Início » Brasil Legislação » Fundos de investimento no Brasil são proibidos de comprar bitcoin

Fundos de investimento no Brasil são proibidos de comprar bitcoin

CVM proíbe que administradores e gestores de fundos invistam em criptomoedas

Por
12/01/2018 às 14h11
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão do governo responsável por fiscalizar o mercado de investimentos, tomou a primeira grande medida contra as criptomoedas. Nesta sexta-feira (12), a instituição publicou um ofício para proibir que gestores de fundos de investimento comprem bitcoin, ether e semelhantes.

No comunicado, a CVM declara que “a interpretação desta área técnica é a de que as criptomoedas não podem ser qualificadas como ativos financeiros, para os efeitos do disposto no artigo 2o, V, da Instrução CVM no 555/14, e por essa razão, sua aquisição direta pelos fundos de investimento ali regulados não é permitida”.

O ofício proíbe a aquisição direta de criptomoedas, mas e se um fundo investir em ativos indiretamente atrelados ao bitcoin, constituídos em países onde o investimento em criptomoedas é permitido? Nesse caso, a CVM alerta também que o projeto de lei 2.303/2015 “pode vir a impedir, restringir ou mesmo criminalizar a negociação de tais modalidades de investimento”.

Por isso, a instituição orienta que administradores e gestores de fundos de investimento “aguardem manifestação posterior e mais conclusiva desta superintendência sobre o tema para que estruturem o investimento indireto em criptomoedas”.

Em novembro de 2017, a CVM já havia alertado sobre os riscos das ofertas iniciais de tokens (ICOs) e dos investimentos em criptomoedas. Para o órgão, essas operações estão sujeitas a risco de fraudes e pirâmides financeiras, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falta de liquidez e desafios jurídicos em casos de litígio.

Na época, o Banco Central também emitiu um comunicado em conjunto, explicando que as criptomoedas “não têm garantia de conversão para moedas soberanas, e tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores”.

  •  david

    hahahahahahah, só rindo mesmo

  • Sammy

    Parem com isso, o estado está cuidando de nós seus esquerdinhas comunistas, seus capitalistas de merda, seus sonemalista, soteropolicamentelista, sonica, bolista, canibalista.

    • Islan Oliveira

      Às vezes o indivíduo está louco na droga.

  • Mago Erudito®

    Apenas para ilustrar melhor, esses dias mostrou no Jornal da Globo os top investimentos de 2017, seguem na ordem*:

    1. Ações – 30%
    2. Tesouro direto – 10%
    3. Poupança – 6%
    *valores aproximados, não lembro ao certo.

    Aí o especialista diz que a poupança teve seu melhor desempenho em décadas. rsrsrsrs

    O meu bitcoin comprado exatamente em janeiro de 2017 está com valorização de

    1400% ISSO MESMO o equivalente a 233x o “rendimento” da poupança.

    • Agora saque e use.

      Boa sorte.

      • Mago Erudito®

        Agora não, mas obrigado pela dica.

        • Não precisa ser 100%.
          Só uns trocados. Quero ver você conseguir.

          • Tácito Reis

            Pq ele não conseguiria? Vc sabe como funcionam as exchanges? Vc pode sacar a hora que quiser…

          • Mago Erudito®

            Ele não sabe nada amigo. 🙂

          • Mago Erudito®

            Posso fazer isso em 5 segundos vendendo direto para conhecidos.

            Uma dica: antes de duvidar dos outros pesquise um pouco sobre o assunto. O google está aí de graça e pode ser usado a vontade.

          • Renan Alves

            vender o Bitcoin para poder utilizar “dinheiro” não vai totalmente contra a razão pela qual ele foi criado?

          • Usar bitcoin especulativamente (comprar barato pra vender caro e lucrar em outra moeda) é contra o proposito original da moeda, que era servir como forma de pagamento anoninma e confiável. Mas é a principal forma que as pessoas estão utilizando hoje em dia.

          • Renan Alves

            isso só mostra que o Bitcoin é uma falácia, ou mais conhecido como pirâmide, onde quem comprou primeiro tem lucro quando uma nova pessoa compra, e por ai em diante.

          • Não diria que é uma piramide de fato (embora existam piramides baseadas em criptomoedas como foi aquela de brasilia).

            Mas entendo que sim, convencer novas pessoas a investir em BTC faz o preço subir (simples lei da oferta e demanda) garantindo o lucro de quem já comprou. A diferença é que essa não é a única forma de o BTC aumentar o preço. E ainda é possível utilizar o BTC para outras coisas além de investimento.

          • Complementando o raciocinio: noticias externas como um país, orgão, empresa que passa a aceitar ou que proibe BTC influenciam o preço também. Bem como algum mega investidor que possivelmente comece a vender tudo que tem puxaria o preço pra baixo também (independente de entrarem mais pessoas ou não)

          • Não entendo o alarmismo das pessoas sobre “usar moeda pra investimento”
            Os caras fazem isso com dólar há anos

          • O Corno Profeta

            Dólares também perdem valor e teve um tempo que foi trocado por euro, e na verdade as bolsas de valores costumam negociar moedas, comoddites (investimentos em produtos básicos) e outros.

            Ao menos tudo isso existe algum lastro, mesmo dinheiro. Dinheiro governo imprime quando precisa. E não imprimir gera demanda.

          • O problema é que cripto moedas oscilam muito de preço, bem mais do que uma moeda convencional (como o Dolar que você falou). E o BTC, principalmente, está no meio de um crescimento muito acima do razoável.

            Não é um investimento seguro, seja pelo risco de desvalorização, seja pelo risco de proibição, seja pelo risco de ataque digital a carteira/exchange/plataforma blockchain (basicamente tudo que a CVM falou).

            Investir em outras moedas, como o Dolar, por mais que possua risco de desvalorização, não possui risco de proibição e nem de ataque digital.

          • Hades666

            Instituições como conhecemos estão manipuladas e podres….bancos e afins. Espero que venham mudanças para balançar essa grande fortuna na mãos de poucos…

          • Rafael F. Silva

            Realmente não é uma pirâmide, e sim uma bolha especulativa. Os aventureiros estão “investindo” dinheiro loucamente sem nem saber a real proposta da moeda. Quando todo o pessoal perceber que bitcoin não serve para eles além da especulação essa bolha vai estourar. A partir daí, o bitcoin só vai sobreviver para aqueles que realmente precisam dele como moeda de troca.

          • Rafael F. Silva

            Não é uma pirâmide, e sim uma bolha especulativa. Igual a bolha do pontocom nos primórdios dos anos 2000.

          • Eduardo

            Então os IPOs das empresas e as compras de ações também são pirâmides, pq as pessoas compram apostando que irão dar certo e, consequentemente, que irão valorizar.
            Ou a compra de dólares na época da hiper inflação, quando se apostava que o dólar a médio e longo prazo iria valer muito mais que os cruzeiros e cruzados (é o que está acontecendo com o BTC em diversos países pobres pelo mundo, como na Venezuela).

            As pessoas estão comprando BTC apostando que ele irá vingar e, portanto, que ele irá se valorizar, já que o seu potencial matemático é de valer mais do que vale hoje.
            Quando ele atingir um valor compatível com o seu potencial ele irá estabilizar.

            Na pirâmide vende-se produtos que ninguém quer (Telexfree era o exemplo perfeito) ou cria-se esquemas em cima de negócios ilícitos.
            No BTC espera-se que o próprio BTC torne-se mais e mais relevante face ao seu reconhecido potencial.

            Mas, como toda nova tecnologia, pode ser que não vingue. Caso não dê certo não será por ser pirâmide, mas pela tecnologia ter falhado em se tornar relevante a médio e longo prazo.

          • Hades666

            Hoje e sempre, vc quis dizer…

          • Eduardo

            Sei que o propósito original não era esse, mas essa especulação ocorre por estar no início da adoção.
            Devemos lembrar que a variação ocorre com o real, o dólar, o euro e todas as demais moedas.
            Quanto a especulação, na época da hiper inflação os brasileiros compravam dólares pq apostavam que ele iria valer muito mais diante dos cruzeiros e cruzados a médio e longo prazo.
            Quando o BTC atingir um valor compatível com o seu potencial os preços irão se estabilizar.

          • Eduardo

            Não!
            Primeiro pq é possível comprar carros, casas e bens de consumo diretamente com BTC. E, em segundo lugar, se vc for pra Itália, por exemplo, e quiser pagar em reais ou em dólar, mas a loja não quiser aceitar, vc terá que trocar pelo dinheiro local. Isso não faz do dólar ou do real coisas inúteis, simplesmente o vendedor pode preferir receber em dinheiro local.

          • Eu já saquei bastante dinheiro de exchanges de bitcoin, não sei onde quer chegar.

      • 14 “likes” pra uma desinformação dessa. Realmente não adianta quantos posts o tecnoblog fizer… a desinformação reina.

        • O Corno Profeta

          Seja claro. E desmistifique. Tente.

          Até porque depois do Telexfree, ninguém mais cai nestas coisas, pois tem outras prioridades.

          Como por exemplo atravessar a cidade no transporte público para chegar no trabalho, fazer seu trabalho, gerar seu dinheiro e pagar suas contas.

          • Rafael F. Silva

            Infelizmente sempre vai ter gente que vai cair numa telexfree da vida.
            Na época, para explicar que um desses esquemas não era pirâmide, um cara veio com um desenho de uma “árvore com ramificações multinivel”. E isso bastou para os idiotas do meu trabalho confiarem cegamente no que o cara falou.

            Basta oferecer dinheiro fácil, sem esforço e dar uma maquiada para parecer legítimo que as pessoas caem de cabeça.

          • Hades666

            Igual o que oferece os bancos? Empréstimos com desconto em folha dos aposentados, para citar um….

          • SignaPoenae

            Qualquer coisa que um banco ofereça pra você é cilada.

          • Samuel Cesar

            Aonde se compara Bitcoin com Telexfree?

          • Eduardo

            Pois é, não tem nada haver.
            O BTC (como uma nova tecnologia) pode vingar ou não a longo prazo, mas ele não tem nada de Telexfree.

            Para alguns bancos de investimento o BTC é comparável ao ouro, mas acho que esses comentaristas do blog devem saber mais que o Goldman Sachs.

          • Eduardo

            Pela sua lógica não se aplica mais em ações.

          • O Corno Profeta

            Seria uma maravilha.

        • Daniel R. Pinheiro

          Que desinformação? O cara simplesmente disse: “saque e use”.

          Se o que você se refere como “desinformação” foi pelo tom sarcástico do comentário, aí é outros quinhentos, mas não deixa de ser uma simples sugestão (e é justamente o que eu faria, sacaria e aplicaria em alguma coisa).

          • Mago Erudito®

            Pela frase do amigo acima parece que é difícil ou oneroso sacar bitcoin, mas quem conhece minimamente o funcionamento desse mercado sabe que é muito simples.

            É desinformação pois quem não conhece e lê esse tipo de comentário ignorante fica com receio e muitas vezes não procura se informar em fontes mais confiáveis.

          • Óbvio que me refiro ao tom sarcástico. Ele sugere ser impossível sacar e usar, o que é uma bela de uma bobagem.

    • Agora use, espera, a taxa para usar num momento de grande movimento é USD 100… mas valorizou mesmo, mas quer sacar? Espera, tem que pagar taxa para sacar e não pode ser maior que tal valor… REALMENTE, é um p**a investimento seguro.

      • Mago Erudito®

        Quer um investimento seguro? Eu já listei ali em cima para você:

        Tesouro direto e poupança.

        Aproveita que a Caixa deve te dar um poupançudo para compensar a sua péssima escolha de investimento. 😀

        • Se eu quisesse uma péssima escolha de investimento ia em Bitcoin mesmo

          • Mago Erudito®

            Claro, talvez não seja para o seu perfil.

            Deixa na poupança os seus trocados.

        • O Corno Profeta

          Ações – Depende das empresas acionistas o desempenho e valorização. Ao mesmo tempo que os 30% vem rápido, muitas vezes cai para – 80%.

          Tesouro direto – depende da boa vontade governamental para recuperar o investimento.

          Poupança – é só deixar o dinheiro no banco para que venha a porcentagem mensal. A maior vantagem? Se acontecer alguma coisa com o banco, existe a possibilidade de recuperar o dinheiro colocado. Poupança o próprio nome diz: para poupar, guardar. Não é investimento de retorno imediato, mas sim mais exatamente um serviço de guarda de dinheiro onde ainda por cima ao menos a guarda do dinheiro rende um valor de retorno se ficar por mais tempo no banco. CDB e similares é algo parecido, mas com prazos e lucros definidos.

          Bitcoin – é um código que se define como valor, mas depende de terceiros para ter um valor, e seu cambio depende de uma condição altamente volátil.

    • Ricardo – Vaz Lobo

      Seu capital é valioso nem discuto (tô inveja mesmo), parabéns na boa. Mas qual a liquidez dele?

      • Mago Erudito®

        Liquidez imediata, posso vender a qualquer momento para qualquer pessoa do mundo. Não vendo pq é um investimento para longo prazo, minha aposentadoria.

        O que se sabe é que tem um volume diário de 16 bilhões de dólares, isso é muito mais do que a maioria das ações que você verá na Bovespa.

        • Jamais deixaria pra aposentadoria um investimento de alto risco desse. Se eu fosse você, e isso é só minha opinião, usarios seus coins para investimento de curto prazo, por ser uma moeda extremamente volátil.

          • Mago Erudito®

            Não, isso é apenas uma parte da minha aposentadoria.

            Para ter uma ideia o bitcoin começou representando 5% dos meus investimentos e no final de 2017 já passou pra 35% somente por causa da valorização.

          • Renan Alves

            esses seus 35% podem virar pó em questão de minutos, é um investimento de alto risco, e o fato de varias pessoas sem o mínimo de conhecimento em bitcoin comprarem faz ele ser ainda mais ariscado.
            Quando os tubarões os caras que tem milhares investidos em bitcoin perceberem que ele não sobe mais ou que não é mais vantajoso eles iram vender, e meu amigo quando esse dia chegar vai ser um deus me acuda

          • A bolha das “ponto com” foi a mesma coisa. A euforia gerada pelo crescimento muito acima da média do valor de ações das empresas de tecnologia fez com que muita gente resolvesse comprar ações simplesmente por achar que como subiu X% nos últimos dias vai continuar subindo pra sempre.

            E como toda bolha, ela estoura. Quem vendeu tudo antes do estouro fez um ótimo negócio, conseguiu lucro e foi pra casa. Quem segurou até o final achando que o crescimento é *sempre certo* perdeu tudo (ou quase).

            Por isso eu concordo com o que algumas pessoas falaram ai em cima, é mais *prudente* usar BTC no curto prazo. Estando numa posição de lucro com BTC eu venderia gradualmente, para ir realizando lucros, até que chegasse um ponto onde todas as minhas compras já foram compensadas com retiradas lucrativas. Toda a quantidade de BTC resultante após isso seria livre pra qualquer “aventura”.

            Mas é claro, que cada um possui perfil diferente de investimento, conforme a sua disposição a correr riscos em busca de uma lucratividade maior. E, obviamente, o dinheiro/BTC é seu, você faz o que quiser com ele.

          • Mago Erudito®

            Pensei que você ia comprar com a bolha da tulipas, mas em nenhum momento você vai me ver discordando que se trata de uma bolha. Só que eu acredito que essa bolha só está começando por isso não me preocupo com o estouro e estou tentando aproveitar isso. Creio que lucrar não seja contra a lei, certo?

            Quanto a tirar o valor investido é uma boa estratégia para perfis mais conservadores, mas eu não vejo assim. Coloquei um valor do que eu não preciso para viver e nem penso em tirar tão cedo.

          • Mago Erudito®

            Obrigado pelo alerta, mas escuto isso todo dia.

          • Pode ser uma complementar né? Não necessariamente a oficial.

            O sujeito pode continuar contribuindo com o desGoverno e ter uma fonte alternativa de renda.

          • O Corno Profeta

            Existem fundos de previdência privada bem mais seguros do que criptomoedas.

            Criptomoeda só teve alta em 2017. 2018 está sendo o ano de arranca-rabo disso. Imagine 2019?

          • Mago Erudito®

            Isso vai do perfil de cada um. Tem pessoas que preferem guardar dinheiro de baixo do colchão e outras preferem correr o risco para ter rendimentos maiores.

          • O Corno Profeta

            Dinheiro embaixo do colchão em compro coisas na vizinhança. A vizinhança dá valor ao dinheiro. Ao menos enquanto a moeda tiver valor (Real tem 25 anos de idade, e por enquanto parece ser a moeda mais duradoura).

            Bitcoins nunca se sabe quanto tempo vai durar e se vai estabilizar em um valor.

            E o vizinho não tem comptuador nem celular para usar moedas virtuais.

          • Mago Erudito®

            Inflação de 438% desde criação do real faz nota de R$ 100 valer R$ 18,5999.

            Prefiro arriscar uma parte dos meus investimento em alguma coisa que não perca 81% do seu valor em 20 anos.

            Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/04/12/inflacao-de-438-desde-criacao-do-real-faz-nota-de-r-100-valer-r-1859.htm?cmpid=copiaecola

          • O Corno Profeta

            Depende. Por isso existe previdencia privada, imóveis, ou até mesmo a criação de empresas.

            Nada é 100% e nem mesmo as criptomoedas vão ter supervalorização ou estabilização plena. Se hoje não o tem, no futuro provavelmente não o terá – ao menos não estas criptomoedas existentes.

            Pegue programas de pontuação por exemplo. Estes também criam barreiras para que as pontuações não fiquem estocadas, paradas. Em nenhum sistema econômico, o correto é ter “algo parado” esperando valorização – é a chamada “roda da economia”: você precisa gerar algo de valor para que o mesmo gere outro algo de valor. Comprar algo, vender algo, trocar algo.

            Estocar algo esperando valor, isso é espelação. Não gera movimento economico. Só trava a economia. E nisso gera desigualdade social e tudo mais.

    • BITCOIN is the new TIM BETA (Nubank ou Telegram)!

      • Mago Erudito®

        Não estou falando para ninguém comprar bitcoin, só comento.

        Cada um faz o que quer com o seu dinheiro.

      • Rafael F. Silva

        Errado, é o novo telexfree. Todo mundo está falando dessa m*rda

    • O Corno Profeta

      Graças a inflação de um, gerou a deflação de outro, aumentando ainda mais a pobreza no mundo.

      parabéns senhor egoísta! O MTST vai invadir aí depois :V

      • Mago Erudito®

        q?

        • O Corno Profeta

          Era essa exatametne a reação que eu queria. Continue. Obrigado.

          • Mago Erudito®

            Pensando mais a longo prazo, o acompanhamento das preferências de consumo afeta positivamente a correta previsão do investimento em reciclagem técnica.

          • O Corno Profeta

            Não.

            Porque o consumo se baseia nos movimentos de compra e venda básica de uma população ávida graças ao marketing e a psicologia e estudos sociais. Criar instigação de compra depende da força que um marketing é feito.

            O fim dos produtos graças a obsolÊncia programada gera desigualdade, pois o aparelho antigo usado que antes era revendido a preços menores para pessoas sem poder aquisitivo, hoje vão para o lixo rendendo centavos a catadores, que muitas vezes estão amontoados em agrupamentos sociais (invasões de áreas vazias), estas que tais como espeladores praticam da mesma forma que investidores de bitcooin, deixam o terreno parado esperando sua valorização, ao invés de deixa-lo para ser comprado por pessoas de baixa renda.

            Um exemplo notório é o centro de São Paulo, cujo prédios vazios viram moradias para sem tetos, enquanto os donos dos prédios lutam na justiça pela reintegração, sendo que tais prédios ficam como ativos imobilizados sem uso, aguardando sua valorização no mercado para o devido investimento. Poucos políticos atuaram contrários aos interesses de especúladores para criar habitações sociais onde antes era nada mais que um espaço que não tinha valor exceto para quem supervalorizava o mesmo.

            Claro que há exemplos notórios de gente que entra em movimentos sociais para cometer crimes, bastando lembrar que uma das ocupações teve no meio membros de uma facção criminosa que usava o prédio para ocultar o tráfico. Mas é um caso de exceção a regra.

            Por isso, podemos considerar que especúladores imobiliários, investidores de bitcooin e gente ligada ao agronegócio que usou informações privilegiadas para lucrar com isso (isso quando não transporta drogas no meio de seus negócios licitos) são totalmente comparáveis: querem ganhar dinheiro rápido, fácil e sem esforço.

    • Glauber Silva

      A poupança teve sim seu melhor desempenho em anos (não sei se décadas), com a inflação em menos de 3%. Na verdade foi a primeira vez em anos que a poupança ganha da inflação, ou seja, nem podia ser chamada de rendimento. Mas sim, comparado com qualquer outro investimento, ela perde e feio.

      • Mago Erudito®

        Amigo, eu vi a reportagem e ela tratava sobre os melhores investimentos.

        O especialista me vem com poupança como alternativa quando na verdade é apenas mais uma forma do governo roubar dinheiro de gente pobre há mais de vinte anos.

        Ele usou uma informação verdadeira para tentar justificar a poupança como forma de investimento quando sabemos que é somente uma forma preguiçosa para guardar dinheiro.

  • Alisson Silva

    Adoro esse povo aqui nos comentários que acha que não é possível gastar criptomoedas. Eles devem achar que quem tem ouro paga o pãozinho da esquina com uma pitadinha do metal.

    • Rafael F. Silva

      Não é esse o problema. Ouro não é uma moeda, mas o bitcoin se diz uma. Porém, hoje se eu tiver uma pepita de R$1000 em ouro, e o equivalente a R$1000 em bitcoin, pelo menos na minha cidade, em 30 minutos faço a troca do ouro por dinheiro, já com bitcoin não existe essa possibilidade.

      E na pior das hipóteses, o ouro ainda serve como matéria prima e alguém com toda certeza terá uso para o ouro e precisará comprá-lo. A mesma coisa não ocorre com o bitcoin, que se tiver um problema de segurança sério,pode acabar da noite para o dia.

      • Claro que pode. Existe echanges brasileiras oficiais e vai sempre existir “local bitcoin” (e mesmo sem ele a possibilidade de comprar direto de alguém). O trabalho que isso dá em relação a troca de ouro é discutível, mas pode demorar muito menos que 30 minutos. Isso não o torna moeda. A utilidade como moeda é discutida desde o início. Mas isso não importa muito. A comparação com ouro ainda é a melhor.

        E claro, o argumento da segurança é válido, mas até hoje (quase 10 anos) nunca duplicaram um bitcoin… e ele se torna cada ano mais raro.

        De qualquer forma, ainda esta evoluindo. O bitcoin está com grande taxas atualmente, então talvez tudo que eu falei não compense. Mas existem outras crioptomoedas e você pode fazer o mesmo com elas.

  • Por favor Tecnoblog pare de desapontar o menino @Gustavo com notícias de Bitcoin.

    https://tecnoblog.net/232105/bitcoin-conferencia-para-de-aceitar-bitcoin/#comment-3702940340

    • Artur Domingues

      mas tá ficando chato mesmo

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Só falta alguém dizer que todas as CVMs do universo resolveram se unir pra matar o bitblob, que deveria flutuar livre e faceiro apesar dos governos.

  • Ricardo Bahia

    Acho muito prudente que as criptomoedas não se envolvam tanto no mercado tradicional, que é muito maior. Vejo uma parte desse mercado tradicional querendo a entrada das criptomoedas e uma outra, maior e mais reacionária (que controla a mídia corporativa), sendo contra. Criptomoedas são como crianças neste mercado tradicional, que tem força sobrando para manipulá-las a ponto de detoná-las. Afinal, as criptomoedas não são uma ruptura com a ordem econômica, com as instituições financeiras, com os governos e uma forma peer-to-peer de trocar valores entre as pessoas? Nada continuará impedindo o mercado tradicional de fazer trading com as criptomoedas, mas, mesclá-las em sofisticados produtos pecuniários da indústria financeira… até os leigos conseguem deduzir que isso não daria certo.

  • Felipe

    kkkkkkk os comentários são os melhores.
    Sério, vc não precisa converter criptomoedas para a moeda local, faz isso quem quer, eu já paguei até conta de luz com Bitcoin, usando o serviço online https://paguecombitcoin.com, já comprei um computador e outras coisas, Sem contar os serviços de mapa de estabelecimentos que aceitam criptomoedas na sua cidade. =)

    • Pergunta séria: ainda é jogo pagar coisas no dia a dia mesmo com as altas taxas de operação devido ao grande uso nesses ultimos meses? Vi uma matéria de um jornalista que gastou 56 reais e pagou 26 de taxa.

      • Não não é, e se você gastar seus bitcoins pagando qualquer coisa hoje, é quase certeza que vai se arrepender em uma semana.

        • O Corno Profeta

          Mas bitcoins não servem para comprar coisas?

      • Samuel Cesar

        LN tá vindo pra acabar com isto.

  • Cássio Amaral

    Nada surpreendente, apenas o leviatã do Estado brasileiro querendo regular tudo. Engraçado é que não pode investir em Bitcoins, mas a Receita Federal pode cobrar IR sobre rendimentos na criptomoeda, hipocrisia do desgoverno não tem limite…

    • tuneman

      Tá ligado que vários países também já estão fechando o cerco com o Bitcoin?
      Síndrome de vira lata é foda

      • Cássio Amaral

        Dane-se que em outros países também estão fechando o cerco. Por causa disso eu deveria me conformar e aceitar mais essa tentativa do governo brasileiro se meter na economia e na vida privada? Uber também tem enfrentando resistência por governos e até foi banido em alguns países, isso não justifica o Estado brasileiro querer regulamentar o serviço também. Síndrome de ufanista bananiense é foda.

        • O Corno Profeta

          Se você acha que o governo não tem direito de interferir em sua vida, você tem direito de interferir na vida do governo?

          • Cássio Amaral

            kkkkkkk só me faltava essa agora, o cara vir querer filosofar defendendo estatismo. Eu não interfiro na vida dele porque ele não me permite. Já o Estado quando quer interferir na minha vida, apenas usa da autoridade que ese se atribui, nunca pedindo minha autorização. Quando o governo quer roubar meu dinheiro com impostos absurdos sem oferecer serviços de qualidade em contrapartida, ele também o faz sem minha aprovação.

            Na medida em que pago meus impostos e cumpro meu dever como cidadão, deveria sim poder participar das decisões do governo. Mas a única participação que o governo brasileiro quer de mim é o dinheiro no meu bolso e meu voto.

            Investir em Bitcoins o governo não permite, mas em momento algum perguntou aos investidores se eles concordam com essa proibição. E também não perguntaram se o contribuinte concorda com a taxação no IR de Bitcoins.

          • AIJ

            Cara… vc pode continuar investindo em bitcoins. Quem não pode são fundos de investimentos. A CVM nem poderia proibir isso para pessoas pois para proibir a compra pessoal de algo deveria-se criar lei penal. Uma pessoa só pode deixar de faze o que quer por força de lei. E a CVM não faz lei.

            E sobre perguntar aos investidores. Sério? Perguntemos ao assassino se ele acha que é certo estar preso então. Tá forcei, mas o exemplo ilustra bem. Pense nos irmãos Batista vendendo ações antes das operações que eles sabiam da PF. Se permitirmos o que os investidores querem, ia ser guerra de especulação. Nem o melhor dos países faz isso.

            Quem quiser investir em bitcoins que resgate parte do investimento feito (ou negocie) e use o dinheiro para tal de forma pessoal.

          • O Corno Profeta

            Então participe, oras! Converse com alguém da imprensa que tem o telefone direto do seu deputado favorito e ligue para ele.

          • ochateador

            Mas foi o @ksio89:disqus que colocou o governo no poder (de forma direta ou indireta).
            E o governo é apenas um representante que o Cássio escolheu.

            Logo o Cássio tem todo o direito de xingar o governo e dizer o que ele (o governo) deve ou não fazer.

            O mesmo vale para você @ocornoprofeta:disqus .

          • Cássio Amaral

            Não, segundo o colega lá, eu estou errado de criticar quando o governo interfere na minha vida sem meu consentimento…

          • O Corno Profeta

            Vai saber. Quem vota nulo indiretamente colocou o governo no poder :V

            E só estou provocando um pouco. Se não se tocaram, beleza. Não posso fazer nada.

          • Falou pouco mas falou m3rda.

          • O Corno Profeta

            Era essa a ideia. Pelo menos sou sincero, diferente de você.

        • AIJ

          Tecnicamente o governo não está mexendo na vida privada. Está legislando sobre fundos de investimentos que podem sim ter consequência direta sobre a econômica. O cidadão continua podendo comprar quantos bit, doges e outras coins quiser.

          Já no caso do Uber eu concordo com vc, pois é uma intervenção no meu direito a escolha.

          Não sei se me fiz entender…

          • Cássio Amaral

            Deu pra entender sim. O problema é saber se essa regulamentação é justificável, ou apenas uma tentativa do governo de barrar uma moeda sobre a qual ele não tem controle. Não consigo ver qual a diferença pro Uber, pois o governo na teoria também está interferindo na minha escolha de em qual moeda eu quero investir.

            Até li os motivos alegados pela CVM e que levaram à proibição, não menosprezo a competêmcia dos técnicos da CVM, que obviamente devem saber mais do que eu, mas é porque infelizmente sabemos o fetiche que o governo brasileiro tem em querer regular tudo.

  • O Corno Profeta

    SENHORES! EU VENHO DO FUTURO!

    E digo com todas as letras que muitos de vocês correrão um risco severo se continuarem com os bitcoins, e outras criptomoedas.

    As polícias do mundo estão se unindo contra os investidores de criptomoeda. Descobriram que quem criou o conceito no final realmente queria fazer uma pirâmide financeira. Sim senhor, em pouco tempo acharão o verdadeiro cara por trás do Satoshi Nakamoto, e em uma sessão de interrogatório em Guantânamo, tirarão a confissão dele que as criptomoedas foram criadas para servir de lavagem de dinheiro e pirâmide financeira.

    Todos que estiverem associados com criptomoedas e for comprovada a ma fé pura serão presos. Alguns que comentam no Tecnoblog e defenderam o bitcoin até o último momento serão presos em uma ação conjunta do FBI, Receita Federal e ABIN. E ficarão nas celas próximas as que estarão presos Lula, Aécio e Bolsonaro (estes presos por motivos que já sabem). E os que além disso falaram mal do governo, ficarão junto com o Garotinho :V. Dizem que depois disso, o Garotinho reclamou de novo de ter levado uns sopapos…

  • Victor Mateus Oliveira

    Eu era viciado em ler comentários, depois passei a ler os comentários dos comentários…
    …Perdi a casa, carro, esposa e família.
    Hoje estou curado e liberto.
    Eu sou um ex leitor de comentários!

    • O Corno Profeta

      Amén!

  • Francisco Aloisio

    No mundo real, o dono amarra o burro de acordo com a sua vontade.
    No mundo dos “burrocratas”, os burros discutem como amarrar os seus donos.

    • O Corno Profeta

      Olha! Um fake divulgando links do tecnoblog por aí!

  • Hades666

    Qual é o medo do mercado e quem comanda os grandes bancos??? Perder oportunidade de manter suas lavagens, fraudes e roubos, protegendo politicos corruptos, etc….seria isso?!?!

  • Glauber Silva

    Tá virando cada vez mais investimento pra pessoa física rs .. tô nem aí, é bom que caia que eu compro mais.

  • Vinícius Machado

    IOTA…. aguardem

  • Eduardo

    Eles só podem comprar ações; afinal, ações são seguras por terem a fiscalização da CVM.

    Tenho certeza que esta é a opinião dos investidores da OGX, e de outras companhias por aí.