Início » Legislação » Fundos de investimento no Brasil são proibidos de comprar bitcoin

Fundos de investimento no Brasil são proibidos de comprar bitcoin

CVM proíbe que administradores e gestores de fundos invistam em criptomoedas

Paulo Higa Por

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão do governo responsável por fiscalizar o mercado de investimentos, tomou a primeira grande medida contra as criptomoedas. Nesta sexta-feira (12), a instituição publicou um ofício para proibir que gestores de fundos de investimento comprem bitcoin, ether e semelhantes.

No comunicado, a CVM declara que “a interpretação desta área técnica é a de que as criptomoedas não podem ser qualificadas como ativos financeiros, para os efeitos do disposto no artigo 2o, V, da Instrução CVM no 555/14, e por essa razão, sua aquisição direta pelos fundos de investimento ali regulados não é permitida”.

O ofício proíbe a aquisição direta de criptomoedas, mas e se um fundo investir em ativos indiretamente atrelados ao bitcoin, constituídos em países onde o investimento em criptomoedas é permitido? Nesse caso, a CVM alerta também que o projeto de lei 2.303/2015 “pode vir a impedir, restringir ou mesmo criminalizar a negociação de tais modalidades de investimento”.

Por isso, a instituição orienta que administradores e gestores de fundos de investimento “aguardem manifestação posterior e mais conclusiva desta superintendência sobre o tema para que estruturem o investimento indireto em criptomoedas”.

Em novembro de 2017, a CVM já havia alertado sobre os riscos das ofertas iniciais de tokens (ICOs) e dos investimentos em criptomoedas. Para o órgão, essas operações estão sujeitas a risco de fraudes e pirâmides financeiras, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falta de liquidez e desafios jurídicos em casos de litígio.

Na época, o Banco Central também emitiu um comunicado em conjunto, explicando que as criptomoedas “não têm garantia de conversão para moedas soberanas, e tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

O Corno Profeta
Seria uma maravilha.
Eduardo
Eles só podem comprar ações; afinal, ações são seguras por terem a fiscalização da CVM. Tenho certeza que esta é a opinião dos investidores da OGX, e de outras companhias por aí.
Eduardo
Então os IPOs das empresas e as compras de ações também são pirâmides, pq as pessoas compram apostando que irão dar certo e, consequentemente, que irão valorizar. Ou a compra de dólares na época da hiper inflação, quando se apostava que o dólar a médio e longo prazo iria valer muito mais que os cruzeiros e cruzados (é o que está acontecendo com o BTC em diversos países pobres pelo mundo, como na Venezuela). As pessoas estão comprando BTC apostando que ele irá vingar e, portanto, que ele irá se valorizar, já que o seu potencial matemático é de valer mais do que vale hoje. Quando ele atingir um valor compatível com o seu potencial ele irá estabilizar. Na pirâmide vende-se produtos que ninguém quer (Telexfree era o exemplo perfeito) ou cria-se esquemas em cima de negócios ilícitos. No BTC espera-se que o próprio BTC torne-se mais e mais relevante face ao seu reconhecido potencial. Mas, como toda nova tecnologia, pode ser que não vingue. Caso não dê certo não será por ser pirâmide, mas pela tecnologia ter falhado em se tornar relevante a médio e longo prazo.
Eduardo
Sei que o propósito original não era esse, mas essa especulação ocorre por estar no início da adoção. Devemos lembrar que a variação ocorre com o real, o dólar, o euro e todas as demais moedas. Quanto a especulação, na época da hiper inflação os brasileiros compravam dólares pq apostavam que ele iria valer muito mais diante dos cruzeiros e cruzados a médio e longo prazo. Quando o BTC atingir um valor compatível com o seu potencial os preços irão se estabilizar.
Eduardo
Não! Primeiro pq é possível comprar carros, casas e bens de consumo diretamente com BTC. E, em segundo lugar, se vc for pra Itália, por exemplo, e quiser pagar em reais ou em dólar, mas a loja não quiser aceitar, vc terá que trocar pelo dinheiro local. Isso não faz do dólar ou do real coisas inúteis, simplesmente o vendedor pode preferir receber em dinheiro local.
Eduardo
Pois é, não tem nada haver. O BTC (como uma nova tecnologia) pode vingar ou não a longo prazo, mas ele não tem nada de Telexfree. Para alguns bancos de investimento o BTC é comparável ao ouro, mas acho que esses comentaristas do blog devem saber mais que o Goldman Sachs.
Eduardo
Pela sua lógica não se aplica mais em ações.
Diego Rocha
Notícia fresquinha: https://techcrunch.com/2018/01/15/researchers-finds-that-one-person-likely-drove-bitcoin-from-150-to-1000/
Vinícius Machado
IOTA.... aguardem
robsonc
Óbvio que me refiro ao tom sarcástico. Ele sugere ser impossível sacar e usar, o que é uma bela de uma bobagem.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Pela frase do amigo acima parece que é difícil ou oneroso sacar bitcoin, mas quem conhece minimamente o funcionamento desse mercado sabe que é muito simples.

É desinformação pois quem não conhece e lê esse tipo de comentário ignorante fica com receio e muitas vezes não procura se informar em fontes mais confiáveis.

Mago Erudito®
Pela frase do amigo acima parece que é difícil ou oneroso sacar bitcoin, mas quem conhece minimamente o funcionamento desse mercado sabe que é muito simples. É desinformação pois quem não conhece e lê esse tipo de comentário ignorante fica com receio e muitas vezes não procura se informar em fontes mais confiáveis.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Amigo, eu vi a reportagem e ela tratava sobre os melhores investimentos.

O especialista me vem com poupança como alternativa quando na verdade é apenas mais uma forma do governo roubar dinheiro de gente pobre há mais de vinte anos.

Ele usou uma informação verdadeira para tentar justificar a poupança como forma de investimento quando sabemos que é somente uma forma preguiçosa para guardar dinheiro.

Mago Erudito®
Amigo, eu vi a reportagem e ela tratava sobre os melhores investimentos. O especialista me vem com poupança como alternativa quando na verdade é apenas mais uma forma do governo roubar dinheiro de gente pobre há mais de vinte anos. Ele usou uma informação verdadeira para tentar justificar a poupança como forma de investimento quando sabemos que é somente uma forma preguiçosa para guardar dinheiro.
Glauber Silva
Tá virando cada vez mais investimento pra pessoa física rs .. tô nem aí, é bom que caia que eu compro mais.
Exibir mais comentários