Praticamente todos os principais serviços de comunicação instantânea contam com criptografia ponta a ponta atualmente, menos o Skype. Antes tarde do que nunca, a Microsoft decidiu remediar esse, digamos, deslize: a companhia começou a testar uma função do tipo nas versões beta da ferramenta.

O Skype até tem recursos de criptografia, mas eles não são abrangentes como um mecanismo de proteção ponta a ponta, quando somente remetente e destinatário podem ler as mensagens. Mas, a partir de agora, a empresa vai testar o protocolo Open Whisper Systems, da Signal, que já é usado em serviços como WhatsApp, Facebook Messenger, Google Allo e, bom, Signal.

Skype para iOS

Inicialmente, a criptografia ponta a ponta só funcionará com mensagens de texto, mensagens de áudio e arquivos trocados via Skype. As chamadas de vídeo e áudio não serão protegidas, mas, se considerarmos que o Signal consegue criptografar transmissões, é possível que essa funcionalidade seja disponibilizada em um futuro não muito distante.

Por ser um teste, somente os usuários do programa Skype Insider podem experimentar o novo recurso nos aplicativos beta do serviço (versão 8.13.76.8 ou superior). Eles estão disponíveis para Windows (versão para desktop), Linux, macOS, Android e iOS.

Vale ressaltar que a criptografia não é ativada por padrão, sendo necessário habilitá-la manualmente antes da conversa. Além disso, o recurso só está disponível para comunicação entre dois usuários, presumivelmente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Eu ainda uso Skype, mas não o Windows Phone. Quem são os outros dois usuários de Skype para eu poder descobrir para que isso serve? :p
Paul
No meio empresarial segue firme e forte. É o único VOIP decente e ainda é referência para tal fim.
betacaroteno
No mercado de trabalho só dá Skype. Faço conferências por Skype quase todos os dias.
Fábio Moser
Eu acabei deixando de usar, nenhum mais dos meus contatos usa...
raphael_silva

Eu e milhões de pessoas.

Raphael Silva ??
Eu e milhões de pessoas.
Matheus Alexandre
Que maldade!
Cobalto
Os 3 usuários do skype vão adorar saber disso, pena que a atualização nunca vai chegar em seus Windows Phones.
Sammy
Aposto que no Classic não vai ter kkkkk
Marcelo
o/
Fábio Moser
Quem ainda usa Skype?