Aos poucos, as fabricantes de sistemas operacionais vão liberando atualizações para proteger os usuários contra as falhas de segurança que afetam quase todos os processadores do mundo. A Apple já havia liberado correções para o Meltdown e o Spectre no macOS e iOS; agora é hora de fortalecer a barreira contra o Spectre.

Enquanto o Meltdown é restrito aos chips da Intel, o Spectre afeta basicamente todos os chips produzidos nos últimos 20 anos. A brecha permite que um aplicativo vaze informações sensíveis para outro aplicativo. Ela é mais difícil de explorar, mas também mais difícil de corrigir, por isso, as empresas estão tentando mitigar a falha aos poucos.

A atualização suplementar do macOS High Sierra 10.13.2 foi liberada nesta segunda-feira (8). Quem ainda roda uma versão antiga do macOS, como o Sierra (10.12.6) ou o El Capitan (10.11.6), também está recebendo o Safari 11.0.2 para blindar as abas do navegador contra o Spectre.

O iOS 11.2.2 atualiza o Safari e o motor de renderização WebKit para mitigar os efeitos do Spectre. A atualização já está disponível para todos os usuários com iPhone 5s ou superior, iPad Air ou superior e iPod touch de 6ª geração.

A Apple é direta ao informar que “todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados”. Segundo a empresa, ao instalar a atualização do Safari, há uma perda de 2,5% de desempenho em um dos benchmarks (JetStream), mas “nenhum impacto mensurável” em outros testes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados