Início » Software » Como atualizar os drivers do seu PC automaticamente

Como atualizar os drivers do seu PC automaticamente

Faça update nos drivers de vídeo, som, teclado, mouse, Bluetooth e diversos outros dispositivos em um clique

Por
09/01/2018 às 17h08
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma das partes mais chatas de ter um PC é acompanhar quais drivers precisam de atualização e quais são atualizados automaticamente. Por outro lado, é importante manter os drivers em dia para que o sistema funcione como esperado.

Normalmente dá para fazer a atualização dos drivers pelo Gerenciador de Dispositivos, mas o update é manual e deve ser feito para cada aplicativo. Neste post, mostro alguns programas que atualizam seus drivers para você:

Driver Booster 5

Um dos melhores é o Driver Booster, que identifica automaticamente os drivers que não estão atualizados e atualiza-os para você. O funcionamento é bem simples: basta baixar o programa, instalar e clicar no enorme botão vermelho Verificar.

Depois, o Driver Booster vai analisar os drivers do seu computador que estão desatualizados, incluindo componentes de jogos que podem otimizar sua jogatina. A próxima tela é a seguinte:

A lista é composta pelos drivers desatualizados, classificados com base em quanto tempo eles não foram atualizados. O programa também mostra qual a última versão disponível. Para atualizar tudo de uma vez, basta clicar em Atualizar Agora e esperar.

Um dos contras do Driver Booster é que a velocidade de download é um pouco limitada, uma vez que o programa também tem o trabalho de comprimir todos os downloads, em vez de baixá-los separadamente. A versão Pro custa R$ 79,99.

Slimware DriverUpdate

Outra alternativa é o Slimware DriverUpdate, que tem funcionamento bastante semelhante. Ao instalar o programa, é só clicar em Start Scan e esperar ele identificar o sistema e baixar as atualizações necessárias. Ele também inclui novas versões de programas instalados e atualizações do Windows Update.

Depois, a outra tela mostra quantos drivers desatualizados existem no seu computador. Você pode baixar um por um ou selecionar todos e clicar em Update Selected Drivers. Na versão gratuita, é necessário baixar as atualizações normalmente.

Se você optar pela versão paga do programa (US$ 30 por ano para um computador), ele consegue atualizar os drivers automaticamente, assim que houver alguma atualização. Caso contrário, é só abrir o DriverUpdate de tempos em tempos para ter certeza que os drivers estão em dia.

  • Dedpul™

    Já usei o driver booster. O problema é que a pessoa tem que fazer instalação personalizada se não quiser que o arquivo de instalação baixe outros programas não solicitados da iobit. Muito chato isso.

    • Tenente Figueiredo

      Nossa que trabalhosa a instalação personalizada

      • Dedpul™

        Não é trabalhosa. Eu faço de boa. Mas lá no início eu caia nessa pegadinha. Coisa de usuário básico ou iniciante. Mas é chato assim mesmo. E como tem gente que vai clicando em ok sem parar pra ler antes…

        • Tenente Figueiredo

          Cara. Instalações assim existem há mt tempo.
          Deixa de drama.

  • Jose X.

    caramba, já faz 15 anos que não compilo kernel do Linux

    • John Smith

      Não entendi a relação com a matéria.

  • John Smith

    Não vejo muita utilidade pra essas ferramentas e não acho que trazem benefícios o suficiente pra justificar os altos preços (e as versões gratuitas desse tipo de programa quase sempre tem alguma maracutaia).
    Pensando em uso pessoal, sinceramente acho que quem não sabe mexer direito em computador não tem que ficar procurando atualizar driver; mal mal uma atualização de Windows e olhe lá. Quem sabe mexer, sabe no mínimo identificar os drivers necessários e deve considerar como melhor opção baixar direto do site do fabricante.

    • Matheus Mohr

      Concordo com a parte de os preços serem meio exorbitantes pelas funcionalidades, mas “se não sabe mexer em pc, tem que ficar sem atualizar driver”? E o priminho que quer jogar e não faz ideia do que é driver? E a mãe que tá reclamando que o som do note dela tá com problema, sendo que um driver da realtek já resolveu esse problema uns 3 meses atrás? Ou mesmo profissionalmente, a dona Gertrude que trabalha no financeiro a 15 anos e nem sabe que o computador dela podia estar 20-30% mais rápido só com atualização de drivers…

      Estamos passando nesse momento por um período onde fabricantes estão tendo que lançar atualizações de software pra evitar que você seja hackeado através de brechas no seu processador, atualizações essas que são disponibilizadas através de drivers, então repense sua opinião quanto a isso jovem.

      • John Smith

        Concordo que talvez tenha exagerado ao dizer que não deva atualizar. O que quis dizer é não mexer nisso se não souber mesmo do que se trata, confiando apenas numa ferramenta cara.
        Acho mesmo que depender dessas ferramentas é realmente desnecessário, já que apenas fazem uma verificação periódica se teve alguma atualização e baixam o arquivo. Se essas pessoas quiserem fazer isso, que busquem se informar sobre o que pretendem fazer e realmente o façam por conta própria, entendendo o que está acontecendo.

        Nunca dá pra confiar 100% em atualizações automáticas. Bem sabemos que, mesmo aquelas distribuídas pelo Windows Update, por exemplo, podem apresentar problemas – como tem acontecido recentemente com donos de processadores AMD.

  • Eu utilizo sempre o DriverEasy quando não consigo encontrar um driver ou para identificar algum dispositivo desconhecido. Funciona bem mas possui algumas limitações na versão free: limita a velocidade de download, não realiza a instalação do driver de forma automática (às vezes apenas mostra uma pasta com os arquivos .inf/.cat dos drivers, o que para um usuário comum é o fim da linha), tem que baixar manualmente um por um… por aí vai. Mas quebra um galho.

  • SiouxBR

    Um programa excelente que é GRATUITO mas chato de usar é o SamDrivers (tem algumas telas de instalação em russo, seja só pressionar o botão default de cada tela). Pode ser baixado em qualquer site de TORRENT.

    Diferente dos concorrente, ele identifica o chipset de cada componente e instala um driver mais específico.

    Tenho um notebook da LG que o driver dela para wifi não funciona direito (trava com frequência). Mesmo usando a última versão do fabricante o problema persistia.

    O SamDrivers identificou quem era o fabricante do chipset da placa de wi-fi e baixou um driver específico que resolveu o problema.

    Como gosto de fuçar nisso, acabei virando referência entre familiares e amigos que também encontram problemas com drivers de seus notebooks. Em todos os casos os problemas de drivers foram detectados corretamente e corrigidos pelo SamDrivers…