Início » Negócios » Nano: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Nano: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Como surgiu a Nano (antiga RaiBlocks)? Veja o diferencial dessa criptomoeda em relação às outras

Jean Prado Por
TB Responde

Nos últimos meses, falou-se tanto de várias criptomoedas que fica difícil saber qual a diferença entre as principais e para que serve cada uma. Recentemente, tem-se falado muito de Nano, mas o que é exatamente essa criptomoeda? E qual a diferença dela em relação às outras? Vamos conferir.

Atualização: Em janeiro de 2018, a RaiBlocks sofreu um rebrand — agora a moeda se chama Nano. Veja mais informações no final do post.

Como surgiu a Nano?

Basicamente, a Nano surgiu para resolver os problemas das criptomoedas atuais. Principalmente, a baixa escalabilidade (poucas transações são processadas por segundo), alta latência (por conta da baixa escalabilidade, as transações demoram para ser confirmadas) e ineficiência energética (a mineração de bitcoin consome mais energia do que 159 países usam em um ano).

Para resolver esses problemas, o blockchain da Nano (XRB) funciona de forma diferente em relação às outras criptomoedas. Em XRB, é usada uma estrutura chamada de block-lattice, onde cada conta tem seu próprio blockchain para armazenar o saldo e as transações. Naturalmente, apenas o dono da conta pode realizar as operações.

 

Com um blockchain para cada conta, a atualização quando uma transação é realizada é feita em tempo real e de forma assíncrona. Para transferir dinheiro de uma conta para outra, são necessárias duas transações internas: uma para retirar o valor da conta remetente e outra para adicionar o valor à conta do destinatário.

As transações são verificadas por uma ferramenta anti-spam que consome muito menos poder de processamento que o modelo de prova de trabalho (PoW) do bitcoin. Ela checa apenas alguns requisitos básicos, como se a transação única já foi feita antes, se o bloco é assinado pelo proprietário da conta, se há um bloco de abertura da conta e se a transação é válida, seguindo alguns critérios específicos.

Usando menos poder de processamento e com algumas otimizações na verificação de transações, elas são confirmadas instantaneamente e sem custo algum. Além disso, a escalabilidade é ilimitada, já que o custo de validar cada transação é muito baixo. Hoje, a rede da Nano já processou 4,2 milhões de transações com um registro de somente 1,7 GB.

Pra que serve a Nano?

O maior objetivo da Nano é ser uma criptomoeda com alto desempenho. “O protocolo da Nano pode rodar em hardwares de baixa potência, permitindo-a ser uma prática e decentralizada criptomoeda para o uso cotidiano”, diz o fundador, Colin LeMahieu, no documento que funda a moeda virtual.

Como minerar Nano?

Como a rede da Nano é eficiente e não precisa de um hardware potente para rodar, não é possível (nem necessário) minerá-la.

Qual a cotação da Nano?

A cotação da Nano (XRB) pode ser vista abaixo, em dólares americanos (USD), com o valor em bitcoin (BTC) logo embaixo.

Como comprar Nano

Como é uma criptomoeda que ganhou visibilidade recentemente, a Nano só pode ser comprada se você já tiver bitcoin ou ethereum. As exchanges mais populares são: Kucoin, BitGrail, RightBTC, Mercatox e Bit-Z. Procure pelo símbolo $XRB, relativo a Nano.

Atualização: de RaiBlocks para Nano

Em 31 de janeiro de 2018, a antiga RaiBlocks anunciou que o novo nome da criptomoeda é Nano. Os criadores explicam que o nome antigo era confuso e pouco apelativo para as grandes massas.

“Todos os saldos, carteiras e transações ainda vão operar como antes. Por enquanto, os endereços vão continuar começando com xrb_. No futuro, vamos introduzir endereços começando com nano_ e migrar os endereços atuais”, diz o anúncio. Logo logo, o símbolo $XRB também virará $NANO. Mais informações podem ser encontradas em nano.org.

Atualizado em 31 de janeiro às 17h20

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Luiz

mineração de NANO aqui https://nano-miner.com/?8jdt

A moeda do futuro

Fernando Tarcio
Estou comprando Nano pela https://xnano.com.br/?indicacao=22 Recomendo!
Kelvin Steiner
Ainda não vi uma transação entre carteiras durando mais de 10 segundos.
Kristian Andrade
Quem já usou essa moeda e pesquisou sobre ela sabe do bom potencial que ela tem. Transações quase instantâneas e zero de taxa a colocam como possível sucessora do bitcoin. A meu ver, parece a moeda mais promissora.
Edilson Leal
Discordo, mas é uma opinião sua e eu respeito, deve ter seu motivo. Mas acho que se tivesse um pouco mais de experiencia nesse ramo saberia realmente o que é shitcoin. Quer uma dica, vai na Coinmaketcap lista todas as moedas, a primeira que vc ver com mais de 1000% de valorização em 24 horas, compre. Aprenderá o significado disso.
guil5566
Por ser uma moeda com uma tecnologia diferente, são necessárias adaptações nas exchanges para que elas deem conta. Caso você se limite a operações p2p, nem fica sabendo dos problemas com nodes, cujas soluções estão em fase de testes e provavelmente serão implantadas até 4ª feira.
Nyappy
Shitcoin. Quando aumentou a demanda sofreu problemas de lentidão.
OMeliante

RaiBlock tem as vantagens que faltam no Bitcoin. Essa tem muito potencial!

Giancarlo
RaiBlock tem as vantagens que faltam no Bitcoin. Essa tem muito potencial!
Samuel Cesar
Famosa shitcoin.