Existem duas falhas graves em processadores lançados nos últimos vinte anos. As empresas de tecnologia estão correndo para mitigar o Meltdown e o Spectre, lançando atualizações para diversos sistemas operacionais e navegadores.

Infelizmente, corrigir totalmente essas falhas exigiria reprojetar os processadores. Como isso não é viável, o jeito é desativar alguns recursos vulneráveis, e isso pode reduzir o desempenho.

Foto por Yi Shiang/Flickr

Terry Myerson, chefe do Windows na Microsoft, detalha o impacto que essas correções tiveram no sistema. Basicamente, o desempenho sofre quedas maiores no Windows 7/8, e em processadores mais antigos.

Ele diz que a mitigação para o Meltdown “tem impacto mínimo no desempenho”. No entanto, a atualização para o Spectre “tem um impacto no desempenho”; isso varia dependendo da versão do Windows, e dependendo do processador que você tem. Eis os detalhes:

  • em PCs com Windows 10 e processador Intel recente (Skylake, Kaby Lake ou mais novo), “os benchmarks mostram desaceleração de um dígito”, e a maioria dos usuários não deve notar “porque essas porcentagens são refletidas em milissegundos”;
  • em PCs com Windows 10 e processador Intel antigo (Haswell ou anterior), os benchmarks “mostram desacelerações mais significativas”, e alguns usuários devem notar o desempenho menor;
  • em PCs com Windows 8 e Windows 7 em processadores Intel mais antigos (Haswell ou anterior), “esperamos que a maioria dos usuários perceba uma diminuição no desempenho do sistema”, diz a Microsoft.

O desempenho cai menos em processadores Skylake e Kaby Lake porque “a Intel refinou as instruções usadas para desativar a execução especulativa”. O Spectre envolve uma falha na execução especulativa, fazendo o processador vazar dados protegidos.

Por sua vez, o Windows 7 e 8 sofrem um impacto maior porque têm mais recursos que dependem do kernel — ele faz todas as renderizações de fontes, por exemplo. Talvez a situação melhore: por exemplo, o Google criou uma correção para o Spectre que quase não reduz o desempenho.

A Microsoft diz que publicará benchmarks mais detalhados em breve, quando puder testar a atualização de firmware que a Intel está distribuindo. Vale lembrar que processadores da AMD e ARM também são afetados pelo Spectre.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

obsolescencia programada levada a outro nivel

Caleb Enyawbruce

O gigante acordou

Binao Dancuart
obrigando as pessoas que tinham os processadores antigos, com um desempenho quase igual aos dos atuais, a comprarem os novos ! Isso é ridículo ! Todas as pessoas devem entrar com um processo contra a Intel e pedir indenização !!!
Tenente Figueiredo
xvideos Hahhahahahaha Tá certo.
edcarlos carvalho
Foi um bom raciocínio, não parei para pensar nisso. Aqui em casa são 2 pcs gamers e 2 notebooks, eu não atualizaria os pcs pois só uso para jogar e xvideos kkkkk mas os notebooks sim pois é como você disse: tem que usar para comprar os jogos.
Tenente Figueiredo
E como ele compra os jogos? Já parou pra pensar que a maioria dos jogadores de pc compram jogos pelo próprio pc? Que eles digitam cartão de crédito? Que mts vezes é o cartão de crédito do pai/mãe?
edcarlos carvalho
Ué, se o cara usa o pc só para jogar até vejo lógica. kkkk
Diego Rocha
O i7 que ele usou é um desses "intel antigos" onde realmente se espera uma queda maior com a correção
ToxicBR
Brasil, o país do futuro.
dudu rogerio
Meu PC já preguiçoso agora vai para de vez kkk
Cortana ✔

A correção no Ubuntu arrebentou com o desempenho do sistema:
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=KPTI-Retpoline-Combined-Ubuntu

Cortana ?
A correção no Ubuntu arrebentou com o desempenho do sistema: https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=KPTI-Retpoline-Combined-Ubuntu
Abraão Caldas
Você sabe que eles informaram as fabricantes BEM antes da notícia ser liberada né? Quero saber se tem como provar que eles (Intel) sabiam que existia o problema antes do google avisar, isso que o comentarista que eu respondi primeiro falou.
G. Croft
Já é faz tempo, já que ele domina quase todos os seguimentos da computação.
Joao Andre MArtins Dias
Cara é uma falha de arquitetura do processador, não tem milagre de software que corrija sem perder nada. Uma correção pode ser um pouco melhor que outra, mas todas vão perder desempenho.
Exibir mais comentários