Início » Antivírus e Segurança » Correção da Intel para as falhas Meltdown e Spectre dá tela azul em alguns computadores

Correção da Intel para as falhas Meltdown e Spectre dá tela azul em alguns computadores

Emerson Alecrim Por

A Intel vem cumprindo a promessa de liberar correções para as falhas Meltdown e Spectre, só que, pelo jeito, esses esforços estão longe do fim: a companhia reconheceu que atualizações disponibilizadas recentemente estão fazendo computadores com chips Haswell e Broadwell exibirem a temida “tela azul da morte”.

Meltdown e Spectre

As unidades em questão fazem parte, respectivamente, da quarta e quinta geração de processadores Intel. São chips mais antigos, justamente aqueles cujos testes de performance após a aplicação da correção ficaram para depois — a Intel avaliou primeiro o impacto no desempenho da sexta (Skylake), da sétima (Kaby Lake) e da oitava geração (Kaby Lake e Coffee Lake).

Não são todos os computadores com processadores Haswell e Broadwell que estão reiniciando com frequência ou exibindo tela azul ocasionalmente após a atualização, mas o número de máquinas afetadas é significativo. O problema atinge chips usados em PCs domésticos e servidores.

Publicamente, a Intel afirma que está investigando a falha e que, se necessário, irá liberar novas atualizações assim que possível. Mesmo assim, a companhia orienta o usuário final a continuar instalando as correções disponibilizadas.

Foto: Flickr/huangjiahui

No entanto, o Wall Street Journal teve acesso a alguns comunicados enviados pela Intel a grandes clientes corporativos em que há recomendação para que as correções atuais não sejam instaladas até que problemas nelas sejam completamente analisados. Sabe-se que três falhas nas atualizações já foram identificadas, embora não haja detalhes técnicos sobre eles.

Ao Engadget, a Intel informou que, na verdade, todos os clientes (não só os grandes) estão sendo orientados a aguardar para aplicar as correções por meio de notificações do mecanismo de atualização. Com o problema, provavelmente a Intel vai ter dificuldades para atingir a meta de corrigir 90% dos processadores lançados nos últimos cinco anos até 15 de janeiro (ou seja, hoje).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Don Ramón
Pois é... o jeito vai ser não dar mais dinheiro pra Intel... E o pior é que a empresa tem bastante "advogado" pelos fóruns e comentários dos sites! Dizem eles que é "impossível" à empresa arcar com os custos que estas falhas representarão para os consumidores. Como assim?! Então o meu notebook, que planejaria trocar em um ano e meio ou dois, terá que ser trocado dentro seis meses (ou até menos) e o ônus é só meu?! Mais que isso, quem quer que compre um dispositivo eletrônico novo hoje, ou nos próximos meses, estará levando pra casa um produto com falhas graves de segurança por ERRO DE PROJETO e vai ficar por isso mesmo?! O consumidor perde duas vezes e que se foda sozinho, enquanto a empresa fica fazendo de conta que está tentando "corrigir o problema" e vai se safando das multas e responsabilidades?!
Don Ramón
Pergunta: como essas atualizações chegam até o usuário e como identificá-las a fim de evitar que o sistema as instale automaticamente (ou que o usuário instale manualmente e acabe tendo problemas posteriores)?
Ismaque Freitas
Como tratar-se de uma atualização dessa natureza e complicado obter sucesso em todos situações, porque depende das condições e configurações do computador, porque geralmente as atualizações que realizamos e para corrigir algumas anomalia de software, em hardware a situação é diferente, na minha opinião não é o momento de realizamos essa atualização, vamos fazer o velho dever de casa manter antivírus atualizado, firewall ativo, evitar de baixa qualquer coisa, atenção nos acessos a sites desconhecidos e outros ações. Dessa forma quando surgir uma correção validar ou eficaz podemos fazer.
Marco Antonio
Eu instalei e começou a dar, 7 geração =x (não pode ser só coincidência!
Danilo Dugoni
Tel azul meu PC da não, mas em jogos meu Pentium g4400 piorou, da 100 de CPU em todos os locais do GTA v, minha placa de vídeo fica no máximo em 30-50% de uso caso contrário trava muito, tenho uma R7 360
Elerson Carvalho
Sabia que ia dar em merda, por isto nem atualizei.
Antonio Wagner
Pelo jeito, quem usa um pc com processador intel de terceira geração vai ter que desembolsar dinheiro (como se isso desse em árvores) pra comprar um mais moderno né?
Marcus Araújo
Fiquei surpreso de não acusarem a Intel como a Microsoft prontamente fez com a AMD quando problemas com as atualizações se manifestaram nos processadores desta. Mentira, não fiquei surpreso.
???????Feripe Hatsune?
Está está ficando cada dia melhor, um barro após do outro né Sra Intel. Sorte que não instalei esse update
Jessica Smetak
Mas que merda hein, a situação em vez de melhorar está cada vez pior.
ToxicBR
Vamos ter alguma matéria referente a falha AMT ?
Lucas Santos
Rapaz, como o ano começou bem, hein
Marcogro®
Protocolo Murphy aplicado com sucesso...