Início » Negócios » Por que o bitcoin e outras grandes criptomoedas estão caindo hoje

Por que o bitcoin e outras grandes criptomoedas estão caindo hoje

Felipe Ventura Por

Não é novidade que o preço do bitcoin e outras criptomoedas costuma flutuar bastante, disparando em um dia e despencando no outro. Desta vez, o mercado perdeu US$ 240 bilhões dentro de apenas uma semana. O que está acontecendo?

O bitcoin está girando atualmente em torno de US$ 12.200, queda de 14% nas últimas vinte e quatro horas. O ether caiu 14%, o ripple despencou 21%, e o bitcoin cash sofreu queda de 17%.

Foto por Antana/Flickr

O valor total das criptomoedas está em US$ 590 bilhões, segundo o CoinMarketCap; há uma semana, isso estava em US$ 830 bilhões.

Charles Hayter, CEO da CryptoCompare, acredita que essa correção é motivada pela regulamentação das criptomoedas na Ásia. Ele diz ao Mashable que o mercado está "realizando lucros devido aos cenários de risco aumentado no futuro".

"A Coréia — e a Ásia em geral — vêm oferecendo um forte apoio para os mercados de criptomoedas, com usuários, demanda e preços normalmente maiores que no restante do mundo", diz Hayter, mas agora "a incerteza está assustando os mercados".

Nesta segunda-feira (15), a Bloomberg noticiou que a China vai impedir a população de acessar casas de câmbio estrangeiras para criptomoedas. O país já proibiu casas de câmbio locais, assim como os ICOs (oferta inicial de moedas), e está tomando medidas para combater mineradores de criptomoeda.

Na semana passada, o ministro da Justiça da Coréia do Sul, Park Sang-ki, disse que o país vai proibir transações com criptomoedas em casas de câmbio. Essa legislação pode demorar meses, ou até anos, para ser aprovada, mas deixou os investidores assustados.

No domingo (14), a Coreia do Sul anunciou que vai multar contas anônimas de criptomoedas. Os usuários terão que vincular suas contas a um nome real ainda este mês.

Também no domingo, a Fortune informou que o Metropolitan Bank interrompeu todas as transferências internacionais de criptomoeda. Um de seus clientes está relacionado a um incidente de fraude. Este banco dos EUA fornece serviços para grandes clientes, incluindo a casa de câmbio Coinbase.

A queda de hoje também tem um elemento sazonal. O mercado de criptomoedas costuma sofrer perdas expressivas no mês de janeiro — isso aconteceu em 2017, 2016 e 2015.

Com informações: Mashable, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alice Cunnha
E desde de quando uma tecnologia tão importante é pirâmide ! kkkkkk Já é o futuro dos pagamentos, ou aceitam ou vão ficar para trás !
Tiago Celestino
Só escuto o povo falando que agora é a hora de comprar que vai subir de novo em breve.
Daniel Alves
Pode falar bolha, agora piramide sem multinivel eu nunca vi
TheDigosin .
Sabe definir "pirâmide" objetivamente? Com Bitcoin não é necessário que novas pessoas comecem a minerar ou participem da rede para que ela continue funcionando, a rede independe do número de utilizadores. Ele também não promete lucros. "Bolha" pode até ser, pirâmide acho difícil.
Leonardo
ué, se tem essa certeza, aposta contra então, a menos que não queira dinheiro
Leonardo
exato, uma vez estabelecido um preço, no huehuebr ele JAMAIS volta se a demanda cai ou se recebe alguma isenção de imposto.
O Corno Profeta
Não é piramide? Conte-me mais.
TheDigosin .
Pirâmide? Sabido você, hein.
O Corno Profeta
Mas de qualquer forma vou ali no Paraguai e compro umas muambas até 200 doletas. Trago pra cá e vendo por 400 :V
O Corno Profeta
Legenda da foto: um tubarão do bitcoin pegando uma sardinha comentarista do TB. https://uploads.disquscdn.com/images/411cb201b0fd47f296c6e21e460fba3e96d7b58f66f10c494e769969cc27c4e4.jpg
O Corno Profeta
Inteligente era o John McAfee, que:
- Investiu em uma empresa de segurança digital, depois vendeu.
- Investiu em um país corrupto, depois fugiu.
- Agora investe em bitcoins :v
O Corno Profeta
joaoserpa
Fora do Brasil isto pode até acontecer, mas aqui acho muito difícil os preços baixarem.. Vão manter os preços lá em cima e culpar a alta tributação brasileira
DgoB.
Obrigado tecnoblog por tá sempre trazendo as noticias sobre criptomoedas, eu gosto e acompanho por mim vocês continuam sem deixar os outros temas claro.
André L. Lyra
Nasceu como moeda e vai morrer como ouro de tolo. No meio do caminho dessa pirâmide alguns vão lucrar.
Daltro Campanher de Souza
Uma japinha kawaii soça incomodada? ;-;
Que pena...
João
Tomara q caia até o inferno, quero o preço das minhas GPUs e RAMs do jeito q eram.
Joaomanoel
Tomara q caia até o inferno, quero o preço das minhas GPUs e RAMs do jeito q eram.
Renan Alves
pessoal agora é a hora de comprar, compram..
Cobalto
Eu não li, só vim fazer minha reclamação.
O pequeno comentário que veio antes eu só precisei ler o título, que é inclusive o que me fez vir aqui fazer a reclamação.
Cobalto
Aqui cara:
http://gizmodo.com.br

Se você tinha perdido o endereço e acabou ficando preso aqui, agora pode voltar pra casa.

De nada.
Paulo
Cobalto, você lê a manchete e clica sem vontade? Entra na página e é forçado a ler o que não quer? Lê tudo e vai aos comentários participar sobre o que não quer ver? Você é masoquista? Procure um psiquiatra.
Fabiano Bernardo
O BTC parece travado abaixo de US $ 13.000 e há uma previsão de baixa para US $ 8.350 (suporte na linha de tendência de alta).
Uma pequena recuperação não pode ser descartada se o bitcoin se segurar nos US $ 11.004 (retracement Fibonacci de 61,8% do rali de baixa de novembro até a alta de dezembro) nas próximas horas.
Uma valorização significativa acima de US $ 14.000 (máximos diários) são improváveis, segundo as MAs descendentes de 10 dias e 5 dias.

By Diego Marques.
Silmar Andrade Silva
Eu nao tenho grana pra especular. Entao durmo calmo.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Regulamentação dos governos você quer dizer né?Essa é a beleza da coisa, não vai acabar na base da canetada. :D
Mago Erudito®
Regulamentação dos governos você quer dizer né?

Essa é a beleza da coisa, não vai acabar na base da canetada. :D
Jonathas
Não fala bosta Sr. Elemento químico.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Falar é fácil, quero ver colocar dinheiro.Se tu acredita mesmo nisso entra short e ganha muito dinheiro.
Mago Erudito®
Falar é fácil, quero ver colocar dinheiro.

Se tu acredita mesmo nisso entra short e ganha muito dinheiro.
Henrique Dias
Se não se submeter a regulação do mercado financeiro, acaba sim, além disto tem que voltar a ser moeda, pois hoje se tornou um ativo de especulação.
Rubens Mariano
boa
Rubens Mariano
a bolha explodiu
Rubens Mariano
sonhar é bom , vai chegar em 20 mil reais até sexta
Aleksandr Kopelevitch
Mesma coisa dos anos anteriores. Veja os gráficos de exemplo, ou resgate o gráfico do ano passado do BTC.

Esse ano terá mais resistência pq todas as cryptos viraram mainstream e alvo dos reguladores. As notícias da China e Coréia estão aí pra agravar a retomada. Mas ela virá. E qualquer um que disse quando exatamente, estará mentido feio.
Glauber Silva
inclusive comprando mais bitcoin
MARCOS ALMEIDA FERREIRA
E quando eles voltam a subir novamente?
Marcogro®
O Oo° ° o ° O
° o BOLHA! o°
O Oo° ° o ° ®
???????Feripe Hatsune?
Obrigado por esclarecer :)
ToxicBR
Depois vão sair pregando que era bolha, pirâmide e etc. Sendo que os valores começaram a ruir no momento em que os Estados (China e CdS) começaram a intervir.
Baidu feat MC Brinquedo
Falou o elemento químico precioso e raro...
Vsoco
Puxa, Cobalto... Eu normalmente curto suas postagens! Não sei se é apenas questão de gosto, mas eu gosto de ler as notícias sobre as criptomoedas – são um bom alimento para o pensamento, no meu caso. Acho que faz parte do interesse +/- pessoal do editorial também, então faz sentido ser um foco. Não senti isso como um golpe na qualidade do blog...

Anyway, na minha opinião sua contagem de comentários interessantes é bem alto, então segue o jogo!
Cobalto
Pior que é :(

Qualidade custa caro.
Ricardo - Vaz Lobo
Sardinhas em pânico e tubarões gargalhando.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Não tem como acabar. :)
Mago Erudito®
Não tem como acabar. :)
Dayman Novaes
Com o mundo todo pesquisando sobre b1tc01n, qualquer notícia que inclua essa palavra no título ou no corpo da noticia, vai dar muitos pontos pro Tecnoblog no page ranking do Google
Trovalds
Você conhece a TelexFree? Com um investimento pequeno você já começa a ganhar! Valorização garantida! E ainda por cima você convida seus amigos e ganha ainda mais!
Trovalds
O Estado não tem como regular as criptomoedas em si porque por padrão elas são criadas para serem independentes. O que se tem feito é proibir negociações públicas como casas de câmbio e negócios envolvendo criptomoeda, como o nosso caso em que os fundos de investimento não podem colocar criptomoedas nas suas carteiras. E como tudo é virtual, se um país não é simpático, basta migrar pra outro que seja, sem problema nenhum.

E o temor é que se as criptomoedas se firmarem como substitutas das moedas reais, muitas economias podem ir à ruína porque o valor delas (moedas reais) é baseado em confiança na economia do país. A criptomoeda é uma recompensa pela checagem das transações no blockcain, que é baseado em solução de problemas matemáticos complexos.
Julian Leno
Deve dar muito view, então a sua vontade torna-se irrelevante.
Trovalds
Mercado vai se readequar a isso também.
Cobalto
Cara, você nem devia ter saído do gizmodo, então fica quietinho aí.
Lucas Carvalho
Essa imagem do título lembra aquela imagem do Infinte Jukebox https://uploads.disquscdn.com/images/a3cb482f188c031ccafbefdf1bebdc1871e6a64ce21f47a7c19c7f101ed8278b.png
reelmen
na verdade a queda é em relação a proibição da china em negociar qualquer criptomoeda, antes china havia fechado exchanges mas ainda ocorriam operações, agora o banco central da china diz que a negociação de criptomoedas deve acabar.
Aleksandr Kopelevitch
Isso mesmo campeão. Vc com certeza deve estar certo. ? ?
Fabrício Camargo
Se precaveu e comprou mais algumas altcoins.
Fabrício Camargo
#HODL
Aleksandr Kopelevitch
O principal fator é o ano novo asiático. Todo ano ocorre esta queda, no mesmo período: https://i.imgur.com/xKFssKT.jpg

A questão é que eles acabam sacando MUITO dinheiro e consumindo MUITO (viagens, presentes caros, carros novos, reformas da casa, etc).

"Nossa, se todos sabiam disso, pq ngn falou?!?!? Falar é fácil, agora que já aconteceu" – pois bem, o gráfico não mente. E quem estava ligado nisso já se precaveu. E houveram avisos SIM, ocorre que eles foram pingos d'agua num oceano de hype ?
Baidu feat MC Brinquedo
ALT + F4
 david
O dólar caiu ontem!!!
? david
O dólar caiu ontem!!!
Cobalto
Porque é assim que funciona, é a vida, por favor, parem de noticia de bitcoin por qualquer coisa, tá chato.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Na verdade o que está acontecendo é uma simples realização de lucros.Subiu muito nos últimos 30-45 dias e o pessoal tá colocando a grana no bolso.Quanto a Coreia do Sul proibir essa notícia já foi desmentida há muito tempo.Até sexta já recuperou essa queda.
Mago Erudito®
Na verdade o que está acontecendo é uma simples realização de lucros.

Subiu muito nos últimos 30-45 dias e o pessoal tá colocando a grana no bolso.

Quanto a Coreia do Sul proibir essa notícia já foi desmentida há muito tempo.

Até sexta já recuperou essa queda.
???????Feripe Hatsune?
Quando o Estado começar a regular cada vez mais, a tendência será cair cada vez mais. É correto afirmar isso?
Anderson Silva
em 3... 2... 1...