberou uma correção de emergência para proteger o Windows contra as falhas de segurança Meltdown e Spectre. Infelizmente, essa atualização trouxe outros problemas.

Segundo o The Verge, a Microsoft fez uma pausa na distribuição desse patch para PCs com processadores da AMD, porque alguns deles não conseguem mais fazer boot.

Foto por Nayuki/Flickr

No fórum da Microsoft, um usuário com o processador AMD Athlon 64 X2 6000+ reclama que “o sistema não faz boot, só mostra o logotipo do Windows… depois de várias tentativas malsucedidas, ele retorna a uma versão anterior e então mostra o erro 0x800f0845”. Diversas outras pessoas com processadores Athlon e Sempron têm o mesmo problema.

Um porta-voz da Microsoft diz que a culpa é da AMD, por ter fornecido dados incorretos:

Depois de investigar, a Microsoft determinou que alguns chipsets AMD não estão em conformidade com a documentação fornecida anteriormente para desenvolver as mitigações no Windows, para proteger contra as vulnerabilidades conhecidas como Spectre e Meltdown.

A Microsoft deixou de distribuir a atualização para PCs com processadores da AMD, e está trabalhando com a fabricante para resolver o problema. Se você teve problemas, visite este link e confira as soluções para o Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7.

O Spectre permite que um aplicativo vaze informações confidenciais, como senhas, para outro aplicativo. Essa falha afeta processadores da Intel, AMD e ARM. Enquanto isso, o Meltdown — que permite acessar a memória reservada ao kernel do sistema operacional — impacta chips da Intel.

Com informações: The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jackson Oliveira
Os técnicos de informática agradecem...
Carlos Alex
No meu parou de funcionar uma pancada de ferramentas da ASUS. Mas é um A10.
Zanac_Compile
Na minha época de faculdade, usava uma camiseta com esta estampa :D A AMD nem figurava no mercado e o povo não entendia pq ser do contra da pop Intel. https://uploads.disquscdn.com/images/1fa1cb3b709051616cfc381cedbe5398cbc83001fefa4a95addfb45baea028b0.gif
João

Asus é a fabricante, oras.

João

A Asus lançou bios para algumas mobos.

Joaomanoel
Asus é a fabricante, oras.
Joaomanoel
A Asus lançou bios para algumas mobos.
Flavio Silva
A Intel curtiu isso! xD
Alessandro
Tem um probleminha, o Windows 10 aparentemente não atualiza em modo de segurança, não achei a opção
Luís Felipe
O problema só ocorre com maquinas que utilizam processadores da arquitetura K8 e o update já foi até suspenso
Luís Felipe
Bios é responsabilidade da fabricante do hardware...
Molinex
Sim, acho que alguns desses já sabem até ha mais tempo... Mas saber é uma coisa, tem que ver quando essa galera toda aí, começou a por a mão na massa pra corrigir o problema... Acho que alguns desses aí, começaram a mexer nisso a pouco tempo kkkk
raphael_silva

AMD, Intel, Microsoft, Apple e etc..

Raphael Silva ??
AMD, Intel, Microsoft, Apple e etc..
Felipe Souza Vieira
Um erro gritante na matéria: o que não boota é *o Windows*. O PC continua funcionando normalmente. Essa falha é muito diferente daquela do lançamento do Windows 10, meados de 2015, quando de fato o Windows danificava a firmware algumas placas-mãe e a máquina como um todo era perdida (fui um desses azarados).
Exibir mais comentários