Início » Aplicativos e Software » Como a velocidade do seu PC será afetada pela correção para a falha Spectre

Como a velocidade do seu PC será afetada pela correção para a falha Spectre

Felipe Ventura Por

Existem duas falhas graves em processadores lançados nos últimos vinte anos. As empresas de tecnologia estão correndo para mitigar o Meltdown e o Spectre, lançando atualizações para diversos sistemas operacionais e navegadores.

Infelizmente, corrigir totalmente essas falhas exigiria reprojetar os processadores. Como isso não é viável, o jeito é desativar alguns recursos vulneráveis, e isso pode reduzir o desempenho.

Foto por Yi Shiang/Flickr

Terry Myerson, chefe do Windows na Microsoft, detalha o impacto que essas correções tiveram no sistema. Basicamente, o desempenho sofre quedas maiores no Windows 7/8, e em processadores mais antigos.

Ele diz que a mitigação para o Meltdown "tem impacto mínimo no desempenho". No entanto, a atualização para o Spectre "tem um impacto no desempenho"; isso varia dependendo da versão do Windows, e dependendo do processador que você tem. Eis os detalhes:

  • em PCs com Windows 10 e processador Intel recente (Skylake, Kaby Lake ou mais novo), "os benchmarks mostram desaceleração de um dígito", e a maioria dos usuários não deve notar "porque essas porcentagens são refletidas em milissegundos";
  • em PCs com Windows 10 e processador Intel antigo (Haswell ou anterior), os benchmarks "mostram desacelerações mais significativas", e alguns usuários devem notar o desempenho menor;
  • em PCs com Windows 8 e Windows 7 em processadores Intel mais antigos (Haswell ou anterior), "esperamos que a maioria dos usuários perceba uma diminuição no desempenho do sistema", diz a Microsoft.

O desempenho cai menos em processadores Skylake e Kaby Lake porque "a Intel refinou as instruções usadas para desativar a execução especulativa". O Spectre envolve uma falha na execução especulativa, fazendo o processador vazar dados protegidos.

Por sua vez, o Windows 7 e 8 sofrem um impacto maior porque têm mais recursos que dependem do kernel — ele faz todas as renderizações de fontes, por exemplo. Talvez a situação melhore: por exemplo, o Google criou uma correção para o Spectre que quase não reduz o desempenho.

A Microsoft diz que publicará benchmarks mais detalhados em breve, quando puder testar a atualização de firmware que a Intel está distribuindo. Vale lembrar que processadores da AMD e ARM também são afetados pelo Spectre.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Binao Dancuart
obrigando as pessoas que tinham os processadores antigos, com um desempenho quase igual aos dos atuais, a comprarem os novos ! Isso é ridículo ! Todas as pessoas devem entrar com um processo contra a Intel e pedir indenização !!!
Tenente Figueiredo
xvideos Hahhahahahaha Tá certo.
edcarlos carvalho
Foi um bom raciocínio, não parei para pensar nisso. Aqui em casa são 2 pcs gamers e 2 notebooks, eu não atualizaria os pcs pois só uso para jogar e xvideos kkkkk mas os notebooks sim pois é como você disse: tem que usar para comprar os jogos.
Tenente Figueiredo
E como ele compra os jogos? Já parou pra pensar que a maioria dos jogadores de pc compram jogos pelo próprio pc? Que eles digitam cartão de crédito? Que mts vezes é o cartão de crédito do pai/mãe?
edcarlos carvalho
Ué, se o cara usa o pc só para jogar até vejo lógica. kkkk
Diego Rocha
O i7 que ele usou é um desses "intel antigos" onde realmente se espera uma queda maior com a correção
ToxicBR
Brasil, o país do futuro.
dudu rogerio
Meu PC já preguiçoso agora vai para de vez kkk
Cortana ?
A correção no Ubuntu arrebentou com o desempenho do sistema: https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=KPTI-Retpoline-Combined-Ubuntu
Abraão Caldas
Você sabe que eles informaram as fabricantes BEM antes da notícia ser liberada né? Quero saber se tem como provar que eles (Intel) sabiam que existia o problema antes do google avisar, isso que o comentarista que eu respondi primeiro falou.
G. Croft
Já é faz tempo, já que ele domina quase todos os seguimentos da computação.
Joao Andre MArtins Dias
Cara é uma falha de arquitetura do processador, não tem milagre de software que corrija sem perder nada. Uma correção pode ser um pouco melhor que outra, mas todas vão perder desempenho.
Joao Andre MArtins Dias
Será pelo fato do executivo da Intel ter vendido US$24mi em ações antes da noticia ser liberada....kkkk
Helmut
Qual delas?
Flavio Silva
Nunca!
Flavio Silva
Essa informação está incorreta
Gaba
O que ele falou é que a Intel sabia antes mesmo de o Google descobrir... De qualquer forma, acredito que eles sabiam sim (mesmo antes de o Google descobrir), até porque o CEO deles deu aquela mancada de vender as ações...
Skeeter Valentinho
O ano do Linux
Antonio Araújo
Vale a pena um processo contra Intel?
Bruno Vilalba
O OS X já tinha corrigido isso ou vai ter queda de desempenho tb?
Matheus
Os core 2 quads mais antigos não foram afetados? Porque aqui não chegou atualização nenhuma no Windows 10
Anderson Antonio Santos Costa
Justo agora quando o update gratuito para o Windows 10 acabou de vez, a MS diz que com o Windows 10 processadores antigos são mais rápidos....kkkkk
César
E eu pra trocar o de um notebook antigo parado aqui em casa por um desses.... acho q o coitado vai continuar parado ?
Alexandre Roberto
to na mesma q vc ..e tenho outro um i3 na mesma situacao
Di Almeida
É o padrão do projeto Zero. Sempre informam às fabricantes antes de divulgar.
Miura Mestre do hiato
Culpa da Intel cagou em tudo
Tenente Figueiredo
Nos fóruns do outerspace e adrenaline, já vi gente dizendo que não vai atualizar se perder algum fps de seus joguinhos hauahhahaha É cada um..
Italo F.
Intel, I'm devastated Meu i5 5200U chora
Tenente Figueiredo
Tá na matéria. Que tal ler?
Tenente Figueiredo
Fizeram isso no lançamento do Windows vista
Wellington Gabriel de Borba
Eu uso Pentium E5400 e i5 4200U! To lascado.
Gertrudes, a Lhama
Praticamente todos processadores lançados desde 1995, e até mesmo os que estão sendo lançados hoje.
Allan Ferreira
Que comentário de bosta... Alias, eu acho que você deveria usar algo que chama de "cérebro" antes de falar para outra pessoa pensar direito.
Gertrudes, a Lhama
Logo agora que tinham parado de reclamar da Microsoft enfiando o Windows 10 goela abaixo :P
Felipe Oliveira da Silva
Teve queda de desempenho na escrita e leitura de SSD independente da geração de processadores.
Bruno Sacchi
O meu i7 920 chorou com a notícia :(
Denispadua
Os novos sofrem, porém a queda de performance é imperceptível, ao contrário das gerações antigas,
Júlio Vasel
HAHAHAH
Helmut
Se eu fosse você eu venderia essa carroça e compraria algum processador que não foi afetado pela falha. Suas opções são: ops, nenhuma.
Abraão Caldas
Onde você viu que eles já sabiam da falha antes do Google liberar a informação para os fabricantes?
Paulo Andador
Tadinho do meu i5 2500K....vai virar um Celeron da vida.
Leon
Obrigado Intel, meu i3 3110m da geração Ive Bridge chora agradecido pelo "presente" de ano novo...
Helmut
A falha exclusiva da Intel tem impacto mínimo, segundo o cara. Ou seja, o mercado como um todo vai sofrer um nerf, todos serão prejudicados. É tipo quando sai versão nova do Chrome.
Comentário Mil Grau?
Eu vou culpa-a sim pq já se sabia desses problemas muito antes do Google pesquisar e msm assim foi ignorado no processo de desenvolvimento do CPU. Por culpa da empresa perderei alguns bons por centos de desempenho por incompetência e ganância de lançar rapidamente CPUs sem ao menos pensar na segurança dos mesmos. Tenho total direito de protestar, assim como estar indignado por esse tipo de situação que ocasionará no meu CPU, pois quando eu o comprei não havia nenhuma EULA informando que possíveis downgrades de performance seriam feitos ao longo dos anos por culpa de um erro da empresa. Se vc quiser continuar defendendo e achando normal tudo isso blza cara, vai lá defender ela ganhando nada, achando que está tudo bem perder bons por centos de desempenho arrumando um problema, sendo que o msm poderia ter sido evitado lá atrás. Tenha perda de desempenho em algumas aplicações e ache normal pq, claro, a Intel "não tinha culpa nisso". Se quer ser mais uma marionete defendendo perda de performance por conta de erro patético da fabricante, que seja sozinho, não do meu lado, afinal "Pensa direito antes de sair chorando as pitanga (já dizia minha avó), ok?", digo o msm pra ti!
Sammy
Estou meio perdido, processadores atuais sofreram com isso também? ou é só processadores antigos como citado na matéria?
Helmut
Meltdown, que consiste em quebrar um mecanismo de segurança dos processadores da Intel - “tem impacto mínimo no desempenho”. Spectre, que afeta todos os fabricantes: “tem um impacto no desempenho” Não é graças a Intel, você não teria pra onde correr.
Vsoco
Que ótimo. Eu feliz que meu procesador antigo (i7 2600) ainda estava arrebentando....
Cortana ?
Basicamente, o desempenho sofre quedas maiores no Windows 7/8, e em processadores mais antigos.
Hora de atualizar para Windows 10 com novos processadores! Microsoft e Intel, Trolls ?
Marcos
Sabe quanto ganhar um engenheiro de hardware na Intel? Em torno de US$ 350.000 por ano! Não é qualquer um que chega lá, por isso é praticamente impossível não terem visto essa falha. Muitas vezes é mais fácil (leia-se barato) "deixar assim e resolver depois".
Anderson Silva
Isso... a culpa é dela por um grupo de pessoas mal intencionadas explorarem e descobrirem um problema que ela não sabia, num grau que ngm. imaginava em uma ferramenta feita para acelerar e melhorar seus processos, e que agora não só ela mas todo mundo tá tendo que resolver, seja corrigindo, seja mitigando, seja desatiando a P*$ˆ&*! toda... Prefere ficar exposto e arriscar tua vida digital em troca de 10% a mais de performance nesse seu "i7zinho"? Se quiser, problema é seu... mas não culpe a ela por estar ao menos se manifestando e trabalhando numa correção definitiva; tem muita empresa até maior que lança coisa e dps. tá cagando pra experiência do consumidor ou atualização de seus produtos. Pensa direito antes de sair chorando as pitanga (já dizia minha avó), ok?
Comentário Mil Grau?
Valeu Intel, nerfando o desempenho do meu i7 2670QM por única e exclusivamente culpa sua!
avinicius
Broadwell é só um die shrink do Haswell
David Marquardt
E quem usa Broadwell fica como? (É antes da Skylake e depois da Haswell)