Início » Negócios » Coreia do Sul planeja banir bitcoin e valor da moeda cai

Coreia do Sul planeja banir bitcoin e valor da moeda cai

Paulo Higa Por

Depois de enfrentar problemas na China, o bitcoin está no alvo de outro grande mercado: a Coreia do Sul. De acordo com a Reuters, o governo coreano planeja banir transações com criptomoedas em casas de câmbio, o que fez o bitcoin cair 21% no país. No entanto, a proibição pode levar bastante tempo para entrar em vigor.

Segundo a agência de notícias, o ministro da Justiça Park Sang-ki afirmou que o governo prepara um projeto de lei para proibir o comércio de criptomoedas em exchanges locais, dificultando, por exemplo, a conversão de bitcoins em wons coreanos. Depois de a informação circular na mídia, o escritório presidencial informou que a medida ainda estava “sendo considerada”.

Foto por Zach Copley/Flickr

Um funcionário da casa de câmbio Coinone diz que autoridades da National Tax Service (equivalente à nossa Receita Federal) visitaram nesta semana o escritório da empresa, que passou a colaborar em investigações. O mesmo aconteceu com a Bithumb, a segunda maior da Coreia do Sul.

Ainda assim, mesmo se o governo prosseguir com a ideia, pode demorar bastante até que o bitcoin seja realmente proibido no país: “Uma vez que um projeto de lei é redigido, a legislação para proibir totalmente o comércio de moedas virtuais exigirá uma aprovação majoritária dos 297 membros da Assembléia Nacional, um processo que pode demorar meses ou até anos”, diz a Reuters.

Na Coreia do Sul, a febre do bitcoin está em ritmo mais avançado: a moeda é comercializada a preços até 30% mais altos que no resto do mundo. Por lá, um bitcoin chegou a valer US$ 17.064 com a queda, o que ainda é 26% mais caro que a média global, de US$ 13.453. Na segunda-feira (8), o CoinMarketCap deixou de considerar os preços do bitcoin no mercado coreano para calcular a cotação da moeda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Julio da Gaita ?
Observação válida, caro abiguinho Desculpe pela má interpretação, achei que você tava caindo nas news br molecagem, mas é uma preocupação crível sim, mas algo mais relacionado ao futuro, não ao presente mesmo. Ótimo fds abiguinho!
G. Croft
Julio, vc não sabe do q está falando. Eles sabem operar muito bem seu patrimônio, que é grande suficiente pra não mudar completamente do dia pra noite. O crime organizado já está usando criptomoedas, mas não há uma mudança radical pois mudar é complexo e demorado. Não dá pra fazer mudanças repentinas em um patrimônio "lavado" e nem mesmo isso é uma opção viável, tendo em vista que não há estabilidade no mercado pra abandonar a velha maneira e o know how. A preocupação é tamanha com a baixa rastreabilidade e o anonimato nas operações financeiras que já chegou na ONUDC: https://www.unodc.org/unodc/en/frontpage/2017/May/unodc-launches-training-to-tackle-money-laundering-and-bitcoin-banking-fraud.html Aqui também é possível ler a respeito: https://www.unodc.org/unodc/search.html?q=Cryptocurrencies
G. Croft
Os sequestros dos anos 90 fez surgir uma série de procedimentos nas instituições financeiras. Ainda assim, o dinheiro era rastreável dentro do mercado financeiro e em conjunto com dados de inteligência. As criptomoedas não. Não existe controle e elas são de baixa rastreabilidade. Não que era foram feitas para o crime, mas sua característica longe das regras fiscais e monetárias caem como uma luva dentro das organizações criminosas. O problema não está elas em si, mas em suas características. Não se trata de banir, mas de moldar à realidade, à vida real.
AM urbano
Bitcoin vai morrer(ja morreu) como moeda. Melhor se concentrar em outras
Jose X.
não acredito nesse "impossibilitar a reastreabilidade"...tá tudo registrado nos blockchains da NSA :) que com certeza tem condições de correlacionar muitas transações em bitcoin a eventos da vida real
Mago Erudito®
Bitcoin foi criado há 8 anos é normal não ter aceitação universal ainda mais pq é uma tecnologia que demanda muitas melhorias. Quanto a rastreabilidade com bitcoin isso é mais fácil do que com dinheiro. Existem outras criptomoedas muito mais privadas por aí. Só existirão 21 milhões de bitcoins que são minerados através de cálculos matemáticos completos e com taxa de dificuldade que cresce exponencialmente, já nosso querido Real depende do Governo Brasileiro gastar menos dinheiro do que arrecada. Com essas informações, qual desses tu acha que tem controle mais rígido de emissão?
Renan Caldas
Hã?
Tec News
Então pela lógica do povo porque bitcoin tem transações anônimas deve ser proibido, logo tem que proibir as facas já que elas servem pra matar...
Programador Front-End
banir o bitcoin não dá, mas trocar ele por outras moedas ai depende das casas de cambio né.
Julio da Gaita ?
Não ter viés é quando o jornalista apresenta a notícia de forma isenta, relatando os diversos lados ou implicações da mesma, sem se posicionar a favor ou contra. Opinião é diferente de "jornalismo", ainda que o jornalista possa ter uma coluna ou comentar uma notícia deixando bem claro sua própria opinião ou do veiculo em que trabalha.
Julio da Gaita ?
Claro, mega corporações corruptas e traficantes internacionais e máfias que dominam regimes são ignorantes e não sabem operar seu patrimônio. O pouco crédito intelectual ou capacidade de operação que você dá pra esses caras é sensacional. Pra sua informação nem é tão facil assim adquirir cripto-moedas, e vendo pelo único e ja não tão recente exemplo (29/04/2017) que você utilizou fica fácil de ver que não é assim né amigo. Guarde suas foices e tochas contra as cripto-moedas, procure entender o funcionamento e como acontece seu mercado de compras e vendas. Demonizar uma tecnologia nova ou operação financeira não é nenhuma novidade. Só mostra o total desconhecimento de alguém sobre seus problemas e benefícios.
Maria Santa
Até bons jornalistas tem viés. O que não tem viés é fato, uma coisa real, verídica pura, comprovada. Um bom jornalista divulga o fato sem viés sobre o fato, mas pode fazer um viés sobre a informação do fato. É a diferença de eu falar: "blog ganha dinheiro do R7" e "blog ganha dinheiro do Edir Macedo".
Maria Santa
Dinheiro é algo que um governo imprime e depende da confiança dos cidadãos. E um governo pode controlar a emissão e economia com isso. Dinheiro de governo é usado para coisas criminosas. MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS, isso porque a população já aceitou o dinheiro como forma de pagamento. Outra: com dinheiro, por ser algo "padrão", é fácil saber se uma pessoa ganhou dinheiro legalmente ou ilegalmente - basta investigar seu histórico. Foi assim que a Lava Jato investigou a situação dos políticos, que no final "todo brasileiro já sabia" que eles faziam de tudo para ocultar desvios (até porque muitos brasileiros comuns se beneficiavam disto, vide compra de votos em campanhas políticas. Criptomoeda tem um porém: não tem controle rígido na emissão (vide que para aumentar a condição original de mineração, começou a criar um mercado em cima disto), e depende muito da interferência dos agentes econômicos principais deste sistema - no caso casas de cambio / negociadores, emissores (mineradores) e influenicadores. A mecânica atual das criptomoedas permite eu trocar criptomoedas entre diferentes tipos, e assim ocultar o mais que puder (estilo Onion) a origem do recurso. Ou seja, eu posso até alegar que troquei uma criptomoeda por dinheiro, mas a origem dela "foi limpa" pois passei os recursos por várias camadas de troca monetária.
Julio da Gaita ?
Nem "tudo" tem seu viés, existem bons jornalistas, até jornalistas esportivos honestos e não clubistas. Não é tudo "mato" também. Vale sempre uma reflexão sobre os objetivos e envolvidos nos fatos e em quem veicula a notícia. Qualquer pessoa com senso crítico, bom senso e curiosidade consegue discernir os fatos, fake news, e propaganda. Nem sempre é fácil, mas vendo por um lado, não existe esforço em ser imbecil, pra algumas pessoas é algo natural até.
Gretchen Kpop Vittar
Tava muito em duvida se acreditava no @higa e na Reuters. Não se acanhe e avise mais no Tuinter @disqus_kcbtGykODP:disqus. Vc é a voz que esse Brasil precisa. Desmascare todos os hoaxes e nos tire das trevas com a sua sabedoria e palpites certeiros.
Exibir mais comentários